Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
Por: flavio0208 • 1/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.776 Palavras (16 Páginas) • 149 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO ODONTOPALMEIRA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM VI
Polo IESU/FAREC
2019
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO MPOINT
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM VIII
Aluno: Flávio Leonardo Cavalcanti Cordeiro
RA(s): 1896646
Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Semestre: 2º
Polo IPESU/FAREC
2019
RESUMO
Este projeto visa o desenvolvimento de um software de ponto eletrônico mobile. Com o grande número de empresas que contam com funcionários que trabalham externos, e verificando que as mesmas estão cada vez mais entrando na era digital, tendo softwares mobiles para seus fins comerciais, verificamos que elas pouco evoluíram no que diz respeito aos pontos dos funcionários externos. Notamos que a maioria delas ainda está na era do ponto eletrônico tradicional, pendurado na parede da empresa. Neste projeto demostraremos como podemos mudar este cenário utilizando o ponto eletrônico mobile.
Palavras Chave: Ponto eletrônico, mobile, funcionários externos.
ABSTRACT
This project aims to develop a mobile electronic point software. With the large number of companies that have outsourced employees, and seeing that they are increasingly entering the digital age, having mobile software for their business purposes, we find that they have evolved little with respect to the points of external employees. . We note that most of them are still in the era of the traditional electronic dot hanging on the company wall. In this project we will demonstrate how we can change this scenario using the mobile electronic point.
Keywords: Electronic point, mobile, external employees.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. MPoint 7
2. Mercado Consumidor 8
3. ANALISE DA CONCORENCIA 9
4. QUALIDADE DE SOFTWARE 10
5. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 11
5.1 REQUISITOS FUNCIONAIS 12
5.2 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS 13
6. PLANO DE TESTES 13
7. GERENCIAMENTO DE PROJETO 14
8. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES 18
9. AQUISIÇÕES E CUSTOS 19
10. CRONOGRAMA 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
Referências 22
INTRODUÇÃO
Com o aumento pela demanda de funcionários que desenvolvem suas funções no ambiente externo à empresa, e o aumento das terceirizadas que abrangem estes serviços, o mercado está em adaptação para as novas oportunidades de negócios geradas para prover um melhor gerenciamento destes recursos. E entre as oportunidades que surgiram com estes trabalhos externos, foram os controles de pontos online.
Segundo a Executiva outsourcing(https://executiva.adm.br/terceirizacao-se-prepara-para-bater-recordes-em-2019/), é possível que em 2019 seja alcançado um número de mais de 4 milhões de pessoas terceirizadas. Os números comprovam a expressividade da terceirização no mercado de trabalho nacional, seguindo uma tendência mundial.
As empresas de telefonia, eletricidade, saneamento básico, entregas, vendas, entre outras, são grandes utilizadoras desta mão de obra terceirizada e com foco no serviço externo.
Visitando algumas empresas de pontos eletrônicos, notamos a carência de um sistema de ponto mobile, pois, os existentes são para web e sim pensados para desktops. Por não serem pensados para mobile, estes softwares não utilizam o potencial total dos smartphones, não dando a segurança necessária para que as empresas optem por eles.
Demostraremos como um software desenvolvido e especializado no ambiente mobile pode dar a segurança e cumprir com os requisitos e segurança que as empresas esperam, ganhando assim um mercado que não para de crescer.
MPoint
O aplicativo MPoint será desenvolvido visando o controle de ponto dos funcionários que trabalham externos a empresa, de modo totalmente intuitivo o usuário irá poder registrar seu ponto, acessar as informações sobre suas horas trabalhadas, faltas, férias e tudo que seja imprescindível para o seu controle de ponto.
Utilizando este aplicativo os gerentes terão total controle dos pontos dos funcionários, tendo visões por equipes, horas trabalhadas, faltas, férias e tendências.
Um outro ganho do uso deste aplicativo é a não formação de filas nos locais onde ficam os pontos eletrônicos convencionais. Filas estas que atrapalhava as saídas de equipes a campo, como também atrasava os funcionários que trabalham internos na empresa.
A redução de custos é um outro fator de primordial importância, pois não é necessária uma máquina de ponto física.
...