Engenharia de requisitos
Por: Fabiana Avelar Batista • 26/9/2015 • Artigo • 510 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
A Engenharia de Requisitos Orientada a Aspectos
Ao desenvolver um projeto de sistemas de informação normalmente não modelamos os chamados crosscuting concerns, temos a tendência de modelar algumas características isoladas e realizar a separação e composição desses recursos. A orientação permite que os aspectos de modelagem nos projetos, de forma que a identificação das caracteristicas diferentes por partes do sistema. Inicialmente focada na implementação e agora com mais pesquisas sobre as fases iniciais do processo de desenvolvimento de software no contexto permite a gestão dos aspectos que muitas vezes se os requisitos aspectuais, ou seja, aspectos identificados na fase inicial do processo de desenvolvimento, que são fatores importantes e indispensáveis desde o início da concepção do sistema. Assim, este projeto de dissertação é parte de um problema que tem recebido atenção crescente no processo de desenvolvimento do sistema: os aspectos orientados pela aplicação das fases iniciais do processo de desenvolvimento, ou, como é conhecido nos aspectos lingüísticos: aspectos iniciais. Este artigo apresenta um estudo e análise de algumas abordagens existentes na fase de engenharia de requisitos, através da introdução de uma nova abordagem, chamada DAORE - Aspecto abordagem orientada para Engenharia de Requisitos Distribuída como uma solução para a aplicação do LEL - Léxico avançada e metodologia MDSODI idioma - metodologia de desenvolvimento de software distribuído de modo que a definição destes termos e requisitos em projetos descritos são desenvolvidos no projeto disen - Distribuído de Software Engenharia Ambiental e outros projetos a serem desenvolvidos com este método.
Objetivos e Diretrizes Principais
Abordagem DAORE – Distributed Aspect Oriented Approach for Requirements Engineering, tem como principal objetivo facilitar a identificação de aspectos candidatos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de sistemas. Paraisso, se utiliza de conceitos e ferramentas gráficas de algumas abordagens existentes ,além de propor um novo modelo de processo.
De um modo geral na construção dos requisitos devemos identificar os requisitos organizacionais (dizem respeito a metas da empresa, suas políticas estratégicas adotadas, os relacionamentos entre os seus atores junto com seus respectivos objetivos), requisitos funcionais (definem a funcionalidade do sistema) e requisitos não funcionais(dizem respeito a questões de qualidade e segurança, de maneira geral).
Construção de Requisitos Funcionais e Não Funcionais
O requisito funcional está ligado diretamente a um processo que o sistema precisa realizar quando acionado por um usuário para realizar uma determinada tarefa.
O requisito não funcional são utilizados principalmente na fase de design, é quando se toma a decisão sobre a interface com o usuário, o hardware e o software e a arquitetura básica do sistema. Muitos desses requisitos serão descobertos durante os diálogos com o usuário na fase de anlise e devem serem registrados quando descobertos.
A Engenharia de Requisitos (ER) envolve diversas atividades importantes do ciclo de vida do desenvolvimento de software, como a elicitação, análise e especificação de requisitos, além de resolução de conflitos e validação. O principal objetivo da ER é especificar claramente os requisitos dos stakeholders, permitindo que os engenheiros de software ganhem um melhor entendimento sobre as funcionalidades, restrições e propriedades do sistema a ser desenvolvido, assim como do ambiente em que este estará inserido.
...