Relatório de ADOSP
Por: Aifribeiro • 30/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 209 Visualizações
UNIMEP
Universidade Metodista de Piracicaba
Relatório de ADOSP
Aline Fernanda Ribeiro RA: 15.0373-9
Fábio Luiz Vicentini RA: 15.0683-1
Lucas DossoBrunelli RA: 15.6115-8
Tiago Antunes Simioni RA: 15.0216-0
Valter Luís Clemente da Costa RA: 15.0101-4
Santa Bárbara d’Oeste
Maio/2017
UNIMEP
Universidade Metodista de Piracicaba
Aline Fernanda Ribeiro RA: 15.0373-9
Fábio Luiz Vicentini RA: 15.0683-1
Lucas DossoBrunelli RA: 15.6115-8
Tiago Antunes Simioni RA: 15.0216-0
Valter Luís Clemente da Costa RA: 15.0101-4
Relatório de ADOSP
Data de entrega do relatório: 15/05/2017
Trabalho apresentado sob a orientação do Prof. Luiz Eduardo R. dos Santos, da disciplina de Análise de Desempenho Operacional em Sistemas Produtivos.
Santa Bárbara d’Oeste
Maio/2017
Sumário
1. Objetivo 4
2. Introdução 4
3. Descrição do Sistema 5
4. Desenvolvimento 5
4.1. Ritmo de Chegada 7
4.2. Ensacar 8
4.3. Área de Inspeção 9
4.4. Área de Estoque 10
5. Solução para o problema 12
6. Conclusão 14
1. Objetivo
Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar os parâmetros de cada processo do sistema escolhido para avaliação. Desenvolver o espírito crítico dos alunos para a interpretação e resolução dos resultados gerados.
2. Introdução
Este relatório tem por objetivo analisar o desempenho produtivo da empresa A. Schulman, que dispõe da produção de polímeros, diante dos dados presenteados neste documento será possível observar como funciona a produtividade de entradas e saídas de produtos da empresa.
Vale salientar que este processo possui uma falha, e o grupo sugere uma oportunidade de melhoria para que o desempenho seja aumentado.
O fluxograma a seguir mostra a disposição dos processos que serviram de estudo, porém as áreas com maiores problemáticas são as finais que são determinantes para o bom funcionamento do processo.
Fluxograma do sistema escolhido.
O relatório tornou-se possível com a ajuda do gestor da área que dispôs as informações aqui contidas.
O grande desafio foi propor a melhoria do processo uma vez que nem todos os membros do grupo tinha conhecimento pratico das atividades, os dados nos forneceram ideias para que a proposta fosse fundamentada.
Outros aspectos tornaram importantes de serem observados na medida em que o projeto e a coleta dos dados foram se consolidando, por fim o aumento da eficiência da produção se deu diante de seu balanceamento, tornando assim um processo continuo e equilibrado.
3. Descrição do Sistema
Os dados da parte de matérias primas são correspondentes ao tempo em que o operador de empilhadeira leva para separar e levar o material requisitado até a área de mistura.
A segunda etapa contempla o tempo em que o trabalhador demora em fazer as misturas dos materiais que, posteriormente irão para o dosador.
O setor de dosagem é o tempo que o operador de empilhadeira demora em levar este material misturado até o segundo andar onde haverá o acerto de processo.
A quarta parte corresponde ao tempo que o colaborador leva para colocar este material no dosador.
O quinto passo é decorrente da máquina.
Após o material ser processado, ele vai para o Silo e então, marca-se o tempo que é levado para ensacar, montar o pallet e o operador de empilhadeira levar este pallet até a área de inspeção.
A área de inspeção corresponde ao tempo que o laboratório leva para poder liberar o material.
E por fim, o último processo é o tempo levado para armazenar este material no estoque.
4. Desenvolvimento
Em grupo debatemos a escolha do sistema a ser abordado na prática, foi decidido utilizar o sistema produtivo da empresa A. Schulman, produtora de polímeros. Com o decorrer das aulas obtivemos a habilidade de analisar os processos presentes em uma empresa, assim tornou-se possível a coleta de dados de um determinado período da produção da empresa.
Foram coletados os tempos de três processos, sendo eles: ensacar e montar pallet; área de inspeção de mercadoria; e estoque, divididos em operações, como mostra a tabela abaixo.
Tabela 1: Dados coletados do sistema escolhido.
Durante as aulas foi-se possível a compreensão e aprendizado de como montar o esquema no programa Plant Simulator, foi-se inserido os dados no sistema onde o mesmo nos forneceu as tabelas descritivo-estatístico do nosso sistema em análise.
4.1. Ritmo de Chegada
Tabela 2: Parâmetros do Ritmo de
...