Exercicio de Computação Gráfica Câmera e Rotação
Por: DeadRamza • 29/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
Crie um código que use uma câmera para rotacionar e navegar em uma cena.
#include <windows.h>
#include <GL/gl.h>
#include <GL/glu.h>
#include <GL/glut.h>
#include <stdio.h>
#include <glaux.h>
#include <math.h>
// Angulo de rotação para a camera
double angle =0;
//direção da camera
double lx=0.0,lz=-1.0;
// posições x e z da camera
double x=0.0,z=5.0;
GLuint texture_id[1];
int ix=3, iy=3, iz=3;
//função de carregamento da imagem
int LoadBMP(char *filename)
{
#define SAIR {fclose(fp_arquivo); return -1;}
#define CTOI(C) (*(int*)&C)
GLubyte *image;
GLubyte Header[0x54];
GLuint DataPos, imageSize;
GLsizei Width,Height;
int retorno = 0;
int nb = 0;
int t = 0;
int i = 0;
// Abre o arquivo e efetua a leitura do Header do arquivo BMP
FILE * fp_arquivo = fopen(filename,"rb");
if (!fp_arquivo)
return -1;
if (fread(Header,1,0x36,fp_arquivo)!=0x36)
SAIR;
if (Header[0]!='B' || Header[1]!='M')
SAIR;
if (CTOI(Header[0x1E])!=0)
SAIR;
if (CTOI(Header[0x1C])!=24)
SAIR;
// Recupera a informação dos atributos de
// altura e largura da imagem
Width = CTOI(Header[0x12]);
Height = CTOI(Header[0x16]);
( CTOI(Header[0x0A]) == 0 ) ? ( DataPos=0x36 ) : ( DataPos = CTOI(Header[0x0A]) );
imageSize=Width*Height*3;
// Efetua a Carga da Imagem
image = (GLubyte *)malloc(imageSize);
retorno = fread(image,1,imageSize,fp_arquivo);
if (retorno !=imageSize)
{
free (image);
SAIR;
}
// Inverte os valores de R e B
for ( i = 0; i < imageSize; i += 3 )
{
t = image[i];
image[i] = image[i+2];
image[i+2] = t;
}
// Tratamento da textura para o OpenGL
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D,GL_TEXTURE_MAG_FILTER,GL_LINEAR);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D,GL_TEXTURE_MIN_FILTER,GL_LINEAR);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D,GL_TEXTURE_WRAP_S,GL_REPEAT);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D,GL_TEXTURE_WRAP_T,GL_REPEAT);
glTexEnvf ( GL_TEXTURE_ENV, GL_TEXTURE_ENV_MODE, GL_MODULATE );
// Faz a geraçao da textura na memória
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, GL_RGB, Width, Height, 0, GL_RGB, GL_UNSIGNED_BYTE, image);
fclose (fp_arquivo);
free (image);
return 1;
}
void init(void)
{
glShadeModel(GL_SMOOTH);
// habilita luz e transparencia
glEnable(GL_BLEND);
glBlendFunc(GL_SRC_ALPHA, GL_ONE_MINUS_SRC_ALPHA);
glEnable(GL_LIGHTING);
glEnable(GL_LIGHT0);
glEnable(GL_LIGHT1);
glEnable(GL_DEPTH_TEST);
glClearColor(0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
// gera um objeto de textura, para o vetor e carrega com a imagem
glEnable ( GL_TEXTURE_2D );
glPixelStorei ( GL_UNPACK_ALIGNMENT, 1 );
glGenTextures ( 1, texture_id );
glBindTexture ( GL_TEXTURE_2D, texture_id[0] );
LoadBMP ("wood.bmp");
}
...