Os Métodos e Técnicas Qualitativas
Por: Wesley Silva • 9/8/2021 • Dissertação • 318 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Metodologia Boston Square - McFarlan
O Boston Square é uma ferramenta derivada do modelo de portifólio estratégico do Boston Consulting Group (BCG), muito popular na década de 80. Ele considera que as aplicações podem estar situadas em quatro quadrantes, de acordo com o impacto nos custos e diferenciação: sistemas de suporte, de produção de reviravolta e estratégicos.
- Sistemas de suporte: são sistemas com pouco impacto na diferenciação. Embora sejam úteis, a empresa consegue viver sem eles;
- Sistemas de produção: possuem grande impacto nos custos, mas não geram diferenciação em relação à concorrência, são os típicos sistema de back office.
- Sistemas de reviravolta: são sistemas que geram grande diferenciação, mas não trazem benefícios de custos;
- Sistemas estratégicos: são sistemas com impacto nos custos e na diferenciação.
As empresas têm, tradicionalmente, concentrado seus esforços de TI no suporte administrativo e nas operações internas. Isto é importante, mas os clientes não dão a mínima importância para os malabarismos que as empresas precisam fazer, dentro das suas quatros paredes, para serem capaz de oferecer seus produtos e serviços. Para os clientes, o que interessa é que os produtos ou serviços desejados estejam disponíveis no lugar e na hora certa, preferencialmente, superando suas expectativas com relação à qualidade e funcionalidade. Para satisfazer esse grau de exigência, as empresas precisam se preocupar mais com os outros dois quadrantes propostos por McFarlan: reviravolta e estratégico. São os investimentos em sistemas que possibilitem a diferenciação frente à concorrência que vão permitir cativar os clientes e garantir vantagem competitiva para as empresas no futuro.
Para fazer uma avaliação da carteira de TI da empresa, utilizando-se o MacFarlan Square, os sistemas existentes devem ser colocados no modelo durante uma discussão conjunta entre executivos de TI e das áreas de negócio envolvidas. O resultado revela o quão alinhados estão a carteira de aplicações atual e as necessidades empresariais.
O mesmo procedimento pode ser seguido para avaliação dos projetos de investimento futuros em TI.
...