PIM IV SISTEMA EM C PARA CADASTRAR PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM COVID-19
Por: anselmo.andrade • 13/4/2022 • Trabalho acadêmico • 2.950 Palavras (12 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
ANSELMO DA SILVA ROSA ANDRADE – 0406604
RAFAEL GIANDOSO SILVA – 0417802
SISTEMA EM C PARA CADASTRAR PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM COVID-19
ANSELMO DA SILVA ROSA ANDRADE – 0406604
RAFAEL GIANDOSO SILVA – 0417802
SISTEMA EM C PARA CADASTRAR PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM COVID-19
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Projeto Integrado Multidisciplinar para a obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.
Orientadora: Professora Vanessa Santos Lessa
“Todos deveriam aprender a programar um computador... pois isto ensina a pensar.”
Steve Jobs
RESUMO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), visa aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Engenharia de Software I e Linguagem e Técnicas de Programação, elaborando um Sistema na linguagem C para cadastrar pacientes com Covid-19, efetuando assim, o acompanhamento e monitoramento para que essa informação possa ser enviada para a central da Secretaria da Saúde, auxiliando na tomada de decisão para o controle da pandemia.
Palavras-chave: linguagem C; cadastro; monitoramento; controle; Covid-19.
ABSTRACT
This Integrated Multidisciplinary Project (PIM) aims to apply and develop the knowledge acquired in the disciplines of Software Engineering I and Programming Language and Techniques, developing a System in C language to register patients with Covid-19, thus monitoring and monitoring so that this information can be sent to the Health Department's central, helping in decision-making for the control of the pandemic.
Keywords: C language; registration; monitoring; control; Covid-19.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 ENGENHARIA DE SOFTWARE I 8
4 LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO 10
5. MANUAIS 13
5.1 Manual de Instalação 13
5.2. Manual do Usuário 14
5.2.1 Tela Inicial 14
5.2.2. Tela de Cadastro e Consulta 15
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
APÊNDICE A – Fluxograma 25
1 INTRODUÇÃO
Neste projeto, temos como objetivo apresentar um sistema desenvolvido na linguagem C, que será utilizado por hospitais para cadastrar pacientes diagnosticados com Covid-19 e necessitam de acompanhamento e monitoramento.
COVID-19, uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). O vírus tem origem zoonótica e o primeiro caso conhecido da doença remonta a dezembro de 2019 em Wuhan, na China. (WIKIPÉDIA, 2021)
O Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) adotou síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) como nome para o novo vírus causador da COVID-19. O presente trabalho objetivou reunir informação sobre a possível origem do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Estudos apontam que SARS-CoV-2 seja um vírus quimérico entre um coronavírus de morcego e um coronavírus de origem desconhecida. (DUARTE, 2020)
Precisamos contextualizar que a Covid-19 causou uma pandemia global, e que mesmo já estando no final de 2021, ainda é um desafio o controle dessa doença, visto que na Europa, já vivemos uma quarta onda de infecções, causando a paralisação de muitos países mesmo após 2 anos dos primeiros contágios. Ao longo deste período, vimos que os investimentos no desenvolvimento de tecnologias foram necessários ao redor do mundo todo. E é neste cenário que podemos demonstrar o quanto o uso de um software pode ser importante, captando informações afim de rastrear e identificar as pessoas contaminadas, para que as autoridades possam tomar decisões com maior assertividade quanto a restrição em determinados locais e regiões.
O sistema será utilizado pelos profissionais da saúde, que devem realizar login no sistema e informar os dados pessoais do paciente, como: nome, CPF, telefone, endereço, data de nascimento e e-mail, data de diagnóstico do covid-19 e informar alguma comorbidade que ele tenha (diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose ou outras) que serão salvas em um arquivo, que pode servir como consulta a qualquer momento. Além disso, após o cadastro o sistema deverá calcular a idade e verificar se o paciente possui alguma comorbidade e se é pertencente ao grupo de risco (maiores de 65 anos). Caso o paciente seja pertencente do grupo de risco o sistema deverá salvar em um arquivo de texto o CEP e a idade do paciente para que essa informação possa ser enviada para a Central da Secretaria da Saúde da cidade.
A linguagem C é uma das mais bem-sucedidas linguagens de alto nível já criadas e considerada uma das linguagens de programação mais utilizadas de todos os tempos. Define-se como linguagem de alto nível aquela que possui um nível de abstração relativamente elevado, que está mais próximo da linguagem humana do que do código de máquina. Ela foi criada em 1972, nos laboratórios Bell, por Dennis Ritchie, sendo revisada e padronizada pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1989. (BACKES, 2013, p. 3)
Para o desenvolvimento do projeto, iremos contar com o auxílio da Disciplina de Engenharia de Software I, que será fundamental na escolha do método e técnica utilizada na construção do software. E também da disciplina de Linguagem e Técnicas de Programação, que nos auxiliará no desenvolvimento do algoritmo do problema e do paradigma procedural estruturado. Nos apoiando no bom desenvolvimento de um software que seja capaz de atender as necessidades que essa pandemia nos impõe, contribuindo assim com o controle e rastreabilidade da doença.
...