AS DIFERENÇAS ENTRE ESCOPO DO PRODUTO E ESCOPO DO PROJETO
Por: Abezerra2020 • 14/8/2020 • Seminário • 826 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
Desenvolvimento da atividade – Escopo do Produto e Escopo do Projeto
Em várias culturas de processos e projetos implementadas pelo mundo é comum deparar-se com o conceito de Planejamento como o fator mais importante e o mais complexo para ser tratado, no Brasil, entretanto, esse conceito de cultura de planejamento ainda é pouco difundido. Quando nos deparamos com o desenvolvimento de uma ideia nova a cobrança organizacional geralmente cai sobre a execução do trabalho, perguntas como, para que tanto planejamento? ou vai demorar muito para começar a execução? são as mais frequentes e a consequência desse comportamento é uma entrega com pouca ou nenhuma qualidade que não atende o solicitado e quando atende geralmente acaba custando mais que o orçamento inicial. No que diz respeito a desenvolvimento de Projetos esse planejamento está entrelaçado com o desenho do Escopo do Projeto, não é atoa que atualmente uma das principais causas de insucesso em projetos está no mal gerenciamento do escopo.
Escopo é o todo o trabalho planejado que um projeto precisa para ser concluído. A partir do momento que você define escopo você define o trabalho a ser feito, quando se entende qual trabalho será construído define-se os requisitos que ele deverá ter, as aquisições que precisaram ser feitas, os recursos que serão utilizados, o tempo em que as etapas e as entregas desse projeto deverão acontecer e o custo que todo esse trabalho irá gerar. Dentro dessa vertente de Gerenciamento do Escopo de projeto há uma segregação do que se caracteriza como Escopo do Produto e o Escopo do Projeto.
O Escopo do Produto refere-se a entrega que será feita, produto ou serviço, suas características, atributos, funcionalidades e etc.Trata-se dos deliverys do projeto , o que o cliente quer receber ao final do projeto. Deve ser construído em conjunto com o cliente para que sejam listadas
O Escopo do Projeto é descrito como o trabalho que será feito para poder chegar-se na entrega do projeto. São as atividades e fases do projeto que garantirão a entrega ou serviço para o cliente nos moldes acertados na construção do escopo do produto.
De forma ilustrada tomemos como exemplo um projeto de criação de um aplicativo para smartphones que através de fotos possa ajudar na escolha do melhor modelo de óculos para o rosto dos clientes. O Escopo do Produto nesse caso seria as características que esse aplicativo precisa ter:
- Deverá ser criado para as duas plataformas operacionais mais utilizadas, Android e IOS;
- Deverá ter um visual moderno para atingir o público alvo;
- Deverá garantir que os clientes possam ver várias fotos com óculos diferentes de forma comparativa para então fazer a melhor escolha.
Após definido com o time de projeto as exatas características que a entrega deve ter o próximo passo é criar o Escopo do Projeto que me dirá o que time precisará fazer para realizar essa entrega:
- Criar a linguagem do aplicativo;
- Definir período para realização de testes com o público alvo;
- Alugar servidores para o suporte ao aplicativo;
Desenvolvimento da atividade – Abordagem Preditiva e Adaptativa
Abordagem
...