O Servidor Samba
Por: Antonio89 • 27/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.004 Palavras (13 Páginas) • 256 Visualizações
Índice
1. Introdução
1.1. Objetivos
1.1.1. Geral:
1.1.2. Especifico:
1.2. Metodologia
2. Samba “Definição e Histórico”
3. Instalação e Configuração do Servidor Samba
3.1. Instalação do Servidor Samba
3.2. Configuração do Servidor Samba
3.3. Configurações inicias [global]
3.4. Compartilhamento
4. Configuração no Sistema Linux
5. Acessando o Servidor
6. Conclusão
7. Bibliografia
Introdução
Nos dias de hoje é notável que a maior parte dos usuários de computadores usam Windows, pelo menos por enquanto. Não podemos também esquecer que as redes de computadores se tronaram tão comuns que mesmo nas residências já se encontram dois ou mais computadores ligados a rede. E ainda não podemos deixar de lado que o Linux pode ser usado como alternativa para aqueles que, por algum motivo, querem abandonar o Windows.
No entanto trocar um sistema operacional não é algo tão simples que possa ser feito de um dia para o outro, isso tornasse real quando falamos de empresas que possuem redes com dezenas ou centenas de computadores.
O objetivo deste trabalho é mostrar como implementar através de uma ferramenta livre – Samba, um ambiente para gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por um computador que utilizam Linux e Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, impressão, e compartilhar dados em uma rede, por computadores clientes que utilizam Windows e Linux como sistemas operacionais.
Uma das funções de um servidor de rede é o compartilhamento de arquivos e impressoras. O Linux possui varias alternativas para este propósito. Uma delas é o Samba.
O Samba é um software livre (gratuito) para Unix e Linux que tem por objetivo compartilhar arquivos e impressoras em redes com máquinas Windows. Isto nos possibilita ter uma mesma rede no Windows e no Linux convivendo harmoniosamente. Neste trabalho iremos conhecer um pouco do que é possível fazer com o Samba.
Objetivos
Geral:
- Instalar e administrar servidor Samba.
Especifico:
- Instalar Servidor Samba;
- Configurar todos os serviços do Servidor Samba;
- Administrar um Servidor Samba.
Metodologia
Em atenção aos propósitos do presente estudo, foi adotada uma abordagem metodológica descritiva e foram usadas varias técnicas de recolha de dados, designadamente a pesquisa bibliográfica, e pesquisa bibliográfica Virtual (Internet).
De acordo com Marconi e Lakatos (1990), a Pesquisa Bibliográfica ou de fontes secundárias, abrangem toda bibliografia já tornada ao público em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, livros, monografias, teses, material cartográfico, com a finalidade de colocar o pesquisador em contacto direto com tudo o que foi escrito ou dito sobre determinado assunto.
Para o levantamento de requisitos foi necessário uma resma (A4), esferográfica, lápis e uma borracha. E para a digitalização foi necessário um computador (Laptop) e o software de nome Microsoft Office 2013, Foi de grande utilidade a ferramenta Microsoft Word, e o Dicionário da língua Portuguesa.
Samba “Definição e Histórico”
O Samba é um software que tem como função principal o compartilhamento de arquivos e impressoras em redes mistas, distribuídos sob licença GPL.
O Samba é um “Software Servidor” para Linux (e outros sistemas baseado em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows e Linux.
Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, server 2003).
Com o servidor Samba temos a possibilidade de compartilhar arquivos, impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste casso o sistema operacional utilizado é Linux. O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003, além de máquinas como Linux, é claro que todo trabalho feito pelo Samba é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor nos controles dos recursos oferecidos.
O Samba foi criado por Andrew Tridgell. Tridgell precisava montar um espaço em disco em seu computador para um servidor Unix. Esse computador rodava DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos NFS (Network File System) para o acesso. Porém, um aplicativo precisava de suporte ao protocolo Net-BIOS (que não era suportado pelo NTFS).
A solução que Tridgell encontrou não parecia ser das mais simples: ele escreveu um Sniffer (pequeno programa para captura de tráfego de dados em rede) para poder analisar o tráfego de dados gerado pelo protocolo Net-BIOS. Uma vez implementado, o Tridgell utilizou a engenharia reserva em cima do protocolo SMB (Server Message Block) e implementou no Unix. Isso fez com que o servidor Unix aparecesse como um servidor de arquivos Windows em seu computador com DOS.
...