Desenvolvimento de Um Sistema do tipo Chatbot Para o Curso de Sistemas de Informação
Por: Rodrigo Assis • 31/7/2021 • Dissertação • 432 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Introdução
Em um mundo onde os meios de comunicação digital têm crescido rapidamente, ferramentas de automação têm se tornado um diferencial no mercado ao tornar os canais de comunicação mais eficientes. A interação entre o ser humano e o computador pode ocorrer de diversas formas, entre elas, a comunicação por linguagem natural (LN). A primeira aplicação computacional desenvolvida com o objetivo de simular uma conversação foi o software ELIZA, criado por Joseph Weizenbaum entre 1964 e 1966 (WEIZENBAUM et al., 1966). Desde então, os softwares de conversação tem avançado muito, diariamente é possível entrar em contato com assistentes do tipo Chatbot em computadores ou celulares, como é o caso da Siri da Apple, Google Assistente, Alexa da Amazon, Cortana da Microsoft, Zenbot, Robô Ed, Cedrico, entre outros.
O termo Chatbot (ou Chatterbot) vem do inglês, onde chatter significa "conversa fiada" e bot é uma abreviatura de robot, robô em português, consistindo em uma aplicação que proporciona um diálogo entre uma máquina e um ser humano. Esse tipo de aplicação têm sido largamente utilizada em canais de comunicação. Segundo Rahane et al. (2018), chatbots podem ser úteis em fornecer serviços a clientes, apresentar recomendações de produtos, atrair consumidores para diferentes campanhas de marketing, além de muitas outras áreas de negócios.
Para que um diálogo entre homem e máquina seja possível é necessário que a aplicação interprete os dados de entrada e realize um processamento a fim de identificar a melhor resposta para o usuário. Essa tecnologia pode ser utilizada em qualquer tipo de âmbito institucional em que haja necessidade de fornecimento e/ou recebimento de informação, a qual possa ser automatizada com objetivos específicos.
O termo Inteligência Artificial foi cunhado na década de 50 por um cientista da computação chamado John McCarthy como "a ciência e engenharia de máquinas inteligentes, especialmente programas de computadores" (NEUHAUSER; KREPS, 2011), tecnologia a qual vêm sendo aplicada atualmente em diversas áreas. A IA pode ser entendida como um sistema não natural que procura mimetizar funções cognitivas humanas, como por exemplo, o aprendizado. Diversas tentativas de utilização de IA no mercado até a década de 90 tiveram resultados limitados, porém, com a disseminação da internet, os sistemas de IA começaram a se tornar cada vez mais presentes. Os principais sistemas que se beneficiaram com a IA foram os mecanismos de busca e os sistemas de recomendação. Hoje em dia pode-se observar aplicações utilizando IA em praticamente todas as áreas de negócios e industriais, seja nos diversos tipos de atendimento ao cliente, sistemas de recomendações em qualquer tipo de aplicação mobile ou smartTV, assistentes virtuais,
...