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PROJETO DE OFICINAS BÁSICAS: APROPRIANDO-SE DOS RECURSOS INFORMÁTICOS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Por:   •  21/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

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PROJETO DE OFICINAS BÁSICAS: APROPRIANDO-SE DOS RECURSOS INFORMÁTICOS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: INCLUSÃO DIGITAL PARA OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

JERÔNIMO MILHOMEM TAVARES

LIMOEIRO DO AJURU – PARÁ

2019

PROJETO DE OFICINAS BÁSICAS - INCLUSÃO DIGITAL-RECURSOS INFORMÁTICOS

  1. IDENTIFICAÇÃO

Coordenador do Projeto: Prof. Marcos Leôncio Silva

Dados de Identificação:

Proponente: Prof. Marcos Leôncio Silva

Área: Informática Educativa

Público alvo: Alunos da Escola Estadual Jerônimo M. Tavares

Carga Horária: 100 h mensais

Período de realização: Período letivo de 2019

Responsável pelo Projeto: Professor Marcos Leôncio Silva.

  1. JUSTIFICATIVA

Estamos na era digital, informação e comunicação não são mais luxo e sim uma necessidade. Algumas pessoas têm contato com a tecnologia desde cedo. Apresentam uma bagagem de conhecimentos tecnológicos que lhes permitem ir sempre mais além. Isso faz pensar na progressão que boa parte da população, que não pertencem a essa geração digital, precisa adquirir não só para acompanhar esse desenvolvimento, mas principalmente os avanços que surgem em decorrência dessa geração digital. E, como na escola estadual Jerônimo M. Tavares já está funcionando Laboratório de Informática Educativa, temos alunos que ainda não se apropriaram dos recursos existentes no mesmo.

A falta de domínio na utilização de tais recursos influenciará diretamente no trabalho dos professores de sala de aula, pois os mesmos necessitam que seus alunos estejam preparados para acompanharem as aulas teóricas.

Muitos alunos ainda apresentam uma relação muito distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidades de conhecê-los melhor, o que gera certo desconforto de sua parte quando se deparam com situações em que a utilização dos mesmos é essencial. A tecnologia tem um papel importante em nosso dia-a-dia. Mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e deles depende direta ou indiretamente.

Analisando esta situação elaborou-se a presente proposta visando proporcionar aos alunos da Escola Jerônimo M. Tavares oficinas básicas de informática, focando na apropriação do uso dos computadores do Laboratório, para que os mesmos tenham maior acesso a essa tecnologia e dela possa se beneficiar, seja em seus afazeres, no trabalho, em casa, na escola, no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que se sintam melhor inseridos no contexto em que vivemos. Devemos destacar que na presente proposta entende-se a Inclusão Digital como um processo mais amplo do que apenas ensinar a utilização da tecnologia. O projeto pretende identificar as demandas dos participantes de forma a desenvolver contextos significativos do uso dos aplicativos.

Pretendemos que este projeto de ação social em nossa escola seja uma contribuição no processo de democratização da informação, formando cidadãos melhor informados e garantindo uma maior participação na vida da sociedade. Nesse sentido, estimulando o debate e avaliação das ações dos alunos.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Democratizar o acesso às modernas tecnologias a alunos pertencentes a Escola Estadual Jerônimo M. Tavares, oportunizando-lhes conhecimentos básicos na área de informática educativa, focalizando na apropriação dos computadores, de forma a contribuir na sua formação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • utilizar os recursos da Informática para aprimorar conhecimento.
  • os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade.
  • Desenvolver a auto-estima no processo de aquisição do conhecimento;
  • Acreditar nas próprias descobertas e valorizar-se enquanto pesquisador de seu próprio aprendizado;
  • Ampliar sua capacidade de trabalhar coletivamente, envolvendo-se em grupos de interesse, utilizando ferramentas como exemplo a web para auxiliá-los em suas atividades;
  • Utilizar o computador para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia.
  1. O PROJETO

As oficinas serão desenvolvidas pelo professor Marcos Leôncio Silva com carga horária de 100 horas. Quanto ao conteúdo, será ministrado de forma que o aluno possa ter embasamento teórico e prático necessário para desempenhar suas atividades básicas no computador.

