ECM -Documental digital
Por: araujoguima • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.027 Palavras (13 Páginas) • 223 Visualizações
IETEC - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Pós Graduação
Gestão e Tecnologia da Informação/Turma 23
19 de março de 2014
ANÁLISE DE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE ECM:
ESTUDO DE CASO UTILIZANDO TOTVS-ECM
Kelly De Araújo Guimarães
Analista de Negócios
kelly_araujoguimaraes@yahoo.com.br
RESUMO
Neste trabalho é proposto o estudo e analise de gerenciamento de processos com o propósito de padronizar processos corporativos para ganhos de produtividade e eficiência. Com este estudo pretende-se abordar não só o conceito de BPM (Business Process Management), bem como as suas vantagens e uma breve aplicação no contexto empresarial utilizando um sub processo de uma empresa, ativa hoje, como exemplo.
Palavras-chave: BPM, Business Process Management, corporativo, ECM, workflow.
2014
Autorização de Divulgação de Trabalho Técnico
AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
AUTORIZAMOS[pic 1]
A PUBLICAÇÃO DO MEU TRABALHO NA INTERNET,
JORNAIS E REVISTAS TÉCNICAS EDITADAS PELO IETEC.
NÃO AUTORIZAMOS A PUBLICAÇÃO OU DIVULGAÇÃO DO MEU TRABALHO.[pic 2]
BELO HORIZONTE, _ _/ _ _/_ _
CURSO: | |||
SEMESTRE/ANO: | TURMA: | ||
TÍTULO DO TRABALHO: |
[pic 3]
NOME DOS PARTICIPANTES (LEGÍVEL) ASSINATURA
|
- INTRODUÇÃO
O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processo de Negocio ou até mesmo Gestão de Processos de Negocio é um conceito que une negocio e TI com foco na otimização dos resultados das empresas através da melhoria dos processos de negócio. As soluções de BPM servem para medir, analisar e aperfeiçoar processos nas organizações, com intuito de melhorar a gestão dos processos. Isso possibilita a padronização dos processos corporativos e ganho de produtividade e eficiência.
De acordo com McDaniel, T.(2001), as empresas com a implementação de uma solução BPM podem conseguir melhorias significativas e rentabilidade de investimento reutilizando atuais procedimentos ou fluxos de informação disponíveis.
Para a otimização de processos numa organização não apenas métodos, técnicas e ferramentas de análises são utilizados, mas, o controle e processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informações são necessárias para a modelagem dos mesmos e chegar num aperfeiçoamento da gestão de negocio e dos processos financeiros de uma empresa.
Este artigo tem como objetivo geral apresentar conceitos básicos sobre BPM e ECM e no final apresentar um breve estudo de caso. Os problemas para estudos serão os seguintes: chegando a conclusão que uma gestão de negócios é imprescindível para uma excelência no desempenho e ganho das empresas nos dias atuais é preciso entender:
Quais os principais pontos entre as visões da gestão empresarial e da TI sobre o gerenciamento de processos de negócio? E as principais barreiras para a implantação da cultura do BPM nas empresas?
Quais as principais fases do gerenciamento de processos de negócios segundo a gestão e a TI? A partir desses questionamentos uma breve abordagem será feita a seguir.
Diante do cenário descrito acima, demonstra-se útil apresentar uma forma possível de implementação da ferramenta ECM na automatização de processos e satisfazer as necessidades da gestão, controle e automatização de processos de uma empresa, sendo ela de pequena a grande porte.
- BPM
- CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
Antes de definir BPM é necessário compreender o que são processos de negócio. O gerenciamento de processos de negócio compreende a definição, o aperfeiçoamento e a administração dos processos de negócio de uma organização, desde o seu início até o seu final, envolvendo todos os departamentos e fases, até mesmo parceiros e terceiros, com apoio colaborativo e deliberado da tecnologia, a fim de alcançar três pontos de importância crucial para uma empresa dirigida ao cliente e baseada no desempenho:
- Clareza na direção estratégica;
- Alinhamento dos recursos da organização;
- E a crescente disciplina nas operações diárias (SPANYI, 2003).
A Gestão de Processos de Negócios, em inglês Business Process Management (BPM), que veio para solucionar diversos problemas no meio corporativo, abrangendo a intersecção entre gestão e tecnologia. Esse modelo constitui métodos, técnicas e ferramentas para o auxílio ao projeto, controle e análise de processos de negócios, envolvendo recursos humanos, organizações, aplicações, documentos e outras fontes de informação (AALST; HOFSTEDE; WESK, 2003).
BPM se difere de reengenharia de processos, pois não visa mudanças revolucionárias nos processos de negócios, mas sua evolução contínua. Recentemente, BPM ganhou maior atenção no mundo corporativo e pode ser considerado o sucessor da Reengenharia de Processos, pois dirige seu foco na eficiência de processos através da tecnologia de informação e negligenciando os aspectos pessoais de mudanças (AALST; HOFSTEDE; WESKE, 2003).
...