Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Por: Anderson Barbosa de Freitas • 15/2/2019 • Projeto de pesquisa • 2.214 Palavras (9 Páginas) • 172 Visualizações
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Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Disciplina de Lógica Aplicada à Computação
Uso de Jogos para Estimular o Raciocínio Lógico
Equipe: Anderson Barbosa de Freitas
Ismar Rodrigues da Silva
Rogério Francisco Coutinho Pereira Junior
Cleyson Henrique Oliveira Bezerra
Jobson da Silva Batista
Semestre Letivo 2018.2
Rio Tinto - PB
1. Nome do Jogo
Cubo de Rubick ou “Cubo Mágico”.
2. Objetivos
- Aumentar a concentração;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Aumento na autoestima;
- Melhorar o raciocínio lógico.
3. Público-alvo
O principal público alvo são crianças de 10 anos ou mais, podendo ser praticado por até deficientes físicos ou visuais.
4. Requisitos Mínimos
- Ter em mãos um cubo mágico;
- Paciência;
- Manter o máximo de foco possível;
- Ter 10 anos ou mais.
5. Surgimento
A criação do cubo do Rubik…Ernõ Rubik, professor de Budapeste na Hungria, queria ajudar seus alunos a entender problemas tridimensionais. Sua solução? O Cubo de Rubik!
Seu cubo sólido fazia coisas que o mundo não tinha visto antes. Ele torceu e virou ainda não quebrou. Adicionando 54 adesivos coloridos para os seis lados deu este incrível quebra-cabeça seu olhar icônico. Quando Ernõ Rubik construiu seu primeiro Cube, levou mais de um mês para resolvê-lo.
Reconhecimento mundial ...O "Cubo Mágico" tornou-se cada vez mais popular na Hungria durante o final dos anos 70. Ernõ Rubik percebeu o potencial de sua invenção. Mas - na Hungria comunista na década de 1970, as importações e exportações foram rigorosamente controladas. A resposta? Feiras de brinquedos!
Seu impacto global começou em 1980 em feiras de brinquedos e conferências em Londres, Nova York, Paris e Nuremberg. Os matemáticos entusiastas deram ao "Cubo Mágico" seu primeiro estágio global. O especialista em brinquedos Tom Kremer esteve na Feira de Brinquedos de Nuremberg em 1979. Ele viu o poder e o potencial do Cubo e queria vendê-lo para o resto do mundo.
Tom Kremer
A paixão e a crença de Tom Kremer no Cubo convenceram a Ideal Toy Company a distribuir o “Cubo Mágico”.
Eles queriam uma mudança importante ... um novo nome! O lançamento global do Cubo de Rubik foi em 1980. Os Cubos mais novos tinham metade do peso dos modelos anteriores. Resolver ficou muito mais rápido!
Entre 1980 e 1982, cerca de 100 milhões de cubos foram vendidos em todo o mundo. A dominação global havia começado!
6. Regras do Jogo
PEÇAS DO CUBO MÁGICO
Centros: O cubo possui 6 centros, que são peças fixas e indicam a cor que será determinada face. Por exemplo, o centro amarelo indica que a face será toda amarela.
Meios: O cubo possui 12 meios, que são as peças que têm 2 cores. Vale lembrar que não é possível posicionar um meio no lugar de um centro ou de uma quina. Isso é fisicamente impossível.
Quinas: O cubo possui 8 quinas, que são as peças que têm 3 cores e ficam nas pontas do cubo. Da mesma forma, não é possível posicionar uma quina no lugar de um centro ou de um meio.
Centros | Meios | Quinas |
MOVIMENTOS BÁSICOS
Para solucionar o cubo, nós utilizaremos uma série de algoritmos, que são sequências de instruções a serem executadas, conhecidas popularmente no “mundo do Cubo Mágico” como fórmulas.
Cada uma das 6 faces do cubo é representada por uma letra que significa um movimento, em inglês, no sentido horário (exemplo: R), se a letra for seguida de um apóstrofo, significa que o movimento é no sentido anti-horário (exemplo: U’), e se for seguida do número 2, significa que o movimento é duplo e em qualquer sentido (exemplo: L2).
Confira a lista completa das notações que serão utilizadas neste método
Movimento R | Movimento R' | Movimento R2 |
Movimento L | Movimento L' | Movimento L2 |
Movimento U | Movimento U' | Movimento U2 |
Movimento D | Movimento D' | Movimento D2 |
Movimento F | Movimento F' | Movimento F2 |
Movimento B | Movimento B' | Movimento B2 |
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