Documentação e Intalação - Kalango Linux
Por: Romylson Mendonça • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 460 Visualizações
[pic 1]
Kalango é uma distribuição de Linux brasileira baseada no Kubuntu, desenvolvida por colaboradores. Com foco na facilidade de uso o Kalango tem a interface simples, de modo que qualquer usuário inexperiente possa realizar tarefas corriqueiras do dia a dia. O ambiente padrão é o KDE, mas acompanha também os ambientes gráficos Gnome, IceWM e WindowMaker. Lançado em 1 de fevereiro de 2004, teve sua ultima versão lançada no dia 7 de novembro de 2006, parando na versão 3.3.
Sua instalação é relativamente simples e intuitiva. Com poucas opções de configuração essa instalação pode ser feita por qualquer usuário que tenha o mínimo de experiência no uso do Linux.
Na primeira tela do kalango temos as seguintes opções, ACPI Ligado–DMA Ligado e ACPI Desligado–DMA Desligado, ambas as opções com suporte ao idioma inglês e português. Além dessas, podemos pressionar a tecla F1 para ajuda ou F2 para outras opções. Quando escolhemos a opção de "Ajuda" ele nos da uma breve descrição sobre oque é APM, ACPI e IDE. Na opção "Outras Opções" ele abre uma pequena linha de comando.
Para saber qual opção escolher precisamos saber primeiro oque é ACPI e DMA. ACPI é o modo de economia de energia utilizado pelos PCs atuais. Micros mais antigos suportam o DMA, que é o modo anterior. Isso permite um gerenciamento muito mais avançado, permitindo recursos como diminuir a frequência de operação do processador, desligar dispositivos, etc.
Aqui nos vamos escolher a primeira opção, ACPI Ligado–DMA Ligado-Português.
[pic 2]Primeira tela de instalação
Logo após, o sistema começará a ser carregado, o processo de carregamento é rápido, mas, caso queira acompanhar o andamento do processo pode-se pressionar a tecla ESC para ver o carregamento em modo verboso.
[pic 3]Tela do carregamento do sistema.
[pic 4]Tela de carregamento do sistema em modo verboso.
Após o sistema ser carregado o kalango nos leva direto para sua tela inicial, e de cara podemos perceber que seu Desktop é bastante semelhante ao do Windows Xp. Com o sistema rodando em Live CD já podemos "brincar" com suas configurações e ver do que o sistema e capaz. Mas manteremos o foco na sua instalação. No Desktop iremos clicar na opção "Instalar Calango No HD".
[pic 5]Desktop do Kalango
Ao abrir o assistente de instalação, podemos ver um ambiente de configuração dividido por abas, sendo a primeira uma aba de boas vindas onde recebemos a sugestão de onde conseguir ajuda para prosseguir com o resto da instalação caso tenhamos duvidas, as demais abas são, Particionamento, Gerenciador De Boot, Usuário, Rede e Instalação.
A aba partições, serve para gerenciar o disco rígido do computador, criando, excluindo e formatando partições por exemplo, essa opção é bastante interessante para quem tem outro sistema operacional instalado no computador, ou para quem quer gerenciar manualmente a partições que o sistema será instalado e o tamanho da partição de swap. Na aba Gerenciador De Boot podemos escolher entre o GRUB e o MBR para gerenciar a inicialização do pc (Caso tenha mais de um sistema operacional instalado na maquina). Na aba Usuário iremos inserir algumas informações do usuário, como nome, senha de root e senha do sistema. Na aba Rede podemos modificar apenas o Hostname, não tendo outras opções. E finalmente na aba instalação podemos escolher entre Iniciar a instalação com as configurações que informamos, salvar a configuração para instalar mais tarde e instalar o sistema com a configuração padrão. Caso você não saiba como funciona as configurações, recomendo que indique apenas onde é o diretório raiz, preencha a aba usuário e selecione a opção de iniciar instalação na aba de instalação.
...