Pim 5 unip interativa
Por: alexndre16 • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.682 Palavras (11 Páginas) • 506 Visualizações
[pic 1]Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINARV
Universidade Paulista Interativa (Polo de Ceilândia)
[pic 2] Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
Alunos: Daniel De Melo Barbosa RA: 1522354
Jeferson Alexandre l. Dos s. Rodrigues RA: 1522370
Jose Maria Da Silveira Neto RA: 1522375
CURSO: Analise E Desenvolvimento De Sistema
Semestre: 03
Universidade Paulista Interativa (Polo de Ceilândia)
Resumo
O trabalho a ser desenvolvido por um grupo de analistas, consiste em testar um sistema pré-existente, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, com o objetivo de verificar sua correção em relação ao comportamento esperado e criar uma base de dados para controle dessa revisão.
Os analistas criaram um programa para o desenvolvimento de um sistema, para ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para publicação em congressos e revistas científicas da universidade. A empresa que contratou nossos serviços foi a DEPP.
Palavras Chaves:Artigos Acadêmicos, analistas
Abstract
The work to be developed by hum Analyst group consists of Test System hum pre- EXISTING called Articles Formatting System Academic , with VerificAR Goal YOUR Grinding in relation to the expected behavior and CREATE A basic paragraph Data Control this review.
Analysts OS created hum Development Programme hum System, to help authors NA Academic Articles Formatting paragraph Publication in University Congresses and Journals . The Company Who hired OUR Services was a DEPP
Key Words:Academic articles , analysts
Sumário
Introdução
Um grupo de analistas recebeu uma oferta de criar um sistema para uma empresa. Essa empresa chamada DEPP, solicitou o serviço de criar um sistema de formatação de artigos acadêmicos, que serão submetidos, pelos autores, aos congressos e revistas cientificas.
Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pela DEPP, em formato PDF e se tiver 42.000 caracteres.
Para a avaliação do sistema foram identificados 10 casos de teste, para serem executados pelos analistas, afim de testar a qualidade do programa assim feito.
Desenvolvimento
Banco de Dados
Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo, a lista telefônica por exemplo pode ser considerada um banco de dados. Antigamente as empresas armazenavam informações em arquivos físicos, mas o surgimento e evolução dos computadores possibilitaram o armazenamento de dados de modo digital. Assim os bancos de dados evoluíram e se tornaram o coração de muitos sistemas de informação. Podemos simplificar essa definição para: “Bancos de dados são coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações.” Os dados são armazenados em áreas chamadas páginas. O tamanho dessas páginas pode variar de banco para banco. Nelas, são armazenados os dados e os metadados (são os dados dos dados).
Dados Vs Informações
Muitos consideram dados e informações como palavras sinônimas, mas na verdade não são. Para entender o que é um banco de dados é muito importante saber a diferença entre essas duas palavras.
- Dados são fatos brutos, em sua forma primária. E muitas vezes os dados podem não fazer sentido sozinhos.
- Informações consiste no agrupamento de dados de forma organizada para fazer sentido, gerar conhecimento.
Por exemplo, o número 2001 isoladamente faz algum sentido? Não! Isso é um dado. E se eu dissesse: “Ano do atentado terrorista às torres gêmeas: 2001”? Agora faz sentido! Isso é uma informação. Um banco de dados é uma estrutura de dados organizada que permite a extração de informações.
Metadados
Todo dado relativo a outro dado é chamado de metadados. No exemplo anterior do ano 2001 o dado “Ano do atendado terrorista às torres gêmeas” é um metadado, pois ele é um dado sobre o dado “2001”. Um outro exemplo mais comum em banco de dados: o campo telefone da tabela cliente tem, entre outros, os seguinte metadados: nome (telefone), tipo (texto), tamanho (30 caracteres), obrigatoriedade (não), etc.
Um banco de dados é formado por dado e metadados. Sem os metadados não seria possível organizar e extrair informações de um banco de dados.
Engenharia de Software
O levantamento de Requisitos de Software
O início para toda a atividade de desenvolvimento de software é o levantamento de requisitos, sendo esta atividade repetida em todas as demais etapas da engenharia de requisitos.
Sommerville (2003) propõe um processo genérico de levantamento e análise que contém as seguintes atividades:
- Compreensão do domínio: Os analistas devem desenvolver sua compreensão do domínio da aplicação;
- Coleta de requisitos: É o processo de interagir com os stakeholders do sistema para descobrir seus requisitos. A compreensão do domínio se desenvolve mais durante essa atividade;
- Classificação: Essa atividade considera o conjunto não estruturado dos requisitos e os organiza em grupos coerentes;
- Resolução de conflitos: Quando múltiplos stakeholders estão envolvidos, os requisitos apresentarão conflitos. Essa atividade tem por objetivo solucionar esses conflitos;
- Definição das prioridades: Em qualquer conjunto de requisitos, alguns serão mais importantes do que outros. Esse estágio envolve interação com os stakeholders para a definição dos requisitos mais importantes;
- Verificação de requisitos: Os requisitos são verificados para descobrir se estão completos e consistentes e se estão em concordância com o que os stakeholders desejam do sistema.
O levantamento e análise de requisitos é um processo iterativo, com uma contínua validação de uma atividade para outra, conforme exemplificado pela
Figura 1.
...