LIGAÇÃO QUÍMICA: UM AMBIENTE VIRTUAL QUE AGREGA CONTEÚDOS CURRICULARES DE QUÍMICA EM UMA ARQUITETURA ACESSÍVEL
Por: Milena Carvalho • 25/4/2018 • Artigo • 2.256 Palavras (10 Páginas) • 304 Visualizações
LIGAÇÃO QUÍMICA: UM AMBIENTE VIRTUAL QUE AGREGA CONTEÚDOS CURRICULARES DE QUÍMICA EM UMA ARQUITETURA ACESSÍVEL
1Livia Alves Santos, 1Maria Eduarda Alves Bezerra, 1Milena Carvalho Sinesio, 2Luis Gustavo Magro Dionysio,²Sônia Eduardo de Morais.
1Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – IFTO Campus Araguaína, e-mail: byliviasantos@gmail.com
1Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – IFTO Campus Araguaína, e-mail: mariaeduardaalvesbz@gmail.com
1Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – IFTO Campus Araguaína, e-mail: milena.carvalho.sinesio@gmail.com.
2 Professor de Química do Curso de Técnico em Informática/Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio IFTO Campus Araguaína, e-mail: luis.dionysio@ifto.edu.br
2 Pedagoga do Curso de Técnico em Informática/Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio IFTO Campus Araguaína, e-mail: sonia.morais@ifto.edu.br
Resumo: Levando em consideração a aplicação da tecnologia no cotidiano da geração atual vemos como fundamental integrar a praticidade dos recursos tecnológicos com o aprendizado da Química acadêmica. A partir de tal fundamento propomos através deste projeto a criação de uma plataforma de estudo que prioriza a facilidade de um estudo online. Para isso, iremos utilizar ferramentas visuais, como textos, imagens e vídeos, publicações de artigos para aprofundamento dos conteúdos e expor curiosidades e notícias relacionadas a esta matéria.
Palavras–chave: Educação, software educacional, tecnologia
CHEMICAL BONDING: A VIRTUAL ENVIRONMENT THAT COMBINES CURRICULUM CONTENT FOR CHEMISTRY IN AN ACCESSIBLE ARCHITECTURE
Abstract: Taking into account the application of technology in the current generation everyday we see as essential to integrate the practicality of technological resources with the learning of academic chemistry. From this foundation we propose through this project the creation of a study platform that prioritizes ease of an online study. For this, we will use visual tools, such as text, images and videos, articles of publications to deepen the content and expose curiosities and news related to this matter.
Keywords: Education, educational software, technology.
1.INTRODUÇÃO
É visível a presença da tecnologia no cotidiano das pessoas, uma vez que a mesma possibilita acesso rápido e fácil a qualquer fonte de informações. Assim, segundo Gadotti (in Ferreira, et. al., 2007, p. 4) com os avanços tecnológicos e com a crescente modernização de vários outros segmentos, a educação deve também se modernizar. Contudo, argumenta-se muito que a metodologia aplicada pelos docentes nas escolas ainda ocorre de forma tradicional, e isso acarreta em uma perda de interesse por parte dos alunos (Chierighini, 2014). A área de Química merece uma atenção especial, pois de acordo com as analises do MEC o componente curricular Química foi a disciplina em que os estudantes tiveram maior dificuldade no Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem), tendo o menor índice de acertos, em média 29% acertaram as questões da prova (MEC, 2016).
Dessa maneira, as conclusões aceleradas dos conteúdos, a linguagem das aulas expositivas, com a pouca participação do aluno no processo pedagógico é uma das principais causas responsáveis pela exaustão no aprendizado e pelo pouco aproveitamento das aulas de Química (Brito, 2001).
Uma estratégia que pode ser aplicada para estreitar a relação professor – estudante seria o uso, quando possível, de materiais multimídia que tivessem um atrativo maior para o aluno, nesse caso o professor atuaria como um mediador de situações de ensino aprendizagem incentivando o aluno a filtrar as informações mais relevantes e se apoderar do conhecimento de forma singular fazendo as conexões possíveis para a construção do conhecimento, aumentando a probabilidade de interesse e êxito na disciplina. Um desafio para educadores e pesquisadores da área de divulgação da ciência é tornar o conhecimento científico mais próximo do público em geral, não somente durante as aulas de Ciências, mas também em atividades extracurriculares. Aulas de Educação Ambiental crítica, ensino de Ciências com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) entre outras estratégias são utilizadas nas instituições de ensino, mas existem dúvidas se o estudante traz essa bagagem para “fora” da sala de aula. O conhecimento de ciências consolidado permite o indivíduo administrar determinadas situações cotidianas com mais maturidade (DIONYSIO, 2014).
Pensando na possibilidade de criar um recurso que possa auxiliar no ensino de Química, este projeto tem como objetivo a elaboração de uma plataforma de estudo web denominada
"Ligação Química" para conectar alunos e professores e ajudar a tornar o processo mais interativo, visando uma maior eficiência. O uso da ferramenta possibilitará aos discentes o aprimoramento e refino de suas buscas por informações, estimulando-os a desenvolver sua capacidade científica, fazendo com que o mesmo tenha um material mais acessível e interativo. O reflexo disso poderá ocorrer na sala de aula, pois se o aluno instigado a pesquisa conseguir encontrar uma maneira agradável e eficaz de realizá-la, a interação com o professor será maior, já que ele trará para a sala uma extensa bagagem teórica, fazendo com que a sala de aula se torne um ambiente cada vez mais colaborativo.
2. MATE RIAL E MÉTODOS
Seguindo a linha de contribuição para tornar a sala de aula um ambiente cada vez mais colaborativo, a criação do Ligação Química vem com o intuito de auxiliar estudantes do Ensino Médio por meio de uma plataforma de estudo online. A proposta é selecionar um grande número de recursos sobre diversos conteúdos curriculares de Química que são abordados no Ensino Médio.
Dessa forma, para a construção deste projeto utilizamos conhecimentos básicos da área do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFTO campus Araguaína e, além disso, programas específicos como: Netbeans e Mysql Workbench.
...