Gestao de ti
Por: Luiz Gustavo Oliveira • 10/12/2015 • Resenha • 412 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Resenha
Aluno: Luiz Gustavo de Oliveira
RA: 20625114
BI a espinha dorsal dos sistemas de TI
O texto de referência publicado por Eduardo Pugliesi expõe as dificuldades em implantar com sucesso um projeto de Business Intelligence dentro das empresas, onde há um investimento alto que nem sempre resulta em uma solução que ofereça dados estratégicos, consistentes, e que acaba por ser usado apenas para informações operacionais, isoladas de cada área e descobrir falhas na integração das informações.
O texto cita ainda que para mudarmos esta situação é necessário um planejamento estratégico coerente, na qual a base central é a necessidade da estratégia de negócio, que o BI deve ser a espinha dorsal de todos os sistemas legados, criando uma arquitetura de ponta a ponta sempre com o foco de uma governança corporativa. De acordo com a Forrester, a maioria das grandes organizações já não utiliza o BI apenas como mais um processo de backoffice. As empresas não podem mais competir apenas no custo, margens, ou na qualidade de seus produtos e serviços numa economia global cada vez mais comoditizada. A Forrester indica que existem dois tipos de empresas que acabarão por serem mais bem-sucedidas e rentáveis do que outras:
-Empresas com informações mais ricas, mais precisas sobre seus clientes e produtos do que seus concorrentes irão ganhar vantagem competitiva substancial.
-As empresas que têm a mesma qualidade da informação que os seus concorrentes, mas as obtém mais rapidamente e pode transformar esta informação em uma ação que supere o resultado de seus pares.
Uma consulta feita com os principais executivos de empresas com crescimento superior a 15% ano sobre ano, demonstra que eles planejam investir 30% a mais do seu orçamento de tecnologia em BI do que seus pares e concorrentes de crescimento mais lento nos próximos anos, isto demonstra quão importante é o BI para a estratégia de uma grande empresa.
Já de acordo com Gartner, em 2015, o ”Smart Data Recovery”, ou “descoberta inteligente de dados”, que inclui a consulta e pesquisa em linguagem natural, análise avançada com capacidade de descoberta de dados interativos e automatizados, será a maior demanda no paradigma da experiência do usuário de plataforma de BI, permitindo a eles obterem insights (cluster, segmentos, previsões, associações e anomalias), a partir de qualquer dado coletado.
Portanto as empresas devem direcionar esforços em criar um planejamento estratégico para maximizar o valor do seu investimento em BI. Esta é a condição para extrairmos informações completas, precisas e que impactam diretamente na tomada de decisão de uma empresa vencedora.
...