  1. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ALUNOS:
  • Ter disponibilidade de horário.
  • Não possuir conhecimentos básicos em informática.
  • Ser Aluno Matriculado na Escola Jerônimo M. Tavares.

  1. PROGRAMA DAS OFICINAS

Competências:

  •  Compreender os princípios de funcionamento e as características técnicas de computadores e periféricos;
  •  Conhecer e utilizar de forma adequada a Internet;
  • Compreender os princípios de funcionamento e utilização de sistemas operacionais;
  •  Conhecer e utilizar estratégias de edição de texto;
  • Utilizar adequadamente ferramentas de desenho, aplicando conceitos de formas geométricas;
  • Utilizar os recursos dos ambientes virtuais (chat do Facebook, correio-eletrônico, Blogs, messenger) para aprendizagem e troca de experiências;
  • Reconhecer os erros e as dificuldades como elementos oportunos para a aprendizagem;
  • Desenvolver a capacidade crítico-analítica para interpretar processos da tecnologia da informação; 
  • Tomar consciência dos problemas sociais;
  • Desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico;
  • Utilizar recursos da informática para facilitar tarefas;

HABILIDADES

BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS

CH

  • Fazer pesquisas na internet conforme o tema proposto;
  • Utilizar serviços de email e download;
  • Produzir seu próprio texto a partir das pesquisas;
  • Capacidade de Trabalhar em equipe;
  • Abstrair e reconstruir cognitivamente os conceitos abordados em aula;
  •  Refletir criticamente a respeito do uso adequado da internet;
  • Fazer uso de softwares de edição para produzir textos, planilhas eletrônicas, apresentações personalizadas, gráficos, tabelas e desenhos;
  • Salvar, alterar e localizar arquivos;
  • Fazer operações básicas no Linux 4.0

Aplicativos

Introdução ao Linux 4.0

  • Definição
  • Iniciando o Linux 4.0
  • Janelas:organizando, dimensionando, movendo e fechando janelas
  • Ícones: selecionando, movimentando e organizando ícones
  • O Desktop do Linux 4.0

07

Operações no Desktop

  • Visão Geral
  • Configurando o Desktop
  • Imagens de segundo plano
  • Acionando a proteção de Tela
  • Encerrando o Linux 4.0

07

A seção Meu Computador

  • Conhecendo o ambiente;
  • Abrindo unidades, pastas e arquivos;
  • Manipulação de arquivos;
  • Lixeira: removendo definitivamente da lixeira;
  • Atalhos no desktop.

07

Menu Iniciar

  • O Menu iniciar
  • Configuração da Barra
  • O menu documentos
  • Removendo o conteúdo de documentos
  • Localizando pastas e arquivos
  • Procura simples de arquivos
  • Acertando o relógio
  • Pequenos Aplicativos
  • Calculadora – como utilizar
  • O Bloco de Notas – executando o bloco de notas

Abrindo documentos

  • Criando e salvando documentos
  • Edição e seleção do texto
  • Alterando a fonte
  • Configuração de página e impressão
  • A configuração da Página

GIMP

  • Conhecendo o ambiente;
  • Sobre a área de desenhos;
  • Aplicando os recursos de desenho;
  • Salvando e recuperando arquivos;
  • Editando imagem e textos;
  • Utilizando opções de visualização.

16

PROCESSADOR DE TEXTO DO LINUX 4.0

  • Conhecendo o ambiente de editoração;
  • Editando e formatando textos e tabelas;
  • Inserindo e formatando imagens;
  • Salvando o documento.

