Paradigmas
Por: Fabiana Leandro • 11/6/2015 • Projeto de pesquisa • 412 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Paradigmas de Linguagem de programação
Definindo a linguagem de programação Sintática ela é utilizada pelo programador como uma notação para especificar ações a serem executados pela máquina. Já a linguagem Semântica entende o conjunto de conceitos que um programador usa para resolver os problemas da programação.
A legibilidade influi no desempenho e depuração de programas, manutenção e no desempenho do conjunto da programação, tendo assim o fácil acesso de serem lidos e entendidos. A capacidade de escrita é facilmente uma linguagem que pode ser usada para criar programas, tendo sua simplicidade e ortogonalidade com suporte para abstração e expressividade. E a confiabilidade o programa apresenta a resposta correta, tendo como a verificação de tipos, manipulação de exceções, apelidos (Aliasing) e concluindo assim a legibilidade e a capacidade de escrita.
O programa de fácil leitura seria considera de alto nível, pois é o mais próximo a linguagem humana. Exemplo à linguagem em C.
#include
int main()
{
printf("Olá, Mundo!\n");
return 0;
}
Já o programa de difícil leitura seria considerado de baixo nível, pois sua linguagem compreende a característica da arquitetura do computador, ou seja, só a máquina entende. Exemplo à linguagem em Assembly.
variable:
.message db "Olá, Mundo!$"
code:
mov ah, 9
mov dx, offset .message
int 0x21
ret
Por isso essa diferença.
Resumindo a linguagem de programação pode ser avaliada através dos seguintes critérios, a Legibilidade, a capacidade escrita, confiabilidade, portabilidade, generalidade e o custo. Essa avaliação aplica da seguinte maneira na linguagem da programação, sendo a legibilidade é facilidade de ler e escrever programas, e os fatores que melhoram a legibilidade são a abstração de dados, comandos de controle, modularização de programas, documentação, conversões léxicas, sintaxes e semânticas. Na capacidade de escrita à simplicidade, ortogonalidade, suporte para abstração e principalmente a Expressividade para o programador. A confiabilidade é o mecanismo que facilita a produção de programas que atenda sua especificação, ou seja, faz o tratamento de erros em tempo de execução ou compilação. Já a portabilidade é o quão facilmente um programa pode ser movido de uma implementação para outra, ou seja, ela tem a capacidade de utilização em diferentes plataformas ou sistemas operacionais. A generalidade é o uso em gama de aplicações, sendo assim a precisão e a completeza da definição oficial da linguagem. E por ultimo o custo é a onde iremos avaliar o custo final de uma linguagem de programação.
Caroline Fabiana Leandro ra:1583983911.
...