Redes - Configuração Anel
Por: deg oliveira • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Definição
Circuito montado em série, onde cada computador possui dois cabos, um conectado ao computador anterior da rede e o outro conectado ao próximo, com a finalidade de transmitir e receber dados.
Para um computador se comunicar com o outro, a mensagem deve passar pelos computadores no meio do caminho.
Teoricamente, se o cabo partir ou computador “pifar”, a rede deixa de funcionar, na prática, esse problema é resolvido com a utilização de um periférico concentrador chamado MAU (unidade de acesso multiestação), que remove do anel computadores defeituosos.
Por este motivo, apesar da arquitetura lógica ser em anel, na prática, esta rede se parece com uma estrela.
O método de transmissão de dados é feito pela passagem de uma “ficha” (token). As arquiteturas Token Ring e FDDI utilizam esta topologia.
Token Ring
Nesta topologia, circula um quadro de dados chamado “ficha” ou “token”, e por utilizar a topologia em anel, ela foi batizada de “Token Ring”.
Cada máquina só pode enviar um quadro de dados para a rede quando a ficha passa pela máquina e esta estiver vazia, assim, a rede consegue garantir que somente uma transmissão seja efetuada por vez, esta ficha sempre circula na mesma direção.
A token ring foi popularizada pela IBM nos anos oitenta, hoje esse modelo é mais utilizado em sistemas de automação industrial.
A token ring utiliza tipicamente o cabo par trançado com blindagem de 150 Ω (ohms)(a IBM chama esse cabo de tipo 1), consegue atingir taxas de transferência de até 100 Mbps e possui um limite máximo de 100 metros.
FDDI
Esta topologia é em anel assim como o Token Ring, porém permite o uso de um segundo anel para que a rede tenha tolerância a falhas, cada anel opera em sentido contrário ao outro.
Meio Organizacional
Muitos consideram a estrutura em anel uma arquitetura “morta”, no entanto, muitas empresas ainda possuem este tipo de rede em funcionamento, especialmente as que possuem computadores de grande porte (mainframe) da IBM.
Normatização
Além dos cabos tipo 1 geralmente utilizado na token ring, é comum encontrar estruturas em anel com cabos de fibra ótica ou cabos coaxiais com conectores BNC em formato de T, onde, uma das pontas é conectada ao computador e as demais são empregadas na transmissão de dados.
Vantagens:
O desempenho da rede não depende do número de máquinas conectadas à ela;
Capaz de transmitir e receber informações em ambos sentidos.
Desvantagens:
Dependendo da arquitetura, a falha de qualquer nó acarretará na falha da rede inteira;
O diagnóstico de falhas é difícil;
A reconfiguração da rede, seja para acrescentar ou retirar nós é mais complicada.
Referências bibliográficas
Redes de Computadores, Torres, Gabriel, Editora Nova Terra, 2010
...