TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  16/12/2015  •  Exam  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA

Disciplina: Comportamento Organizacional

Coordenador de disciplina:

Trabalho 1

1)   O conceito de organização não é difícil de ser definido. Como você definiria a cultura de uma organização para a qual já trabalhou (ou trabalha) que você já observou?

R-   Uma organização é como uma célula coordenada, no mínimo, de duas  ou um grupo

pessoas que trabalham para atingir um ou um conjunto de objetivos em comum.

2)   Como um líder fundador pode ajudar a criar uma cultura forte dentro de uma organização?

R-  Grande parte dos líderes passa grande parte de sua carreira tentando combater a mudança, simplesmente montando ações para prever, controlar e subjugar a mudança e seus efeitos dentro e fora da organização.

3)   Como você descreveria uma cultura organizacional positiva?

R-  Através da enfatisação dos pontos fortes do funcionário (valorização e investimento no potencial do funcionário); recompensa mais do que pune (elogio); privilegia a vitalidade e o crescimento individual (produtividade e lucratividade para não comprometer a eficácia).

4)   Porque é muito difícil mudar uma cultura organizacional que seja considerada forte ou influente no comportamento dos empregados?

R-  O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias.

Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os

valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.

5)   Explique a diferença entre mudança e resistência. E quais os pontos que podem ser considerados como cruciais para amenizá-los?

R-  A mudança é um processo que deve ocorrer de maneira planejada e integrada com todas as áreas de negócio da empresa. A comunicação será fundamental para a efetivação das ações, pois os padrões terão que ser absorvidos e reestruturados pelos membros da organização ao longo do tempo.

Resistencia é a insistencia em manter a situação ou posicionamento vigente ou atual. Nada irá adiantar, haja vista a necessidade que toda organização tem que possuir ora a mudanças, seja de mercado, de estrutura e até mesmo de pessoas.

6)   Por que se diz que a motivação é intrínseca?

R-  São relacionada aos fatores pessoais como são todos aqueles em que alguém é impulsionado a um objetivo sem saber exatamente por quê. Neste caso a pessoa avalia algo como motivante simplesmente por que é importante para ela, é um valor pessoal que não há palavras que discriminem precisamente tal energia.

7)   Analise o processo de motivação dentro das organizações e quem é responsável por este processo?

R-  O processo de motivação nos indivíduos se dá de forma intrínseca, em que cada um

desenvolve impulsos motivacionais distintos em momentos diferentes, reconhecendo que estas forças afetam diretamente a maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas.

Os gestores devem ter excelência ao lidar com as necessidades e as metas de cada empregado.

8)   Comente sobre as cinco necessidades da pirâmide de Maslow.

R-  1  –  Necessidades Fisiológicas:  localizam-se na  base  da  pirâmide  e  são  as  que respondem pela manutenção da vida e conservação da espécie, como as de alimentação, de moradia e de sexo.

2 – Necessidades de Segurança: este grupo de necessidades compreende o desejo do indivíduo de proporcionar para si e para os seus, um ambiente físico e emocional seguro e livre de ameaças, pois está relacionada à necessidade de proteção contra alguma ameaça real ou imaginária.

3 – Necessidades Sociais: uma vez que as necessidades fisiológicas e, posteriormente, as de segurança estejam razoavelmente satisfeitas, aparecem as sociais como dominantes na escala. Essas se vinculam à vontade da pessoa de ser aceita por outras de seu convívio, bem como de desenvolver, com as mesmas, um relacionamento amistoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com