Engenharia de Requisitos
Por: Rodrigo Vidal • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 1.114 Visualizações
Lista 1
1. Quais são as fases do modelo em cascata? Quais os principais problemas que podem ocorrer com este modelo?
Definição de requisitos, projeto de sistemas e de software, implementação e teste de unidade, integração, testes de sistemas e operação e manutenção. Pouca flexibilidade do desenvolvimento do software, pouco contato com os clientes assim caso haja problemas no entendimento dos requisitos pode acabar sendo feito algo que o cliente não precisa/deseja.
2. Qual a diferença entre o modelo cascata e o modelo evolucionário? Qual é a melhor situação para aplicar estes modelos (cascata e evolucionário)?
O modelo cascata visa criar todo o software para depois testa seus recursos e modelo evolucionário a cada etapa cria uma versão do software para testar seus recursos e mostra-los aos seus clientes. Modelo cascata em software longos e/ou que seus requisitos foram bem compreendidos e o evolucionário em software curtos e/ou que seus requisitos não foram bem esclarecidos.
3. Explique as características do modelo orientado a reuso. Quais as vantagens e desvantagens de aplicar este modelo?
O modelo orientado a reuso é montado de forma que o projeto posterior mente possa ser reutilizado em outros projetos assim ganhando tempo e evitando desperdício de tempo recriando códigos prontos porém pode não atender ao que o cliente necessita.
4. Busque na Internet o que é um processo de desenvolvimento ágil. Explique pelo menos dois modelos que o empregam.
Prince2 que foi originalmente desenvolvido pela CCTA, e foi desenvolvido inicialmente apenas para os projetos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ; E a DSDM que é uma metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental que enfatiza o envolvimento constante do usuário.
5. Qual a diferença entre clientes e usuários?
Clientes são aqueles que compram o projeto software e usuários são aqueles que usarão o software e nem sempre o cliente é usuário.
6. Por que os requisitos mudam tanto? Afinal, as pessoas não sabem o que querem?
Porque o requisito pode ser o que os clientes querem, o que precisa ser feito e o que pode ser feito, no decorrer do projeto essas três vertentes vão se misturando e modificando os requisitos.
7. É interessante ter requisitos implícitos? Por quê?
Ter não é interessante e sim descobri-los, pois você atenderá totalmente o gosto do cliente assim fazendo com que ele fique mais satisfeito com o software desenvolvido.
8. Você concorda ou discorda da seguinte afirmação: "Como entregamos múltiplos protótipos para o cliente, por que devemos nos preocupar com a qualidade dos protótipos iniciais – podemos corrigir problemas nas iterações posteriores." Explique sua resposta.
Pois o cliente não verá bem assim, não terá a confiança na empresa se ver que os seus exemplos não funcionam.
9. A você foi atribuída a responsabilidade de fazer o levantamento de requisitos de um cliente que lhe diz estar muito ocupado para encontrá-lo. O que você deve fazer?
Tentar conhecer o máximo possível de onde será empregado o software e conhecer as necessidades do local e caso possível dialogar com os funcionários da empresa sobre as rotinas da empresa.
...