História de São José dos Campos interior de São Paulo
Por: anaewesley • 1/3/2017 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
História de São José dos Campos interior de São Paulo
Nossa cidade já recebeu vários nomes como: Aldeia do Rio Comprido, Aldeia de São José do Paraíba, Vila de São José do Sul. Mas em 1871 de acordo com a Lei no47, passou a ser chamada de São José dos Campos, de acordo com os campos existentes no município. São José dos Campos foi fundada no Vale do Rio Comprido, pelo padre José de Anchieta.
A cidade nasceu através da reunião de índios já catequizados, formando uma fazenda de gado. Mas como o Vale do Rio Comprido não oferecia defesa contra os caçadores de índios que escravizava os engenhos de cana-de-açúcar. Foi necessário arranjar outro local. Os Jesuítas arranjaram com o fidalgo João Mafra uma sesmaria de 4 léguas no planalto do centro atual da cidade, perto do Rio paraíba. O local foi chamado de Aldeia de São José do Paraíba. Com algumas divergências entre os historiados em relação ao verdadeiro fundador da cidade, uma carta do Anchieta ao padre mestre Diogo Laynez, em 16 de abril de 1563 é a prova de que o fundador é o padre José de Anchieta. Recebeu foros de cidade no dia 22 de abril de 1864, mas sua denominação atual foi atribuída somente em 2 de abril de 1871.
São José dos Campos passou a ser procurado em razão do clima no início do século XX, para tratamento de tuberculose, até que em 1935 foi outorgada a categoria de Estância Climática. Em paralelo teve início no processo de industrialização no município destacando-se o setor têxtil e a indústria de cerâmica.
Uma cidade que une cultura, tradição e tecnologia. No núcleo urbano estão localizados institutos federais de pesquisa cientifica, empresas de tecnologia, prédios de arquitetura arrojada, faculdades e centros de formação de mão de obra qualificada. Já a zona rural concentra cerca de 70% do território do município boa parte em áreas de proteção ambiental. Principal município da região metropolitana do Vale do Paraíba e mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina. Hospitaleira, uma cidade que recebe bem os migrantes de todas as partes que participam do crescimento local. Localizada de forma estratégica entre São Paulo e Rio de Janeiro, bem próxima de praias da região serrana e de carro dentro de duas horas é possível chegar em Aparecida, Campos de Jordão entre outros pontos turísticos.
*Que tipo de pesquisa é esta? Quais suas características?
Uma pesquisa de campo, pois a observância dos fatos e fenômenos está de acordo com o que
ocorreu na realidade. A abordagem foi quantitativa, bem objetiva, com uma descrição de cada
evento e utilização de variáveis bem definidas.
*Trabalhará com fontes primárias ou secundárias? Porque?
Escolhi fontes secundárias devido as informações que foram apresentadas ou discutidas são
originalmente encontradas em outros lugares.
*Quais as fontes documentais que farão parte da pesquisa?
São sites, blogs, livros seguem abaixo alguns:
http://www.achetudoeregiao.com.br/sp/sao_jose_dos_campos/historia.htm
http://www.sjc.sp.gov.br/sao_jose.aspx
http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/turismo/historia.aspx
http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/outras/colegial/a-historia-de-sao-jose-dos-
campos/
...