Portfólio Individual - Projeto Interdisc. Aplicado a Tec. Em Análise e Desenv. de Sist. I
Por: 08090914 • 29/3/2020 • Relatório de pesquisa • 7.465 Palavras (30 Páginas) • 367 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera de Taguatinga - UNIDERP
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (PROINTER V)
5º Semestre
RELATORIO FINAL
Jair Parga de Melo– RA: 5969342673
José Rodrigo de Melo– RA: 2500646026
Jhonny Lorgéat– RA: 6068305673
Matheus Marques Pacheco– RA: 2593684745
TUTOR PRESENCIAL: Clemilson Oliveira
TUTOR DISTÂNCIA: Joice Siqueira Lima
BRASÍLIA
2019
Jair Parga de Melo– RA: 5969342673
José Rodrigo de Melo– RA: 2500646026
Jhonny Lorgéat– RA: 6068305673
Matheus Marques Pacheco– RA: 2593684745
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos
Superiores de Tecnologia (PROINTER V)
Projeto Interdisciplinar de Autoaprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera de Taguatinga, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Orientador: Clemilson Oliveira
BRASÍLIA
2019
RESUMO
Este projeto propõe o desenvolvimento de um aplicativo para a plataforma Android, a fim de facilitar o acesso aos seus recursos disponibilizados no ambiente virtual por parte da comunidade acadêmica, através dos dispositivos móveis. Dessa forma, possibilitando a comunidade acadêmica manter-se atualizada sobre os recursos disponibilizados através do ambiente de aprendizado virtual. Primeiramente, realizamos um relatório parcial, onde apresentaremos os modelos de iniciação, como foi planejado e monitorado o projeto.
Palavras-chave: Relatório, Projeto, Aplicativo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 10
1.1 Problema 12
1.2 Objetivos 13
1.3 Metodologia e organização do Trabalho 15
1.4 Justificativa 16
1.5 Plataforma de Desenvolvimento 17
1.6 Requisição Formal de Proposta (RPF) 17
1.7 Termo de Abertura do Projeto 20
1.8 Definição da equipe 21
2 DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MOVEIS 22
2.1 Painel administrativo: 22
2.2 Aplicativo para smartphone: 22
2.3 Designer 22
2.4 Webdesigner 22
2.5 Analista de sistemas 23
2.6 Arquiteto de Software 23
2.7 Desenvolvedor / Programador 23
2.8 Analista de banco de dados (DBA) 23
2.9 Analista de Testes 24
3 PLANEJAMENTO 24
3.1 Riscos em Aplicativos para Móveis 24
∙ Requisitos Funcionais 27
∙ Requisitos Não Funcionais 28
3.2 Definição do Escopo do Produto (Product Backlog) 29
3.3 Configuração do projeto 30
3.4 Primeiro Sprint 31
3.4.1 Primeira Reunião de Planejamento do Sprint 31
Escopo do projeto 32
___________________________________________________Diagrama de Classe 35
___________________________________________________Diagrama de Sequencia 37
3.4.2 Execução 39
3.4.3 Formatando o Android de Fábrica utilizando a linha de comando MASTER_CLEAR 49
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 50
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 51
ANEXO I – TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (TAP) 52
13 – Documentos de Referência 55
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Tabelas de custo 16
Tabela 2 - Plano de Gerenciamento de Qualidade 27
Tabela 3-Estrutura do Projeto (EAP) 27
LISTA DE TABELAS
Figura 1 - Tela inicial 29
Figura 2 – Tela projeto 30
1 INTRODUÇÃO
De acordo com a ANATEL, é observado o crescimento de uso de dispositivos móveis no mundo inteiro, incluindo principalmente o número crescente de celulares também no Brasil onde já existem mais celulares do que habitantes brasileiros. Celulares estão cada vez mais poderosos com melhores processadores e telas maiores. Esses celulares são conhecidos como smartphones.
Conforme Pereira e Da Silva (2009), a plataforma Android foi construída com a intenção de permitir aos desenvolvedores criarem aplicações móveis que possam tirar total proveito do que um aparelho portátil possa oferecer. Desenvolver um software (aplicativo) nativo para sistemas móveis Android, tecnologia que permitirá aos usuários do ambiente de aprendizagem virtual acessar o conteúdo e as atividades a partir de dispositivos móveis.
Este aplicativo terá a seguinte funcionalidade: permitir que os alunos trabalhem de forma colaborativa para a resolução de uma determinada tarefa e o seu acompanhamento. Voltado para o desenvolvimento de atividades que precisam ser realizadas em grupos e com a divisão das tarefas, de forma que seja possível o compartilhamento da versão mais recente da atividade para todo o grupo
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