GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS DE SOFTWARE VERSUS PMBOK]
Por: Adham Wynston • 13/9/2017 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Aluno: Adham Wynston Oliveira Martins
GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS DE SOFTWARE VERSUS PMBOK
- INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
SERRA, Rafael. Gestão ágil de projetos de software versus PMBOK. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. 7, n. 7, p. 141-157, 2015.
- DADOS SOBRE O AUTOR
Rafael Serra (Não foi encontrado nenhuma informação adicional sobre o autor).
- DADOS SOBRE A OBRA
Este artigo descreve detalhadamente cada uma das técnicas abordadas na gestão de projetos de software, abordando os possíveis problemas ao não usar as técnicas descritas.
Rafael Serra descreve como o desenvolvimento de software era visto na década de 50 e aponta as evoluções que o processo teve ao decorrer dos anos. O processo de desenvolvimento de software passou de apenas uma simples tentativa, para princípios baseados na engenharia de software. O mercado de software cresceu consideravelmente, surgindo novas necessidades no processo de desenvolvimento de software, percebendo então o valor do gerenciamento de projetos, para tornar o processo produtivo e estável. Gestão de projetos é encarada como uma área da engenharia, tendo que seguir etapas minuciosamente descritas.
Cita o GUIA PMBOK (PMI 2008) como fundamental para uma gestão ágil, tendo uma visão geral do projeto sabendo em qual processo focar para que chegue em um bom resultado. Junto com a engenharia surgiram os Métodos Pesados que focam na otimização dos processos seguindo uma estrutura bem definida, apoiando no planejamento e documentação, porém, estes métodos são considerados complexos, exigindo conhecimento acerca dos processos, descrito abaixo:
RUP divide o desenvolvimento de software em quatro fases, são elas:
- Concepção: Planejamento e levantamento dos requisitos;
- Elaboração: Arquitetura do projeto;
- Construção: Desenvolvimento do sistema;
- Transição: Fase de testes e entrega do sistema.
O RUP exige que em cada fase seja produzido documentações para atender as necessidades do projeto.
Os Métodos Iterativos surgiram para que ao decorrer do projeto sejam especificados novos requisitos atendendo as mudanças necessárias. Estas mudanças podem ser geradas por falhas nas fases de análise, gerenciamento de requisitos ou na definição do escopo.
A partir deste conhecimento foram popularizados em 2001 os Métodos Ágeis, que focam na gestão de recursos, comunicações com o cliente e funcionalidades. E cita alguns destes Métodos Ágeis, descritos abaixo:
Extreme Programming ou XP é um Método Ágil que foca em reduzir o processo de desenvolvimento de software e entende que a comunicação com o cliente é primordial para que se tenha um bom resultado. Se adapta bem com mudanças ao longo do projeto e se baseia em desenvolvimento em fluxo contínuo de atividades, ou seja, é entregue grandes parte do projeto, o que gera alguns pontos negativos, que se dizem respeito a entrega do projeto.
Scrum é um método que utiliza iterações para definir como será o andamento do projeto, ou seja, divide o projeto em ciclos chamados de sprints. Sprints é um conjunto de atividades que começam através de uma reunião de planejamento, constituída pelo proprietário do projeto e pela equipe de projeto, onde definem as próximas iterações.
...