INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: FERRAMENTAS DE PROTOTIPAGEM
Por: Sandro289 • 8/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 390 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: FERRAMENTAS DE PROTOTIPAGEM
Atividade 10
Disciplina: Interação Humano-Computador
Professor: Sergio Moraes
Hebert Francisco Albertin AD112176
Luís Eduardo de Almeida AD112183
Paulo Érico de Freitas AD112193
Sorocaba/SP, 11 de Dezembro de 2012.
Sumário
Introdução 3
Ferramentas de Prototipagem 4
- FlairBuilder 5
- ForeUI 6
- PhotoShare 8
- Visual Basic 9
- DENIM 10
- HotGloo 11
- GUI Design Studio 12
- Glade 13
- Simulify 14
- MockFlow 15
Protótipos 16
- Visual Basic 16
- ForeUI 18
- GUI Design Studio 20
- FlairBuilder 22
- MockFlow 24
Conclusão 28
Referências Bibliográficas 29
Introdução
As técnicas de prototipação são hoje um recurso de grande utilidade no processo de desenvolvimento de software, criando a possibilidade de se obter informações a respeito da forma como o usuário interage com o sistema e, consequentemente, aproximar o produto final daquilo que o cliente espera q seja desenvolvido.
Segundo NIELSEN (1994), ferramentas de prototipagem devem ser utilizadas durante os primeiros estágios de design, quando são feitas avaliações para prever a possibilidade de utilização do produto ou uma parte dele. Este tipo de ferramenta também é útil para testar novas ideias de maneira rápida e informal. Além disso, uma ferramenta focada no design de interfaces evita o conflito de interesses entre as práticas de design e de desenvolvimento.
Durante o processo de concepção, o uso de protótipos é focado na identificação de dificuldades de uso do sistema, especialmente por parte do usuário final, de modo a aperfeiçoar o produto para satisfazer as necessidades do cliente. Assim, criar um protótipo e fazer testes de usabilidade com os futuros usuários torna-se uma maneira eficiente de avaliar a qualidade do protótipo do sistema com relação a atributos que os projetistas definem como sendo prioritários ao sistema. E, com base nesses atributos podem ser extraídos fatores de usabilidade referentes à facilidade de aprendizado, eficácia, eficiência, satisfação do usuário e flexibilidade (PREECE, 1994)
De forma geral, as ferramentas de prototipação existentes visam diminuir a distância entre a implementação e as expectativas dos futuros usuários do sistema, possibilitando a construção da essência dos projetos, de forma rápida e convincente para os clientes.
Ferramentas de Prototipagem
Prototipação é um conceito estabelecido pela engenharia de software que visa o desenvolvimento do software em constante consulta com o cliente Para isso, existem várias ferramentas que ajudam o desenvolvedor a elaborar e apresentar protótipos, como se fossem pré versões do software, para avaliações e feedback.
Essas ferramentas de prototipagem possuem modelos e padrões de prototipação que facilitam o desenvolvimento e aumentam a interatividade. Muitas vezes, a prototipagem pode ser feita em papel, especialmente no início e, com o decorrer do projeto, passar para o digital.
Tais ferramentas apresentam todo o design, ícones e prévias funções do software para que, então, o cliente avalie e aponte os erros ou mudanças que ele espera que aconteçam, ou seja, é muito mais fácil o cliente visualizar o conteúdo de que está sendo feito, ao invés de exibir telas ou desenhos ou, até mesmo, textos explicativos.
No tópico abaixo, apresentaremos 10 ferramentas distintas e exemplos de protótipos feitos utilizando-as.
FlairBuilder
FlairBuilder é uma ferramenta de prototipagem paga, com 15 dias de uso grátis, para desenvolvimento de Wireframes (esqueleto que demonstra a interface num processo praticamente final) para páginas de internet e aplicações mobile. Além disso, é uma ótima ferramenta para desenvolvimento RIA (Rich Internet Application), que são aplicações web com funcionalidades de softwares para desktop.
É uma ferramenta simples de fácil utilização que retorna os resultados propostos.
[pic 2]
Figura 1 - Interface do FlairBuilder
[pic 3]
Figura 2 - Wireframe do Facebook, feito pelo FlairBuilder
Como podemos ver nas imagens acima, o FlairBuilder oferece ferramentas bem interativas e de fácil manuseio. Além disso, o resultado já é apresentado durante o desenvolvimento, não há o que compilar.
[pic 4]
Figura 3 - Aplicação mobile feita pelo FlairBuilder
ForeUI
A ferramenta ForeUI é uma ferramenta de prototipagem de fácil utilização, designada para criar mockups(maquetes digitais de desenhos industriais), wireframes e protótipos para qualquer aplicação ou websites.
É uma ferramenta muito interativa devido as várias opções de manuseio como, por exemplo, manusear seu protótipo website direto do navegador, importar os projetos para imagens de vários formatos e PDF, apresentação de slides, etc. Além disso, oferece testes de usabilidade para o cliente em diversos sistemas operacionais (Windows, Mac OS X, Linux e Solaris).
Há, ainda, o recurso de desenvolvimento do pré-funcionamento do software a ser prototipado por meio de fluxogramas.
[pic 5]
Figura 4 - Fluxograma feito utilizando o ForeUI
...