TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Hist. E Metod.Serv. Social Ll

Exames: Fundamentos Hist. E Metod.Serv. Social Ll. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 12

Anhanguera Educacional

Centro de Educação à Distância

Curso de Serviço Social

Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II

Trabalho da disciplina de Educação Especial ministrada pela tutora à distancia Profª Ms.Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes da Universidade Anhanguera Educacional - que tem como objetivo a produção de um relatório sobre a temática de Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social III

Osasco – São Paulo

2014

Reflexão sobre a Reconceituação do Serviço Social

Ao lermos os textos que abordam o tema Reconceituação do Serviço Social, podemos perceber que na sua trajetória que Serviço Social caminhou e caminha lado a lado com as transformações sociais, movimentos ocorridos no Sistemas Religioso, políticos.

As realidades das desigualdades sociais serviram de incentivo para Reconceituar o Serviço Social no Brasil, favorecendo a melhora na ação do Profissional do Serviço Social que constitui num processo que articula conservação e renovação.

A reconceituçao tem as suas origens vinculadas a doutrina da Igreja Catolica que surge com desdobramento das ações da igreja e da sociedade.

Reconceituar é nada mais que refazer o trabalho do assistente social diante da realidade de hoje.

As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal.

O serviço social reconceituado que se propõem a atuar sobre as causas, atuar revolucionariamente sobre o sistema sobre o sistema.

O serviço social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social estudos de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade.

O processo de implantação da politica de projetos em países da América Latina revelou uma realidade subdesenvolvida: baixo índice de implantação de politicas publica, penetração do marxismo nas universidades e cotidiano de trabalho bem como a liberdade, resultou ao serviço social tradicional e demanda de novas ideologias segundo (FALEIROS: 2004).

É por isso que a primeira manifestação de critica ao Serviço Social tradicional

e ensaio de reconceituação (docentes e profissionais posicionam os métodos de intervenção face à realidade subdesenvolvida do nordeste), foi considerada por muitos a primeira tentativa de adequar o Serviço Social às tendências politicas que à ditadura tornou dominante e que não se punha como objeto de questionamento.

O Primeiro seminário foi marcado pela linha do movimento de ruptura com o tradicionalismo. A transição de 60 para 70 foi uma critica ao Serviço Social tradicional de pratica empirista, paliativa e burocrática. Visava enfrentava as tendências psicossociais da Questão Social, na raiz da crise do desenvolvimento capitalista que gerou a mobilização das classes subalterna em defesa de seus interesses. A ruptura com o Serviço Social expressa rompimento das amarras imperialistas, da luta por alcançar novas bases de legitimação d ação profissional, e de colocar-se a serviço dos interesses dos usuários. Autores identificam cinco enfoques do movimento de reconceituação: Cientifico técnico-metodológico, ciência do cotidiano e luta pela profissionalização.

A critica quase sempre radical do Serviço Social em construir uma teoria e práxis do Serviço Social, em resposta à realidade latina americana e a luz de posicionamento ideológico. Esses componentes são considerados interface do movimento. O movimento surge como resultado da incidência no Serviço Social acompanha a sociedade na irrefreável luta por seus direitos fundamentais inclusos o direito à liberdade.

O CEAS foi uma escola de serviço social de São Paulo fundada pelo centro de Estudos e Ação Social que surgiu de um grupo de moças que estava preocupadas com a questão social na década de 30, o órgão era mantido pela Liga das Senhoras Católicas, promovia a formação social dos seus membros, e também não se limitava aos debates sobre questões sociais, com o passar dos anos a Escola de Serviço Social passou por varias mudanças até chegar aonde chegou.

O movimento de conceituação atingiu um marco decisivo no desencadeamento do processo de reviso do Serviço Social, foi também um saldo qualitativo que foi se estruturando em uma profissão interventiva no combate as desigualdades sociais e também um marco no processo de politização e mobilização de profissionais e estudantes com a participação nos sindicatos em todo o pais:

“ A profissão assume as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direciona seus questionamentos ao Serviço Social tradicional através de um amplo movimento, de um processo de revisão global, em diferentes níveis: teórico metodológico, operativo e político.”

Ao questionarmos sobre o que realmente significa reconceituação do serviço social no Brasil, obtemos com resposta: um movimento forte de ruptura com o conservadorismo e o tradicionalismo do seviço social, este movomento além de ter dado origem a dois documentos importantes com o de Araxá e o Seminario de Metodologia do Serviço Social e também os congressos, principalmente o III, além de transformações sócio politicas econômicas e culturais ocorridas na sociedade.

Seu impacto até representa um marco na historia do Serviço Social no Brasil, a reconceituação tornou possível a formação de novos perfis, novos profissionais, criticando a vertente individualista, procurando embasamento ciêntífico e ético para sua intervenção, além de sua formação continuada, para respaldar o caráter moderno e atuante da profissão, formando uma nova identidade profissional. Representou para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com