TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO DIGITAL PARA CRIANÇAS

Por:   •  9/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este é um projeto que visa demonstrar a importância da inclusão digital de crianças do ensino fundamental. Com esta premissa foi elaborado um roteiro para criação de uma ONG com foco em atender crianças de escolas públicas de regiões menos favorecidas. No presente trabalho será apresentado o que será necessário para que a ONG esteja de acordo com os parâmetros fiscais exigidos no país. Para a área de infraestrutura de TI foi elaborado um comparativo de três sistemas operacionais o Windows, Linux e Android, todos para uso em desktop, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada sistema. Ao final da pesquisa foi possível definir qual seria o melhor sistema para uso nos computadores da ONG. Foi ainda verificada a possibilidade de receber doações de hardwares obsoletos diminuindo os custos na gestão e auxiliando no desenvolvimento sustentável. Para elaboração deste projeto, foi realizada pesquisa bibliográfica e estudo em artigos e sites especializados sobre os assuntos. Assim como, foi utilizado como base de dados estatísticos sobre os sistemas, gráficos da empresa StatCounter.

Palavras-chave: ONGs, inclusão digital, sistemas operacionais, Windows, Linux, Android, comparativo

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO

A inclusão digital voltada às crianças, tem como objetivo permitir o contato com este mundo tecnológico, sendo mais um recurso disponível para uma aprendizagem diversificada e prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos que tenham sido vistos na sua escola ou no seu dia-a-dia.

Um dos aspectos mais formidáveis é que a informática vem adquirindo cada vez mais importância no ambiente educacional. Seu uso como instrumento de aprendizagem e sua atuação no meio social vêm somando de forma rápida entre nós.

Pensando nesta perspectiva este trabalho viabiliza a possibilidade de criação de uma ONG com o auxilio de educadores e pessoas comprometidas na área ambiental, verificando os preceitos legais para a abertura desta instituição, levando em conta as exigências do país.

Desta forma este trabalho busca aliar a inclusão digital de alunos de escolas públicas, por meio da utilização de computadores de baixo custo, que venham a atender conceitos sustentáveis de reutilização de hardwares, os quais a ONG disponibilizará aos educandos do ensino fundamental para que possam desfrutar e aproveitar para adquirir conhecimentos essenciais na busca de um bom emprego no futuro.

2 INCLUSÃO DIGITAL

Atribui-se a inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. A intenção é que todas possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.

Atualmente há uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços através da internet. Por isso, uma pessoa que tenha conhecimento na área digital, tende a ganhar em qualidade de vida, na medida em que ganha tempo fazendo uso da tecnologia. Existem inúmeros exemplos dessas facilidades como: as operações bancárias via Internet, as compras em lojas virtuais e supermercados que entregam em domicílio, alguns cursos on-line, inclusive de Educação a Distancia e serviços públicos afins.

É importante que a inclusão digital ocorra ainda na infância, sendo inserida primeiramente no contexto do ensino básico. Mas, isso não significa que somente a criança ou jovem possa usufruir das tecnologias cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Observa-se que os mecanismos de inclusão digital devem ser adaptados para todos, sem distinção de idade ou escolaridade.

Aprimorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia é uma das decorrências do investimento em inclusão digital. Este fato colabora inclusive com ações relacionadas à exclusão social, incluindo digitalmente e socialmente àqueles indivíduos que se encontravam à margem dos processos tecnológicos.

A exclusão digital, que é observada com um percentual maior entre os habitantes dos países em desenvolvimento, dificulta o processo de expansão social e econômica dessas nações. Dessa maneira, é muito importante e fundamental que sejam realizados investimentos públicos e privados no campo tecnológico, principalmente, no que concerne à educação dos indivíduos.

Logicamente que o quanto antes, ocorrer estas ações, ou seja, ainda na infância, maior será a facilidade e o aproveitamento das inúmeras tecnologias disponíveis para o conhecimento e aperfeiçoamento desta pessoa.

2.1 Histórico de Projetos de Inclusão Digital

2.1.1 Projeto EDUCOM

O ensino de informática no Brasil iniciou-se a partir da década de 80 com o projeto EDUCOM (Educação e Computador) que buscava capacitar profissionais na área da educação para o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares voltadas para a aplicação das tecnologias de informática no processo de ensino-aprendizagem e utilizar o software LOGO. Centros piloto foram criados para que realizassem os estudos e pesquisas. Na época vinte e seis instituições candidataram-se para receber um dos centros, porem somente cinco foram escolhidas.

2.1.2 Projeto FORMAR

O projeto Formar tinha como objetivo a formação de docentes e técnicos da rede pública do Brasil e envolveu as universidades para capacitação destes profissionais no âmbito da informática educativa. Estes profissionais seriam os multiplicadores, ou seja, formariam outros docentes.

Para viabilizar o projeto foi então desenvolvido o 1º curso de informática na educação, em 1987, o qual tinha como um dos objetivos despertar uma nova geração de educadores, não apenas para dominar a ferramenta de ensino, mas analisar criticamente sua contribuição no ensino-aprendizagem.

2.1.3 Projeto PRONINFE

Em 1989 foi criado o Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE) que buscava desenvolver a informática educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e apoiados na fundamentação pedagógica de modo a assegurar os investimentos envolvidos.

O PRONINFE baseava-se na necessidade da colaboração entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com