24

IMPRESS

  • Conhecendo o ambiente de editoração eletrônica;
  • Editando e formatando planilhas;
  • Inserindo fórmulas e gráficos;
  • Aplicações práticas no IMPRESS.

16

INTERNET

  • Conceitos básicos;
  • Entendendo o processo de navegação nas
  • páginas da web;
  • Acessando sites educativos;
  • Conscientizando sobre o perigo em acessar
  • determinados sites e passar informações
  • pessoais pela Rede;
  • Conscientizando sobre o perigo em baixar
  • arquivos da web;
  • Utilizando serviços de e-mail.

23

CARGA HORÁRIA TOTAL

100 H

Indicadores de alcance:

                                       1. Habilidade motora no manuseio do mouse e teclado;

                                       2. Postura corporal no manuseio do computador;

                                           3. Nível de independência na descoberta de recursos, dentre as ferramentas em estudo, não ensinados  pelo professor;

                                       4. Habilidade na resolução de tarefas em equipe;

                                       5. Domínio na utilização das ferramentas utilizadas nas oficinas.

  1. Cronograma:

Período

Atividades

Letivo de 2019

Elaboração de material didático

Prof. Marcos Leôncio Silva

Conteúdos Trabalhados

Aulas No Contra turno

  • O computador, seus periféricos e funções.
  • O computador e suas partes (Hardware e Software).
  • O ambiente Linux 4.0. Acessórios: uso da calculadora, desenhos no Gimp
  • Arquivos do Usuário (salvando e excluindo arquivos; fazendo cópias de uma unidade para outra; organizando em pastas; ).
  • Editor de texto: Processador de Texto do Linux 4.0.
  • Editor de planilha eletrônica: Impress.
  • O que é Internet.
  • Como entrar na Rede (Internet).
  • Pesquisar e fazer downloads.
  • Criando um e-mail.

8. Estratégias de Aprendizagem:

  • Para aproximarmos o aluno do universo da Informática, serão aplicados conteúdos contextualizados, num processo de construção de conhecimentos, ampliação de informações via Internet e sistematização de reflexões através da produção de textos no computador. Visando assim estimular o aluno a buscar no seu universo os conhecimentos empíricos acerca das

questões discutidas em cada encontro, compartilhando com o grupo seu saber, construindo e fortalecendo assim, relações cooperativas no grupo, além da compreensão e assimilação dos conteúdos, consolidando a aprendizagem individual com base na produção coletiva. Este processo favorece a tomada de consciência do mundo que o cerca e de si mesmo, aumentando circunstancialmente as condições de inserção futura no mundo do trabalho e a consequente elevação dos seus níveis de qualidade de vida. Para atingir os resultados esperados nos baseamos num processo contínuo de reflexão, ação e transformação, visando propiciar a construção do conhecimento a partir das seguintes interações:

  • Favorecer ao participante a oportunidade de construir o seu saber nas áreas do conhecimento básico acerca da Informática, durante atividades vivenciadas nas oficinas, construindo assim um conhecimento compartilhado;
  • Após cada tema, faz-se uma roda de conversa, ouvindo opiniões e descobertas dos participantes com o objetivo de sistematizar o aprendizado vivencial e de socializar sua produção.
  • No processo de construção do conhecimento são utilizados os seguintes métodos e recursos pedagógicos: exposição dialogada, pesquisas em sites específicos e sistematização dos trabalhos em aplicativos específicos.

Material didático pedagógico:

  1. Datashow;
  2. Laboratório de Informática Educativa (06 terminais)

9. Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno/ Emissão de

Certificados:

Critério para o acompanhamento e avaliação da aprendizagem do aluno será feito através do relatório de acompanhamento, no que se refere às oficinas, interação com a turma e domínio do conteúdo.

10. Critérios e instrumentos de avaliação do curso:

Auto avaliação dos Alunos;

Verificação do Aprendizado;

11. Bibliografia:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:

Paz e Terra, 1996.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998.

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