DESENVOLVIMENTO DO ESCOPO DE UM PROJETO DE UM PRODUTO DE SOFTWARE
Por: Rafael Rodrigues • 15/5/2019 • Trabalho acadêmico • 6.844 Palavras (28 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
DESENVOLVIMENTO DO ESCOPO DE UM PROJETO
DE UM PRODUTO DE SOFTWARE
ONG JOVENS AMBIENTALISTAS
Ciência Da Computação
2015 / 7º Semestre
Objetivo do Trabalho
Este documento tem por objetivo pesquisar por meio de fontes formais de informação a respeito do conceito de requisitos de software e engenharia de requisitos, assim como a importância desta atividade e sua relação com a qualidade do produto final, tendo como tema a solução de um sistema a partir da elaboração de uma especificação de software para uma instituição fictícia, na qual será dada a elaboração de requisitos que serão abordados na especificação de software, descrevendo os objetivos e restrições estabelecidas pelo sistema a fim de extrair suas funcionalidades.
Neste trabalho é abordado também a documentação do software proposto através da especificação de requisitos funcionais, fazendo uma declaração das funções do sistema, como o sistema deve reagir a entradas e como deve se comportar utilizando inclusive diagramas UML para modelagem do sistema, como casos de uso e diagramas de classe. Também é incluso como parte dos requisitos, os requisitos não funcionais declarando a qualidade e as restrições sobre os serviços e as funções oferecidas pelo sistema.
Por fim, é apresentado os métodos de comunicação utilizados com a referida ONG e as informações adquiridas através de entrevistas, reuniões, questionários, brainstorms etc... Contudo, ao final do trabalho é relatado as dificuldades encontradas no levantamento de requisito assim como o efeito do trabalho na formação do grupo e discussão a respeito da interdisciplinaridade envolvida.
Sumário
1 Introdução 3
2 CONCEITOS GERAIS 5
2.1 Requisito de software 5
2.1.1 Requisitos no Ciclo de Vida do Projeto 7
2.2 Engenharia de Requisitos 8
2.3 Modelagem gráfica 10
2.4 Prototipaçãode Software 11
2.4.1 Prototipação evolucionária 12
2.4.2 Prototipação descartável 12
2.4.3 Conclusão 13
3 documento de requisitos 14
3.1 Decrição da organização 14
3.2 Breve descrição dos objetivos gerais sistema 14
3.3 Descrição do problema 15
3.4 Requisitos funcionais 16
3.4.1 Requisitos de Financeiro e Gerencial 16
3.4.2 Requisitos de Produtos e Serviços 17
3.4.3 Requisitos não funcionais 18
3.5 Modelagem 20
3.5.1 Diagrama de Casos de Uso 20
3.5.2 Diagrama de Classes 21
3.6 Protótipos 22
3.6.1 Tela Inicial 22
3.6.2 Cadastro de cliente 23
3.6.3 Lista de Clientes 23
3.6.4 Cadastro de produto 24
3.6.5 Lista de produtos 24
3.7 Métodos de comunicação 25
3.8 Dificuldades encontradas no levantamento de requisitos 25
3.9 Efeito do trabalho em nossa formação 25
4 conclusão 26
5 BIBLIOGRAFIA 27
6 GLOSSÁRIO 28
7 Fichas de Atividades Praticas Supervisionadas 29
Introdução
Engenharia é a ciência que aplica vários conhecimentos, matemáticos, técnicos e científicos para a criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção de máquinas, construções, processos, sistemas e outros. Ou seja, engenharia são conceitos utilizados em várias áreas, para criar, analisar, desenvolver, dar manutenção, á vários projetos, e infinitas coisas, seguindo padrões e normas para que tudo saia da melhor maneira.
Software é uma sequência de instruções executadas por um computador para realizar diversas tarefas. Ele é a parte lógica do computador e leva instruções para o hardware. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema.
O software está presente em todas as áreas, seja controlando, entretendo, vigiando, comunicando. Ele precisa funcionar, dar respostas precisas, ser rápido e barato. Uma forma de conseguir atingir estes objetivos é implementar processos, métodos e ferramentas para que o desenvolvimento seja mais previsível. Neste contexto, a disciplina de Engenharia de Software desempenha um papel fundamental para desenvolver software com qualidade e produtividade.
...