Etapa 01
Por: ramos06 • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Remote Method Invocation (RMI) é o mecanismo disponibilizado na plataforma Java para possibilitar a invocação de métodos entre objetos distribuídos. Em RMI um objeto é considerado remoto quando seus métodos são invocados a partir de outra Java Virtual Machine (JVM), provavelmente executada em um dispositivo distinto, e interligados através de uma rede.
Assim como em aplicações baseadas em RPC, toda a complexidade envolvida em uma chamada remota é gerenciada pela especificação RMI. Embora tal analogia possa, a princípio, sugerir que as abordagens são idênticas, a especificação RMI vai além do modelo de chamadas a procedimentos ao definir um modelo de objetos distribuídos, cujo objetivo principal é proporcionar a mesma sintaxe e uma semântica similar àquela utilizada em objetos locais.
Uma aplicação desenvolvida via RMI é dividida em duas camadas: uma servidora e outra cliente. A função da aplicação servidora é instanciar os objetos que serão remotamente acessados, tornar suas referências remotas disponíveis, e aguardar pelas chamadas de métodos que deverão ser atendidas por estes objetos. A aplicação cliente, por sua vez, executa operações específicas para localizar o objeto remoto, obter sua referência e, a partir desta, invocar os métodos previstos na referência obtida.
IPC (Inter-Process Communication) comunicação entre processos é a atividade de compartilhamento de dados através de múltiplas e geralmente especializados processos utilizando protocolos de comunicação. Normalmente, os aplicativos que utilizam IPC são categorizados como clientes e servidores, onde os dados pedidos do cliente eo servidor responde às solicitações do cliente. Muitos aplicativos são clientes e servidores, como comumente visto em computação distribuída. Métodos para alcançar IPC são divididos em categorias que variam de acordo com os requisitos de software, tais como desempenho e modularidade, necessidades e circunstâncias do sistema, como largura de banda e latência.
IPC (Inter-Process Communication)
Suportar alguma forma de espaço de endereçamento;
Compartilhado (processos cooperativos);
Utilizar mecanismos do próprio S.O. para transportar dados de um processo para outro;
Funciona igualmente em ambientes distribuídos;
Remote Method Invocation (RMI):
A arquitetura RMI é baseada em um importante princípio: a definição do comportamento e a implementação do comportamento são conceitos separados. RMI permite que o código que define o comportamento e o código que implementa o comportamento permanecerem separados e rodarem em JVMs separadas
Permite que uma thread Java invoque um método em um objeto remoto.
Objetos são considerados remotos se existirem em JVM diferentes.
...