O Software-Defined Networks
Por: Jose Silvs • 1/8/2022 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
SDN - Software-Defined Networks
É a abstração da rede, visão da rede como algo programável. Existe uma flexibilidade no encaminhamento dos dados, é desacoplado o controle da rede no envio de dados. É a separação física dos planos de dados e de controle. O plano de controle controla vários dispositivos (switch) através de um protocolo (protocolo southbound).
Os datacenters são os principais locais de utilização de SDN, lá o SDN pode reconfigurar os switchs para que a rede se torne mais flexível e automática, sem depender de uma topologia.
NFV - Network Functions Virtualization
É a abstração de função de rede. Não são mais hardwares e sim softwares que executam em lugares diferentes. Existe uma flexibilidade do processamento das informações, é desacoplado a funcionalidade de uma localização. Softwares implementam as funções de rede que antes eram executadas por um hardware, com serviços virtualizados usando um datacenter.
PDP - Programmable Dataplane (PDP) - Plano de Dados Programável
O plano de dados se torna programável pelo Programming Protocol-independent Packet Processor (P4) expande a capacidade do SDN/OpenFlow e implementa funções de rede como telemetria, firewall, criptografia, etc.
Internet of Things (IoT)
A Internet of Things (IoT), é uma revolução tecnológica que conecta objetos à internet, os objetos não necessariamente precisam estar conectados à internet, mas podem estar conectados a um gateway. Existem várias aplicações dessa tecnologia como nas cidades, casas, campo, saúde e indústria.As tecnologias relacionadas com a IoT são:
-Cloud computing: os sensores dos dispositivos guardam os dados na nuvem.
-Fog computing: infraestrutura computacional do dispositivo armazenada na borda da rede (fog).
-Big data: alguns sensores podem gerar uma enorme quantidade de dados.
-Inteligência Artificial: processamento dos dados, decide o que fazer com os dados gerados.
Tecnologias de comunicação
-Low-Power Wide Area Network (LPWAN): tecnologias que trabalham a baixa potência para ter baixo consumo de energia, a distâncias superiores a 2 km, frequências Sub-GHz, com custo baixo por dispositivo. Esses dispositivos apresentam algumas limitações em relação a taxa de dados (apenas bps a Kbps) e carga útil (playload) de poucos bytes. Exemplos: Sigfox, Bluetooth, Zigbee, etc.
-Long Range Wide Area Network (LoRaWAN): camada física, com taxas de dados entre 300 bps a 50 Kbps, distância menor que 15 km e necessita de um gateway e um servidor.
-Narrowband IoT (NB-IoT): tecnologia de telecom para IoT, não é compatível com redes 4G, possui taxa de dados a 200 Kbps, possui frequências licenciadas e desempenho de baixo atraso, custo maior e tempo de bateria menor que LoRa.
Protocolos de IoT
-MQTT: modelo publish/subscribe, necessita de um broker onde publishers e subscribers se
...