Sistemas Operacionais - Batch resumo
Por: Leonardo Dall'Asta Krüger • 5/4/2021 • Ensaio • 267 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
Sistema Batch
Time-sharing: Cada programa utiliza o processador em pequenos intervalos de tempo
CPU-BOUND: é quando utiliza mais o processamento do que a entrada e saída, chega a utilizar 100% do processador
Programas podem rodar em modo kernel e modo usuário
Modo kernel: acesso irrestrito ao hardware
Modo usuário: tem que fazer asrequisições se quiser acessar os hardwares, não tem acesso diretamente
Objetivos so: executar programas como usuário para solucionar seus problemas facilmente, tornar o computador conveniente ao uso, utilizar o hardware de maneira eficiente, compartilhar os recursos.
Também fazer uma abstração de recursos da maquina pra entregar pros software que o usuario vai utilizar. Ele fica entre hardware e software que utilizamos. Entre dispositivos de entrada/saida.
Multiprogramado é quando ocorre o compartilhamento entre memória e processador. Dentro disso ocorre o multiprocessamento, podendo ele até mesmo conter sub-processos que ficaram a aguardar o seu pedido de ativação pelo usuário, onde o cpu compartilha esses processos e aumenta a eficiência do sistema, já que pode assim executar várias tarefas ao mesmo tempo com o efeito ocioso.
O processo em si é um programa em utilização, onde o programa é carregado na memória e executado dinamicamente.
A diferença básica entre threads e processos é: um processo não compartilha um mesmo recurso do computador simultaneamente com outro processo, enquanto que uma thread pode compartilhar um mesmo recurso simultaneamente com outras threads (dentro do mesmo processo).
As Threads podem compartilhar a utilização de um recurso, mas este compartilhamento ocorre apenas dentro de um único processo (pois o compartilhamento entre processos não existe).
Threads não necessitam de muita informação para gerenciamento, pois são específicas de cada processo, tornando seu gerenciamento mais fácil e rápido.
...