TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É UM GRAFO PLANAR?

Por:   •  18/3/2017  •  Seminário  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

THALES RIPA USAN

PLANARIDADE DE GRAFOS

Assis/SP

                            2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

O QUE É UM GRAFO PLANAR?        4

TEOREMA DE KURATOWSKI        6

CARACTERÍSTICA DE EULER        7

TESTE DE PLANARIDADE        8

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

INTRODUÇÃO

Grafos planares são grafos em que suas arestas não se sobrepõe umas as outras, e essa pesquisa tem o objetivo de esclarecer o que é, onde são usados e como podem sem identificados atraves de testes os grafos planares.

Apesar de simples, a pesquisa é objetiva em relação ao tema, dando detalhes principais e de fácil entendimento pelo leitor.

A falta de conteúdo dos algoritmos atrapalha o entendimento dos testes de planaridade, porém, apesar do pouco conteúdo, explica o que é o teste de forma clara.

O QUE É UM GRAFO PLANAR?

Em teoria dos grafos, um grafo plano é, basicamente, um grafo cujas arestas não se sobrepõe, ou seja, não se cruzam. Um grafo é plano quando ele é realizável em um plano.

Porém, há alguns grafos que ocorre o cruzamento de arestas que pode se tornar um grafo plano, fazendo uma representação semelhante, porém de outro ângulo, como mostra o exemplo abaixo.

[pic 2]

 (Imagem: Prof. Flávio Humberto Cabral Nunes, UFMG)

Sendo assim, na figura a esquerda vemos um grafo planar, que significa que ele pode se tornar um grafo sem arestas sem cruzando.

Já o da direita é um grafo plano, já que não há cruzamento de arestas.

Um exemplo de uma aplicação de um grafo planar seria a representação de mapas de estradas e rodovias com ausência de viadutos, podendo assim, serem representadas numa folha, sem que as arestas se cruzem.

        [pic 3]

(Imagem: DevMedia)

Outro exemplo é a aplicação de grafos em uma placa de circuito impresso, que deve ser representada por um grafo planar, onde os circuitos não se cruzam.

[pic 4]

(Imagem: Antônio Alfredo Ferreira Loureiro, UFMG)

TEOREMA DE KURATOWSKI

Kazimierz Kuratowski (Varsovia, 2 de fevereiro de 1896 - 18 de junho de 1980) foi um matemático e lógico polonês.

Kuratowski mostrou que um grafo é planar se e somente se ele não contém um subgrafo que é uma subdivisão do K5 e nem do K3,3.

Uma subdivisão de um grafo consiste em colocar vértices “no meio” das arestas. Por exemplo, na Figura 3 temos uma subdivisão do K3,3 e segundo o teorema de Kuratowski, este não é um grafo planar.

[pic 5]

(Imagem: Blog do Kunigami)

CARACTERÍSTICA DE EULER

Leonhard Euler (Basileia, 15 de abril de 1707 - 18 de setembro de 1783) foi um matemático e físico suiço.

O teorema de Euler diz que para todo poliedro V - A + F = 2, onde V é o número de vértices, A as arestas e F as faces. Esse teorema funciona perfeitamente com grafos planos, porém possui falhas com objetos sólidos.

Um poliedro é uma reunião de um número finito de polígonos convexos, chamados de Faces do Poliedro. Os lados desses polígonos chama-se arestas  do poliedro, e os vértices, também de vértices do poliedro.

Exige-se ainda que a interseção de duas faces quaisquer do poliedro seja uma aresta comum a essas faces, ou um vértice comum, ou seja, vazia.

Um poliedro é convexo quando qualquer reta, não paralela a nenhuma de suas faces, o corta em no máximo 2 pontos. A imagem abaixo mostra um poliedro convexo á esquerda e um não-convexo á direita.

[pic 6]

(Fonte: Gildeci José Justino, UFPB)

Assim, a Característica de Euler mostra se o poliedro é sólido ou plano através de suas fórmulas.

TESTE DE PLANARIDADE

O teste de planaridade serve para determinar se um dado grafo pode ser desenhado no plano de tal forma que suas arestas só se intersectem nos pontos extremos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (465.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com