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Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ – UNIDADE II

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Estrutura de Dados

Prof.:

2º Bimestre / 2014

Curso: Ciência da Computação

Semestre: 3º e 4º - Turma A – Ano: 2014

Taubaté

02 de Dezembro de 2014

ETAPA 4.

Aula-tema:  Grafos.

Passo 2 (Equipe).

Fazer a discussão da leitura do capítulo do livro texto e do material de aula, que será utilizado como base para a implementação de rotas de voos por meio da estrutura grafo, com destaque para:

  1. Representação de Grafos em C.

Os vértices de um grafo serão representados por números inteiros no intervalo 0..v-1. O conjunto de vértices será, portanto, 0 1 2 3...v-1.Vértices são representados por objetos do tipo Vertex.

#define Vertex int

Os arcos dos grafos serão representados por structs do tipo Edge. Um objeto do tipo Edge representa um arco com ponta inicial v e ponta final w.

typedef struct{

Vertex v;

Vertex w;

} Edge;

Se e é um arco então e.v é a ponta inicial e e.w é a ponta final do arco. A construção de arcos ficará a cargo de uma função EDGE. A função EDGE recebe dois vértices v e w e devolve um arco com ponta inicial v e ponta final w.

Edge EDGE (Vertex v, Vertex w){

Edge e;Teoria dos Grafos – 3

e.v = v;

e.w = w;

return e;

}

  1. Algoritmo de Menor Caminho.

O algoritmo de Dijkstra identifica, a partir de um vértice do grafo, qual é o custo mínimo entre esse vértice e todos os outros do grafo. No início, o conjunto S contém somente esse vértice, chamado origem. A cada passo, selecionamos no conjunto de vértices sobrando, o que é o mais perto da origem. Depois atualizamos, para cada vértice sobrando, a sua distância em relação à origem. Se passando pelo novo vértice acrescentado, a distância fica menor, é essa nova distância que será memorizada.

Suponhamos que o grafo é representado por uma matriz de adjacência onde não existe aresta entre dois vértices. Suponhamos também que os vértices do grafo são enumerados de 1 até n, isto é, o conjunto de vértices é N = {1, 2, ..., n}. Utilizaremos também um vetor D[2..n] que conterá a distância que separa todo vértice do vértice 1 (o vertíce do grafo que é o vertice 1 é escolhido arbitrariamente). Eis o algoritmo:

função Dijkstra(L = [1..n, 1..n]: grafo): vetor[2..n]

C := {2,3,...,n}   {Implicitamente S = N - C}
Para i := 2 até n:

D[i] :=   L[1,i] 

Repetir n-2 vezes:

v :=   Elemento de C que minimiza D[v] 
C :=   C - {v} 
Para cada elemento w de C:

D[w] :=   min(D[w],D[v]+ L[v,w]) 

Retornar D 

  1. Representação por meio de Matriz de Adjacência.

Seja G = (V, E) um grafo com n vértices, onde n  1. Supomos que os vértices são numerados 1, 2, ..., |V| de alguma maneira arbitrária. Então a representação de

matriz de adjacências de um grafo G consiste em uma matriz |V|  |V| A = (aij) tal que A(i,j) = 1 se a borda

(vi, vj)({vi, vj} para um grafo dirigido1) fica em E(G).

A matriz de adjacências para um grafo não-dirigido2

é simétrica, pois a borda (vi, vj) está em E(G), se a borda (vi, vj) também está em E(G). A matriz de adjacências de

um grafo dirigido não necessita ser simétrica. É de n2 bits o espaço necessário para representar um grafo, usando a matriz de adjacências.

A representação de matriz de adjacências pode ser usada no caso de grafos ponderados3. Por exemplo, se G = (V, E) é um grafo ponderado com função peso de aresta w, o peso w(u, v) da aresta (u, v)  E é simplesmente armazenado como a entrada na fila u e na coluna v da matriz de adjacências.

A simplicidade de uma matriz de adjacências pode torná-la preferível quando os grafos são razoavelmente pequenos. Em lugar de usar uma palavra de memória de

computador para cada entrada da matriz, a matriz de adjacências usa somente um bit por entrada.

  1. Caminhamento em Amplitude.

Em uma busca em largura a partir de um vértice v, esperamos que todos os vizinhos de v sejam visitados antes de continuar a busca mais profundamente. Contrariamente à busca em profundidade, o algoritmo de busca em largura não é recursivo.

O algoritmo de busca em largura é semelhante ao algoritmo de busca em profundidade. A principal diferença é que usamos um fila F ao invés de uma pilha:

procedimento Busca-Largura(v: vértice)

Inicializar F 
Marcar v como visitado 
Colocar v no final de F 
Enquanto F não vazio: 

u := primeiro elemento de F 
Retirar u de F 
Para cada vértice w adjacente a u: 

Se w não foi visitado: 

Marcar w como visitado 
Colocar w no final de F 

Neste caso é preciso um programa para lançar a busca:

procedimento Busca(G: Grafo)

Para cada vértice v de G: 

Marcar v como não visitado 

Para cada vértice v de G: 

Se v não foi visitado: 

{Busca-Largura ou Busca-Prof-iter}(v) 

  1. Caminhamento em Profundidade.

Seja um grafo G = (V,E) que contém n vértices. Seja tambem uma representação que indica, para cada vértice, se ele foi visitado ou não. Eis uma versão recursiva do algoritmo de busca em profundidade que visita todos os vértices:

...

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