Projeto Integrado Gestão de Tecnologia da Informação
Por: Lalalucena • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 371 Visualizações
UNIFRAN – UNIVERSIDADE DE FRANCA
PROJETO INTEGRADO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO TECNOLÓGICA
MONALISA LUCENA DA SILVA OLIVEIRA
RGM: 17970059
ITAÚ DE MINAS – MG
2018
Sumário
Introdução ...................................................................................................... 1
Justificativa .................................................................................................... 2
Objetivo ......................................................................................................... 3
Requisitos Funcionais .................................................................................... 4
Requisitos Não Funcionais ............................................................................ 6
Diagrama de Classes .................................................................................... 7
Casos de Uso ................................................................................................ 8
Considerações Finais .................................................................................... 9
Referências .................................................................................................. 10
Introdução
“A má notícia é que o tempo voa. A boa é que você é o piloto.”
O que diz essa frase? Sabemos que o tempo tem sido considerado “artigo de luxo”.
Nos dias de hoje, temos nos deparado com situações onde quem objetiva o bom uso do tempo sai e vantagem. A aquisição de produtos on-line é um bom exemplo dessa objetividade na compra de uma diversidade de produtos de várias categorias, como: roupas, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, móveis e até ingressos de suas variadas modalidades, seja um jogo de futebol, uma peça de teatro ou até um show.
O desenvolvimento desse sistema de vendas de ingressos de cinema on-line traz ao usuário/cliente o conforto de adquirir seu ingresso do aconchego do lar. Quem nunca se frustrou ao chegar ao cinema, diante daquela tão esperada estreia e se deparou com aquela fila enorme, e pior, depois de um tempo grande de espera ainda não conseguiu o tão esperado ingresso?
A tecnologia tem avançado, e é necessário que a usemos para facilitar o nosso dia-a-dia até que seu uso se transforme em algo natural. Como diz o artigo do Jornal O Globo, “Tecnologia boa é a que você não percebe”.
Justificativa
Esse projeto tem por finalidade criar um sistema de venda de ingressos para cinema on-line e justifica-se no grande crescimento da procura das pessoas aos cinemas.
Muito se engana quem acha que as salas de cinema se esvaziaram nos dias em que vivemos a era das TVs de tela gigante e da Netflix, pelo contrário, vemos somente crescimentos de faturamento de bilheterias, lançamentos após lançamentos, crescimento esse, que chegou a 38,6 bilhões de dólares em 2016.
Diante dessa perspectiva, é inaceitável que as salas de cinema percam seus expectadores pelo fato de não poderem garantir seu acesso à sessão por não conseguiram seus ingressos, pois o cinema em questão, sendo o único da cidade, não possui um sistema de vendas on-line que poderá garantir que seus planos de diversão e entretenimento não sejam frustrados.
Assim, foi feita uma análise das necessidades do cinema em questão. Foi observado que o cinema em questão oferece somente a venda de ingressos presencial, o que acarreta muitas filas, desgaste, cansaço, perda de tempo e até desistência por parte dos clientes.
Mediante essa situação, foi observado que o cinema já possui um site onde divulga os filmes que estão em cartaz, horários de exibição e também as previsões futuras de lançamentos. Sendo assim, ao acessar o site para informações dos filmes, os clientes poderão já, através do próprio site, adquirir seu ingresso, o que por sua vez, trará um possível aumento das vendas e conforto aos usuários.
Objetivo
O objetivo desse projeto é descrever um sistema de vendas de ingresso de cinema on-line que seja de fácil acesso, onde qualquer pessoa possa acessar de sua casa e adquirir, no próprio site do cinema em questão, sem encontrar dificuldades, ao pesquisar os filmes em cartaz e seus horários ele possa a partir dali adquirir seu ingresso e assim economizar seu tempo e disposição para o objetivo final que é assistir ao filme.
Levantaremos nesse projeto todas as etapas para o eficaz funcionamento de um sistema de vendas de ingressos, bem como sua eficácia e funcionalidade para que os clientes/usuários tenham facilidade no acesso e conclusão do seu objetivo, ou seja, a efetivação da compra do ingresso.
Requisitos Funcionais
- RF 01 => O SISTEMA OFERECE AS OPÇÕES DE FILMES EM CARTAZ:
O cliente acessa o site, escolhe o filme e seleciona a opção para obter as informações sobre o título escolhido.
- RF 02 => O SISTEMA FILTRA APENAS AS INFORMAÇÕES DO TÍTULO ESCOLHIDO:
Uma vez selecionada a opção, após obter as informações referentes ao titulo, como a classificação indicativa, tipos de exibição (dublado ou legendado), gênero e duração, o cliente terá a opção de clicar no link “comprar” adicionado à disposição de horários.
- RF 03 => O CLIENTE PODERÁ ADQUIRIR MAIS DE UM INGRESSO EM CADA COMPRA:
O cliente poderá optar por um ou mais ingressos, seja na mesma sessão ou em outra sessão ou título diferente na mesma compra.
- RF 04 => O CLIENTE PODE ESCOLHER O ASSENTO DE SUA PREFERÊNCIA:
O site direciona o cliente a um mapa de assentos especificados por cor, onde os assentos vermelhos estão indisponíveis e os verdes estão disponíveis, bem como também, assentos para cadeirantes, acompanhantes, pessoas com dificuldade de locomoção e obesos.
- RF 04 => O CLIENTE REALIZA CADASTRO OU LOGIN:
O cliente é direcionado a uma página de login, onde deverá se cadastrar. O cadastro pedirá um e-mail e o cadastramento de uma senha, após confirmação do e-mail e senha será exibida a planilha para cadastrar nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, RG, Telefone, endereço. Feito isso, o cliente concorda com termos de uso e salva. Caso o cliente já possua cadastro, informa e-mail e senha para ser redirecionado.
...