OS ALGORITMOS COMPUTACIONAIS
Por: Sergio Arge • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
INTRODUÇÃO
Temos como objetivo neste trabalho apresentar e ampliar nossos conhecimentos sobre a introdução de Algoritmos Computacionais. Falaremos um pouco sobre conceito de Lógica, Algoritmos, suas características e sua construção corrigem.
Lógica
A Lógica é um ramo tanto da Filosofia quanto da Matemática. O sistema lógico (ou simplesmente a lógica) é um conjunto de regras para raciocínio sobre um determinado assunto. Muitos sistemas diferentes de lógica foram construídos ao longo do tempo. Esses sistemas artificiais de raciocínio têm encontrado atualmente muitas aplicações práticas na computação, como por exemplo, nas aplicações de Inteligência artificial.
A Lógica, em essência, é uma técnica utilizada para se pôr os pensamentos em ordem. A ordenação do pensamento então nos possibilita atingir a determinado objetivo.
Seqüência Lógica
Os pensamentos ordenados podem ser descritos como uma seqüência de instruções que devem ser seguidos para completar-se uma tarefa dada. Desta forma, para chegar ao objetivo, diz-se que se usa a lógica.
Processos
Processo é toda a atividade executada, considerada complexa ou não, e que possibilite algum tipo de transformação ou benefício. Todo e qualquer processo pode ser representado de forma racional, de modo que possa ser compreendido.
A separação de um processo em etapas ou fases pode facilitar o seu entendimento, dependendo da complexidade do processo. Em Informática, um processo também é sinônimo de atividade de processamento de dados.
Todas as atividades executadas em computador através de programas podem ser
Considerados processos. Basicamente, um processo é dividido em 3 fases distintas:
Entrada
Também é o início do processo, geralmente constituída da etapa de entrada de dados ou alimentação do sistema com os dados de que este necessita para operar.
Processamento
Toda a atividade interna do processo é contida nesta etapa, onde os dados fornecidos na fase anterior são analisados, modificados e também podem gerar mais dados, aproveitados durante o processo.
Saída
Constitui o final do processo, onde são fornecidas respostas ou saídas, de acordo com a finalidade do processo e os dados fornecidos na primeira fase.
Algoritmo
Um algoritmo é uma seqüência finita e não ambígua de instruções para solucionar um problema computável. Algoritmos podem ser implementados por programas de computadores. A palavra algoritmo tem origem no nome do matemático persa Al-(Khwarizmi).
Um algoritmo não necessariamente representa um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Para executar a tarefa, o computador necessita receber um conjunto de instruções, que são definidas como as ações elementares (mais simples) que o computador deve executar. Um algoritmo então é uma seqüência de instruções simples que são executadas para chegar-se à solução de um problema.
Características dos Algoritmos Corretos
Um algoritmo, para ser considerado como correto, deve ter três características.
Fundamentais:
a) Objetividade Cada passa do algoritmo deve ter um objetivo bem definido, um.
Propósito que justifique sua existência.
b) Clareza - O algoritmo deve ter clareza em sua construção, com uma ordem de passos bem determinada, para que possa ser compreendido e também executado adequadamente por quem o interpreta, seja um ser humano, ou um computador, ou ainda qualquer tipo de máquina construída para segui-lo.
c) Finitude
O algoritmo, obrigatoriamente deve ter um fim bem definido. Algoritmos e linguagens de programação de computadores Geralmente, os algoritmos são informalmente descritos em uma linguagem próxima da língua natural, mais facilmente compreendida por um ser humano do que por um computador. Um algoritmo pode virtualmente ser implementado em qualquer linguagem de programação.
Construção de Algoritmos Computacionais
O produto de uma linguagem é chamado de código, que define o comportamento do computador para a resolução de problemas. Métodos de construção desses códigos também são estudados na Ciência da Computação. Desenvolver esses códigos pode ser também considerado uma arte e se parecer com qualquer produto artístico de outra área do conhecimento humano.
...