Revolução digital na Segurança
Por: andnonato • 4/12/2015 • Projeto de pesquisa • 4.577 Palavras (19 Páginas) • 296 Visualizações
Revolução Digital na Segurança
Andresa Franco Nonato, Fábio de Souza, Natiele Kronbauer, Victor Torres
UNIBH – Centro Universitário de Belo Horizonte
Avenida Prof. Mário Werneck, 1685 – Estoril - Belo Horizonte – MG – Brasil
andresanonato@hotmail.com, fabiosouza@hotmail.com, natikronbauer@gmail.com, victorhxtorres@gmail.com
Resumo. Analisando nosso presente momento histórico, nos encontramos com um complexo e, de certo modo, eficiente mundo da informação. Entretanto como sendo complexo e quantitativo mostra-se, também com o decorrer do tempo e a evolução das tecnologias, altamente inseguro. As preocupações com segurança da informação tornam-se cada vez mais primordiais, levando empresas, executivos e inclusive pessoas leigas a obterem conhecimentos no mínimo de conceitos básicos de segurança da informação.
Abstract. Analyzing our actual historic moment, we can see a complex, and efficient information world. Even though It is complex and quantitative it is also, on the other hand, highly insecure, considering the technology evolution. The concerns about security becomes more primordial, requiring that companies, governments and even non technical persons to have a minimal and basic knowledge about information security.
Introdução
O trabalho interdisciplinar permite a integração das disciplinas vistas na faculdade com a real situação da sociedade. Através da interdisciplinaridade é possível aplicar os conceitos acadêmicos em situações reais do nosso cotidiano, assim vinculando a teoria com a prática, objetivando um melhor entendimento e relação entre as mesmas.
Trata-se de oportunizar a nós uma visão mais ampla e consciente da importância dos conteúdos ministrados e, em especial, de nossa interrelação. Possibilitando-se, deste modo, um melhor aproveitamento dos conhecimentos que nos são transmitidos cotidianamente.
Na oportunidade, serão aplicados na prática os conhecimentos das disciplinas do semestre em questão associados aos dos semestres já trabalhados, aplicando tais conhecimentos em situações da vida, tendo como objetivo maior a convergência desses conhecimentos e importância dos mesmos.
A interdisciplinaridade é o princípio pedagógico do curso na busca de convergir disciplinas, o propósito é tornar-se capaz de aplicar todo o conhecimento deste ciclo em um projeto capaz de atender a necessidade atual com a complexidade diversificada das áreas especificas tornando-as um único elemento.
O grande marco da revolução digital foi no final da década de 60, quando surgiu a internet, com a intenção de interligar dados de alguma maneira. No entanto, a internet conhecida nos dias de hoje, só teve início no começo de 1990, através do Word Wide Web (Rede de Alcance Mundial). Antigamente, era apenas de uso exclusivo da indústria bélica, utilizada nas buscas de tecnologia de espionagem. A partir daí o que era de acesso somente de quem tivesse profundo entendimento de computadores, passou a ser alcançado por outras pessoas que não tinham tanto conhecimento. Assim, a internet que antes era associada a fanáticos por computadores e pesquisadores, ficou popularizada entre diversos tipos de pessoas, fazendo parte dos lares e sendo utilizada por toda a família.
Segurança em computadores é um termo geral que abrange uma grande área da computação e processamento de dados. Setores que dependem de sistemas de computador e redes para conduzir transações diárias de negócios e acessar informações cruciais encaram seus dados como uma parte importante de seus recursos.
A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e através de um algoritmo. É com isto que lida a teoria da computação, subcampo da ciência da computação e da matemática. Durante milhares de anos, a computação foi executada com caneta e papel, ou com giz e ardósia, ou mentalmente, por vezes com o auxílio de tabelas ou utensílios artesanais.
A partir da segunda metade do século XX, com o advento dos computadores eletrônicos, a Computação passou a ter uma presença cada vez mais marcante na sociedade, influenciando a vida diária de parte da população mundial. A partir da década de 1950, a Computação ganhou o status de Ciência surgindo então o termo ciência da computação, uma área do conhecimento humano hoje fortemente ligado à produção de software.
O maior problema da segurança na contemporaneidade é a ineficiência. Softwares com camadas de segurança sempre necessitam de tecnologias fortes, mas que sempre vêm acompanhadas com possíveis falhas. A combinação de algumas falhas podem gerar através de sucessivos ataques, uma quebra no sistema por usuários que tem acesso mesmo que baixo ao sistema.
A hipótese consiste nos fabricantes de softwares para segurança que manipulam dados que circulam na rede. Estes dados tem importância e, quanto maior esta importância, maior deve ser o cuidado com eles. Onde guardar e como permitir o acesso são as questões essenciais para os variados tipos de operação a serem implementados no software ou rede.
A justificativa deste artigo consiste em provar que o nível de segurança atual não consegue suprir as nossas necessidades e que, mesmo assim, deve ser sempre aperfeiçoado. A evolução dos sistemas acompanham também falhas de processamento, que são praticamente inevitáveis e que sempre serão exploradas por alguém. Torna-se um processo sem fim reparar estes erros e, para novas funcionalidades, novos erros (ou “injections” no sistema) surgião para serem consertados.
A metodologia aplicada e o roteiro do desenvolvimento do artigo da segurança da informação como vestem nesta pesquisa baseiam-se em análises históricas, compreensão do que temos hoje e para onde vamos. Os problemas, as vantagens e os métodos usados para a segurança são aspectos que nos apoiaremos para seguir esta pesquisa.
Desenvolvimento do subtema
Sentido etimológico da palavra de acordo com o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis (UOL, 2010):
Segundo o dicionário, a palavra segurança significa: sf (seguro+ança) 1 Ato ou efeito de segurar; seguração. 2 Estado do que se acha seguro; garantia. 3 Proteção: Os abrigos antiaéreos não oferecem segurança contra bombas atômicas. 4 Certeza, confiança, firmeza, infalibilidade. 5 Afirmação, certificado, protesto. 6 Força ou firmeza nos movimentos. 7 Penhor de garantia de uma dívida; caução. 8 Pessoa ou coisa que serve de estudo ou de apoio a outrem ou a outro. 9 Afoiteza, confiança em si, firmeza de ânimo, resolução. Prenhez das fêmeas dos quadrúpedes. Antôn (acepção 3): insegurança, risco, perigo. S. do juízo, Dir: oferecimento, feito pelo executado, de garantia em bens de valor equivalente ao do objeto da condenação, a fim de apr esentar embargos à execução. S. nacional, Dir: garantia das instituições políticas do Estado proporcionada pelas instituições militares. S. no nível de compartilhamento, Inform: sistema operacional de rede que, para limitar o acesso, atribui senhas para os recursos. S. pública, Dir: garantia e tranqüilidade asseguradas ao indivíduo e à coletividade pela ação preventiva da polícia. Com segurança: com firmeza; livre de risco; seguramente; sem temor.
...