PORTFÓLIO 1 – COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Por: Faber29920 • 13/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO - N1SICOA
FABRICIO ALEXANDER NEPOMUCENO DA SILVA RA: 201542015
PORTFOLIO 1 – COMPUTAÇÃO GRÁFICA
...............................................................................................................................
Guarullhos
2017
FABRICIO ALEXANDER NEPOMUCENO DA SILVA RA: 201542015
PORTFOLIO 1 – COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Trabalho apresentado ao Curso Si da Faculdade ENIAC para a disciplina Computação gráfica.
Prof. Nelson
Guarullhos
2017
[pic 2]
Respostas
1)
Rasterização é a ação de converter qualquer imagem vetorial em uma imagem , sendo ela em pixels ou pontos de qualquer periferico de saída, que pode ser em video ou impressora.
Sendo assim a Rasterização é uma aproximação de multiplas variáveis contínuas para um espaço determinado. Assim podemos definir a rasterização de retas como a discretização de um modelo matemático para um espaço quadrado de uma tela ( monitor).
Representação de telas a reta horizontal , vertical ou diagonal dos pixels.
[pic 3]
Todo o pixel da tela é formado por componentes (RGBA) , as quais em conjunto ocupam um espaço de memoria espeficico de 4 bytes , sendo 1 byte por cada componente , assim acessando um pixel pela coordenadas (x,y) e as dimensões (largura x altura) usa se a formula :
X*4 +Y*W*4
Existe diversos tipos de Rasterização de linhas , sendo uma delas usando o algoritmo de Bresenham a qual temos um exercicio sobre esse log.
Rasterização de triângulos e de retas.
rasterização de linhas será implementada por meio do algoritmo do Ponto Médio, tendo em vista que para esse algoritmo, o cálculo de rasterização não envolve operações de arredondamento, soma e multiplicação com dados do tipo ponto flutuante, como ocorria em versões anteriores do algoritmo. Tais modificações, implicaram num melhor desempenho no que diz respeito a rapidez no traçado da reta, tendo vista que agora, para localizar o próximo pixel a ser pintado, usaremos variáveis inteiras e o cálculo do próximo pixel será feito incrementalmente, usando os cálculos já feitos para o pixel antecessor.
2)
Preenchimento de áreas e de polígonos
O Preenchumento de polígonos é o processo de coloração do interior de uma área ou uma região.
Tipos :
Pixel - Nível do pixel , área é descrita ou pela totalidade dos pixels que formão a área ou em termos dos pixels-fronteira que a delimitam.
Geométrico – Uma região é descrita como em termos de objetos , tais como segmentos de reta , polígonos, circunferências e as demais formulas.
[pic 4]
Preenchimento de áreas.
A tarefa de preencher um polígono pode ser divida e separada em duas partes, sendo a primeira decidir que pixels pintar para preencher o poligono e a segunda decidir com que valor pintar o pixel.
Sendo assim nos podemos usar para preencher o pixels Varrendo (scan top-down) linhas sucessivas que interceptam a linha primitiva.
Preenchendo, da esquerda para a direita em blocos de pixels adjacentes que estão dentro da primitiva que defini a área.
Preenchumento por Gérmen
Neste tipo de métodos o utilizador deverá indicar um pixel inicial chamado gérmen, e o germen deve estar no interior do poligono. A partir disso ele inspeciona os pixels adjacentes para determinar se toda a região já foi coberta é um proceddo repetitivo até que todos os pixels do interior da região tenham sido inspecionados.
Esse tipo de método de preenchimento é indicado para aplicações interativas.
Preenchimento de polígono (scan-line Algoritmo)
Este processo é dividio em 3 partes, o primeiro é obter a intersecção da linha de varrimento com todos os lados do poligono.
O segundo é ordenas os pontos de intersecção por coordenada.
O terceiro aplica-se em preencher os pixels entre pares e pontos de intersecção do poligono que são internos a ele. Assim oferencendo a regra de Paridade.
Regra de paridade
Iniciando com par, sempre que encontrar uma intersecção inverte a paridade , o pixel é pintado quando a paridade é impar e o pixel não é pintado quando é par.
Conforme abaixo :
[pic 5]
3)
[pic 6]
4)
(2,4) a (11,9)
[pic 7]
[pic 8]
5)
Z-buffer é uma faz parte da computação gráfica, e ela é formada por memória de um adaptador de vídeo a qual é encarregada de controlar as coordenadas de profundidade das imagens nos gráficas em 3D , ela elimina as sobreposições que normalmente calculados pelo hardares e algumas vezes softwares. (Blender , 3Dmax entre outros.)
Para efetuarmos a apresentação de objetos realistas de um modelo 3D complexo , tendo ação de objetos diferentes é necessario as superfícies normalmente invísiveis com produnfidade .
...