História da Região e dos prédios históricos selecionados e duas transformações ao longo do tempo
Por: MANUELA MOREIRA GADELHO • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.161 Palavras (13 Páginas) • 190 Visualizações
Oficina de Humanas - 1°C
Ana Júlia Cury - RA 101372017
Gabriele Lima - RA 102842017
Manuela Moreira - RA 102382017
Richard Duarte - RA 103182017
Trabalho de Pesquisa de Campo
Em São Paulo - Centro Antigo 2
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
Oficina de Humanas
Atividade de Pesquisa de Campo - SP
Trabalho apresentado a oficina de Humanas da Faculdade e Colégio ENIAC.
Prof. Patrícia Pierri
Guarulhos
2017
SUMÁRIO
Diário de Bordo - página 4
História da Região e dos prédios históricos selecionados e duas transformações ao longo do tempo - página 5, 6, 7 e 8
Mobilidade Urbana e Crescimento da Região - página 9
Especulação Imobiliária - página 10
Conclusão - página 11 e 12
Bibliografia - página 13
DIÁRIO DE BORDO
Bom marcamos de nos encontrarmos na estação do Anhangabaú, logo depois fomos para a praça tiramos fotos e tudo mais e em seguida fomos para o teatro fizemos a inscrição para a visitação por volta das 15:00 começaria e então seguimos para o shopping light, indo direto para a praça de alimentação comemos e acabou que sobrou algumas coisas de que comemos e resolvemos entregar à um morador de rua se encontrássemos algum e bom, encontramos eu ele viu o embrulhinho e me pediu dei de bom grado a ele. Quando se demos conta já era se já era 15:30 e perdemos a visitação, então decidimos ir direto para o mosteiro vimos apenas de fora pois já estava tarde até chegarmos lá, tiramos fotos em todos esses lugares e seguimos para o Anhangabaú e fomos embora.
Fomos em dias separados. Ana, Gabi e Manu em um e Richard em outro. Por isso, as impressões podem ser curiosas e completamente opostas da nossa parte e da dele. Nós visitamos os locais no dia 20/07 e fomos desacompanhadas com o intuito de vivenciar o máximo que conseguíssemos, e para aprender as vias de passagem de um lugar para o outro, tudo corria bem até o horário de pico, pela quantidade de pessoas indo e vindo a locomoção se dificultou um pouco. Metrôs lotados e um trânsito sem fim, porém os locais são próximos e a sinalização ajudou bastante.
Em São Paulo existe uma concentração enorme de pessoas vindo e indo, ônibus, metrô e bicicletas. Uma grande correria para todos os lados, sempre estando com pressa, foi incrível a oportunidade que tivemos de pode passar lá com calma e apreciar cada cantinho que foi possível, São Paulo é um lugar diversificado mas tão cheio e corrido, que nunca paramos para olhar de verdade.
HISTÓRIA DA REGIÃO E DOS PRÉDIOS HISTÓRICOS
Na cidade São Paulo, há muito o que se conhecer, comprar e fazer. Dentre um dos variados pontos turísticos temos o: Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal de São Paulo, Shopping Light e o Mosteiro de São Bento, pontos importantes para a história do estado.
Vale do Anhangabaú
O vale do Anhangabaú se encontra, entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia. Marcado como o ponto que separa o Centro velho do centro novo, marcado como um cartão postal, pois no local tem uma vasta área com jardins, obras de artes, chafarizes, calçadão e de fácil acesso ao metrô. Um espaço aberto ao público, onde já foi presenciado muitas manifestações, inclusive o comício das Diretas Já, que ocorreu em 16 de abril de 1984. Nos dias de hoje, eventualmente, têm muitos eventos culturais, um ótimo exemplo é as diversas atrações da Virada Cultural. Podemos encontrar nos arredores o prédio da Prefeitura de São Paulo, Teatro Municipal, escola de dança, Teatro Municipal, Banespa, Shopping Light…(O vale do Anhangabaú no início dos anos 1950, já com o novo Viaduto do Chá e grande movimentação viária.)
Anhangabaú, vem de origem indígena, Tupi, que significa rio ou água de mau espírito. Provavelmente o rio recebeu esse nome por conta de suas águas ácidas, atualmente o rio está escondido e no subsolo, nascendo atrás da Avenida Paulista, passando pela Avenida Nove de Julho, em seguida o vale do Anhangabaú e chegando em sua foz no Rio Tamanduateí, beirando o Mercado Municipal, também conhecido como mercadão. Em questão de povoamento, não se sabe ao certo quando teve início, contudo em 1751 tinha se a preocupação com um vale aberto por Tomé de Castro na região do Rio Anhangabaú e outro local onde a água era chamada de “Nhagabai”. Até 1822, o lugar era uma chácara do Barão Itapetininga, onde ocorria a venda de chá e agrião.Todavia, para chegar ao outro lado do morro, havia a necessidade de atravessar a Ponte de Lorena. Em 1855 o Barão foi pressionado pela Câmara Municipal de São Paulo, a ceder parte de suas terras, quando teve a transformação da primeira rua do vale, a Rua Formosa. Após onze anos, João de Matos, o então presidente da província, pediu a cessão de novas partes das terras do Barão, que lhe foi concedido, com uma condição de que fosse dado a ele o nome de Rua Barão de Itapetininga. A urbanização
...