TCM Implantação de Solução
Por: Thainara Marques • 10/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.913 Palavras (12 Páginas) • 281 Visualizações
INDICE
Sumário
ACRONIMOS 2
OBJETIVO 3
DESCRITIVO DO ESCOPO 3
ANDARES 3
CDP 3
CABEAMENTO ESTRUTURADO 5
CABEAMENTO HORIZONTAL 5
CABEAMENTO BACKBONE 6
IDENTIFICAÇÃO CABEAMENTO HORIZONTAL 6
IDENTIFICAÇÃO BACKBONE 7
ATERRAMENTO 7
FUNÇÃO PRINCIPAL DO ATERRAMENTO 7
ATERRAMENTO DAS REDES 8
ATERRAMENTO DO CABEAMENTO 8
FUNÇÕES PRINCIPAIS 10
RELAÇÃO DE MATERIAL 10
SERVIDOR 11
SOFTWARE 12
RESTRIÇÕES 13
EXCLUSÕES 14
PLANILHA DE MATERIAIS 15
ACRONIMOS
Acrônimo ou sigla, é uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes.
CPD – Área do servidor
WA – Work área (Área de Trabalho)
Access Point – Rede wireless
CFTV – Câmeras de monitoramento IP
Cabo UTP – cabo de cobre (REDE)
Fibra Óptica – cabo de vidro (LUZ)
Cabo CI 50 pares – cabeamento de telefonia para ramais
Patch Cord – cabo de ligação entre antenas e dispositivos informatizados
Patch Panel – É um passivo de rede (Passivos de rede são acessórios não elétricos usados para se montar uma rede)
Keystones – Uma versão fêmea do conector RJ-45, que é usado em patch panels e pode ser usado também em conectores de parede, em conjunto com a moldura adequada.
Voice panel – Faz a distribuição dos ramais
Rack – É onde organiza todos os patch panels, voice panel e cabeamento estruturado.
Backbone – Designa o esquema de ligações centrais de um sistema
OBJETIVO
O trabalho tem por objetivo desenvolver um projeto de infraestrutura para um edifício comercial, com base nas informações cedidas pelo cliente, calculando toda a necessidade de compra de equipamentos e materiais de infraestrutura, assim detalhando o levantamento e descrevendo os métodos e prazo para o processo de desenvolvimento do projeto.
DESCRITIVO DO ESCOPO
ANDARES
Os andares serão compostos por um rack em cada andar onde receberá a conexão de cinco metros de cabo óptico, os cabos CI também estarão presente nesse andar e nos demais, os keystones farão interligação dos cabos.
Cada andar irá ter dois backbones para estar fazendo a interligação com os racks e as câmeras que serão instaladas nesses setores serão câmera IP com fio, ao contrário do CPD que será wireless, o fio passará nos cantos da parede, onde sairá da sala de telecomunicações.
Os patches panel que serão usados nesses setores serão de vinte e quatro portas, sendo cinco unidades por andar, que ficarão nas salas de telecomunicações dos andares, as quantidades de patch cords que serão instaladas nesse setor serão de cem metros de cabos patch cords de 1,5 metros, os patch cords de 2,5 metros darão um total de 60 metros.
CDP
Para o início da montagem do cabeamento estruturado no CPD foram feita algumas medições primeiramente com o ambiente ‘cru’ onde foi feita as principais medições do data center. Ao subir para o CPD o mesmo já deve estar com o piso elevado implantado nos três andares, o cabeamento será feito através das canaletas que estarão passando por baixo do piso elevado.
Dentro da sala de telecomunicações estará a calha ao lado esquerdo, será passado os cabos de fibra ótica onde entrará no rack, o tamanho do cabo de fibra ótica da canaleta até o rack será de quatro metros.
Descendo cinco metros de fibra para o segundo andar onde estará o rack, a ligação da fibra até o rack terá dois metros de fibra para estar fazendo as manobras no rack.
Descendo mais cinto metros de cabo, faremos a ligação para o primeiro andar onde novamente terá mais dois metros para fazer as manobras com o rack. Tipo de fibra que será utilizado será utilizado em todo o prédio e no padrão multimodo, 1gbps que trará um ganho maior de velocidade.
Os dois acess point que serão instalados no CPD, serão posicionados um em cada extremidade da sala
Observação: a curvatura dos cabos fibra que serão utilizados terão a curvatura de 45º.
Na escada que permite o acesso ao CPD teremos a primeira câmera no modelo speed dome que será instalada, essa câmera será ip com conexão wireless para se ter uma melhor segurança com relação a sala de servidores.
A outra câmera speed dome ficará na parte central, ficara em frente as impressoras, assim fazendo a visualização toda a workstation.
Contará com seis pontos de impressoras, as mesmas ficarão localizadas perto do elevador.
O CPD terá sete racks que serão instalados na sala de equipamentos, os backbones que totalizaram quatro nesse andar que ficarão localizados na sala de equipamentos que interligara os racks. No total o CPD conterá centro e trinta e três unidades de keystones no andar inteiro, as quantidades de pontos de voz será de quarente a uma unidade sendo nove reservas.
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Uma rede começa através de planejamento, estudo de ambiente, layouts são pontos cruciais, para não errar na hora do cabeamento estruturado e também na hora de fazer a interligação logica dos equipamentos.
O ambiente já deve ter pré-requisito que entrarão que serão abordados mais afundo nas exclusões e restrições.
CABEAMENTO HORIZONTAL
O comprimento máximo de um cabeamento horizontal se resume em 100 metros, sendo dividido que:
O comprimento máximo de um cabo horizontal será de 90 metros, distância essa que deve ser medida no ponto de conexão mecânica na sala de telecomunicações (Patch Panel) até determinado ponto na área de trabalho. Logo os outros dez metros que sobraram são permitidos para os Patch Cords de estação, cabos de manobra e Patch Cord de equipamento de rede.
...