SSD – Solid State Drive
Por: elainedias01 • 19/4/2016 • Dissertação • 268 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
SSD – Solid State Drive
Elaine Dias de Araújo
RGM: 16357698
Polo: Brasília – Centro Universitário do Distrito Federal
Brasília
2016
Ao decorrer dos anos a maioria dos componentes tecnológicos passam por várias evoluções e a cada dia contamos com novas tecnologias, exemplo disso é a tecnologia Solid State Drive – mais conhecida como SSD. Essa tecnologia começou aparecer com maior frequência em meados do ano de 2006.
O SSD é um dispositivo de armazenamento de dados, sendo uma alternativa para os tão conhecidos HD’s. Ele é composto por uma estrutura sólida e não possui partes móveis. O armazenamento é feito em um ou mais chips de memória, não sendo necessário a utilização de sistemas mecânicos para funcionar.
O espaço físico é reduzido, pois os dados são armazenados em chips especiais, por esse motivo são bastante utilizados em dispositivos portáteis, ultrabooks e tablets.
Os dispositivos SSD utilizam memória flash, que guarda todos os arquivos e as operações são feitas eletronicamente. Possuem resistência maior contra choques e quedas e o tempo de acesso a memória é menor do que as dos HDs. Possui um controlador que gerencia a troca de dados entre o computador e a memória flash, o que aumenta a performance desses dispositivos, um exemplo disso a velocidade que ao passar dos anos aumentou absurdamente.
Se levarmos em consideração os benefícios, esses são muito maiores, entretanto essa é considerada uma tecnologia cara e devem ficar assim por algum tempo, hoje a diferença entre um dispositivo SSD e um HD é muito grande. Mas com os avanços tecnológicos dos dispositivos de armazenamento daqui algum tempo a grande maioria dos equipamentos deverão utilizar essa tecnologia.
...