PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Por: Priscila Moura Zanelato • 21/8/2020 • Projeto de pesquisa • 7.734 Palavras (31 Páginas) • 187 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
Governança de TI e Gestão da Qualidade Total
BOA VISTA – RR 2020
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
Governança de TI e Gestão da Qualidade Total
Trabalho de desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos adquiridos com as disciplinas de Governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre, embasado numa solicitação de consultoria, a partir de uma empresa fictícia denominada Master Com., e apresentado à Universidade Paulista (UNIP), com a finalidade de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VII).
Aluno: HÉLCIO MOURA DA SILVA – RR1511459
BOA VISTA - RR
2020
Da Silva, Hélcio Moura, 1992 Tecnologia da Informação: Governança de TI e Gestão da Qualidade Total / Hélcio Moura da Silva. - 2020. Projeto Integrado Multidisciplinar VII – Universidade Paulista, Gestão da Tecnologia da Informação, 2020.
1. Governança de TI. 2. Gestão da Qualidade. 3. Sistemas para Internet e Software Livre. I. Universidade Paulista. Gestão da Tecnologia da Informação. II. Tecnologia da Informação. |
RESUMO
O mundo dos negócios vive uma nova fase, onde os clientes deixaram de ser tratados como vilões e passaram a desempenhar o papel de protagonistas. Agora são eles os responsáveis em ditar as regras do jogo que é a economia. Com isso os mercados ficaram efervescentes e sofrem constantes mutações. As empresas precisam de gestores dinâmicos e bem treinados para sobreviverem a tantas turbulências. Ações ou mudanças de cenários inesperadas obrigam os administradores a atuarem com flexibilidade e agilidade. Concorrentes surgem e desaparecem, com uma velocidade extraordinária. Com tantas opções, os consumidores finais procuram preços mais acessíveis e produtos com mais qualidade. E para conseguir oferecer um bem ou serviço nestas condições, as companhias precisam empregar os seus recursos eficientemente e evitar desperdícios. Assim o departamento de Tecnologia da Informação tem como objetivo cuidar da informação, disponibilizando-a com fidúcia e de forma acurada para as tomadas de decisões de norteamento pelo alto escalão. Durante muito tempo a área de TI foi esquecida porque era vista como um mal necessário. Contudo, atualmente ela é fundamental e imprescindível às organizações. Porém, para sua preservação é preciso gerar e agregar valor, alinhando-a com as estratégias de negócios organizacionais. É neste sentido que entra a importância de uma boa Governança de TI. As empresas que governam sua área de TI eficazmente auferem lucros superiores às demais. Posto isso e observados, fundamentados e conceituados os temas aludidos acima, este trabalho objetivou-se em apresentar o projeto de implantação da Governança de TI, conforme solicitação da fabricante de sistemas fictícia Master Com., situada em Boa vista - Roraima, para a correção das falhas apresentadas na área de TI, apontando de forma argumentada e explícita as melhores soluções, dados e estruturas. Visa ainda esclarecer se ao desenvolver aplicações para rodarem em plataformas gratuitas o código-fonte deve ser liberado publicamente, pois seus produtos são todos patenteados e ela depende do faturamento da comercialização para se manter ativa e operante. Embasado nas teorias e conhecimentos expostos, ao final o leitor consegue compreender a relevância da Governança de TI e da adoção da Gestão da Qualidade Total para o sucesso das corporações.
Palavras-chave: Governança de TI; Gestão da Qualidade Total; Tecnologia da Informação
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 8
2.1. Como implantar a Gestão da Qualidade Total 11
2.2. O que é Governança de TI e como abolir o caos gerado por sua falta 13
2.3. Corrigindo as ineficiências de TI 19
2.3.1. Como os principais processos da ITIL serão empregados 21
2.3.2. COBIT e CMMI – Dois complementos muito importantes 25
2.4. Desenvolver ou não software para plataformas gratuitas? 26
3. CONCLUSÃO 28
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30
INTRODUÇÃO
A fabricante Master Com., uma desenvolvedora de sistemas para os segmentos de consórcio, financeiro e empréstimo; situada em Boa Vista – Roraima, não está conseguindo controlar o seu departamento de Tecnologia da Informação. Embora detenha a patente de seus produtos, evitando desta maneira a chance de o usuário final recorrer a concorrentes, ela não está suportando sua clientela.
...