INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Por: Pipuli • 30/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.217 Palavras (13 Páginas) • 150 Visualizações
UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo (se houver)
PÓLO JUNDIAÍ - CENTRO
2019
UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO
Subtítulo (se houver)
Márcio Roberto Pipuli
RA: 1970017
Superior de Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas
PÓLO JUNDIAÍ - CENTRO
2019
RESUMO
ABSTRACT
- INTRODUÇÃO
Entre os anos de 2005 e 2007 foram criados os Centros de Cidadania da Mulher ou como também são conhecidos – CCMs, esses centros fornecem serviços para as mulheres, independentemente da idade, raça ou classe social, com o objetivo de acolher e dar a total assistência assim como apresentar os direitos que elas possuem e devem exigir.
Tendo em vista este cenário, o presente projeto busca a criação de um totem de atendimento para esses CCMs utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas neste bimestre, organização de computadores, princípios de sistemas de informação e comunicação aplicada.
O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM é de fornecer ao aluno uma forma de utilizar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos com as matérias referentes ao período letivo, assim como a percepção da possibilidade de integração multidisciplinar das mesmas. Fornecendo um meio de o aluno desenvolver a prática da pesquisa científica, aplicando as técnicas e metodológicas da produção científica, para que ao final o mesmo construa uma habilidade argumentativa e de debate sobre as possíveis tecnologias empregadas.
- CENTROS DE CIDADANIA DA MULHER
- Contextualização dos Centros de Cidadania da Mulher
Criados entre os anos de 2005 e 2007, sob a responsabilidade da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) são espaços dedicados à qualificação e formação da cidadania da mulher.
Art. 2º. Os Centros de Cidadania da Mulher são espaços de referência em busca da igualdade entre mulheres e homens na região onde se situem, bem como da articulação da sociedade civil para o exercício da cidadania ativa da mulher, visando à ampliação dos seus direitos sociais, econômicos, políticos e culturais e das políticas de gênero para a melhoria da qualidade de vida da mulher, sua autonomia e participação na sociedade. (PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, Decreto nº 49.135 de 15 de janeiro de 2008).
Um dos objetivos desses centros é propiciar um espaço onde mulheres de diferentes idades, raças, crenças ou classes sociais possam ser acolhidas recebendo atendimento jurídico, psicológico e assistencial, sempre visando à garantia de seus direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.
As mulheres que buscam espontaneamente os CCMs ou aquelas que são encaminhadas por outras entidades podem participar, bem como propor, projetos e atividades em formas de oficinas, para capacitação e geração de renda, grupos de dança, corais, terapia comunitária, informação e formação sobre os direitos, qualidade de vida, a fim de estimular o empoderamento e a participação cidadã da mulher, disseminando e conscientizando sobre as políticas de igualdade.
- TOTEM DE ATENDIMENTO
- Visão Geral e Funcionalidades do Projeto
Com o intuito de facilitar e auxiliar no atendimento e na receptividade de mulheres que chegam aos Centros de Cidadania da Mulher, este projeto visa a criação de um totem com funcionalidades que, de forma agradável e amigável, auxiliem no acesso rápido e interativo aos serviços e atividades realizados nos CCMs. O projeto possuirá 03 funções básicas: função de controle, função informativa e função de apresentação geral.
A função de controle tem o foco voltado no auxílio ao pronto atendimento, sendo por meio desta função a criação e distribuição de senhas de acesso, a orientação sobre o atendimento solicitado, informando aonde ir e a quem procurar, também será desta funcionalidade o gerenciamento do nível da necessidade do atendimento, podendo ser nível normal, nível preferencial ou nível emergência, onde cada um dos níveis terá uma tratativa personalizada.
A função informativa tem como objetivo disponibilizar informação para a mulher, uma de suas funcionalidades é de apresentar dados básicos para que as usuárias possam tirar dúvidas sobre a área jurídica, podendo acessar textos e comentários de leis que garantam os direitos das mulheres, como também áreas culturais, políticas e econômicas seguindo sempre do mesmo objetivo. Outro ponto abordado nesta função são as informações sobre o próprio CCM, onde será apresentado um mapa do Centro com as orientações sobre as atividades realizadas em cada sala em tempo real, como também uma agenda com data, hora e local onde acontecerão futuras atividades. Também será possível visualizar no mapa as pessoas da equipe de trabalho que estarão no Centro naquele momento, assim buscando uma forma de criar e manter os vínculos entre a equipe e as mulheres que buscam o CCM.
A função de apresentação geral tem o objetivo específico de mostrar qual a real função do Centro de Cidadania da Mulher, contando de uma forma clara e didática a história do lugar, mostrando seus objetivos perante os diretos e cidadania da mulher, deixando claro para as pessoas que é um local onde as mulheres possam buscas acolhimento, orientação e muitas vezes abrigo.
- Organização de Computadores: Recursos Computacionais
Nesta sessão, com o conhecimento adquirido na disciplina de Organização de Computadores, serão descritos os recursos computacionais necessários para o projeto do totem.
...