Tecnologias Assistivas e a Inclusão Digital da Pessoa com Deficiência
Por: Jéssica Caroline • 11/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.435 Palavras (22 Páginas) • 314 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ONG – OUÇA O CORAÇÃO
Tecnologias Assistivas e a Inclusão Digital da Pessoa com Deficiência
André Oliveira Gonçalves - RA: D67DGB5
Débora Pereira Biano – RA: D72DED4
Elizabeth Monteiro de Oliveira – RA: D61BIE9
Jéssica Caroline Pereira – RA: D764764
Nathani Silva de Oliveira – RA:D6460G8
Wilton Henrique da Silva Santos – RA: N2810E6
São Paulo
2018
André Oliveira Gonçalves - RA: D67DGB5
Débora Pereira Biano – RA: D72DED4
Elizabeth Monteiro de Oliveira – RA: D61BIE9
Jéssica Caroline Pereira – RA: D764764
Nathani Silva de Oliveira – RA:D6460G8
Wilton Henrique da Silva Santos – RA: N2810E6
ONG – OUÇA O CORAÇÃO
Tecnologias Assistivas e a Inclusão Digital da Pessoa com Deficiência
Trabalho de conclusão de semestre para os cursos (analise e
Desenvolvimento de sistema e tecnólogo em tecnologia da
Informação) apresentado Universidade Paulista UNIP.
Orientador Prof. José Carlos Lorandi
São Paulo
2018
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
1.2 ABSTRACT 5
2. INTRODUÇÃO 6
3. LEVANTAMENTO DE DADOS 7
3.1 FALÁCIAS COMUNS 9
4. ONG – OUÇA O CORAÇÃO 10
5. INSPIRAÇÃO 11
5.1 EQUIPAMENTOS 12
5.2 SOM POR VIBRAÇÃO 14
6. AULAS COM TECNOLOGIA 15
6.1 APLICATIVOS 16
7. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 17
7.1 A IDEIA DO PROGRAMA 18
7.2 O SISTEMA E O FUNCIONAMENTO 18
8. DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL 19
9. PRESS REALEASE 23
10. CONCLUSÃO 24
11. REFERENCIAS 25
1. RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar nossa ONG “Ouça o coração” que é voltada para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade através das tecnologias assistivas. Nossa ONG foi pensada para ajudar o máximo de pessoas que conseguirmos, para isto contamos com diversos recursos tecnológico responsáveis por tornar o ensino mais dinâmico e mais compreensivo para todos os membros de nossa organização. Queremos fazer isso através de diversas aulas que teremos em nossa instituição, sendo elas: português, matemática, computação, libras e dança. Um exemplo de uma aplicação tecnológica que tornara estes conteúdos mais dinâmicos são os aplicativos que convertem língua portuguesa para libras ou o contrário. Com a OUÇA O CORAÇÃO buscamos não só ajudar os deficientes auditivos, como também conscientizar a sociedade de que todos nós podemos ajudar fazendo nossa parte na inclusão e adaptação de pessoas com qualquer tipo de deficiência que seja.
PALAVRAS CHAVES – Inclusão; ONG; Sociedade; Tecnologia; ouça o Coração;
1.2 ABSTRACT
This work has as main objective to present our NGO "Listen to the heart" that is focused on the inclusion of hearing impaired people in society through assistive technologies. Our NGO was designed to help as many people as we can, for this we have several technological resources responsible for making teaching more dynamic and more comprehensive for all members of our organization. We want to do this through several classes that we will have in our institution, being: Portuguese, mathematics, computation, pounds and dance. An example of a technological application that would make these content more dynamic are the applications that convert the Portuguese language to pounds or the other way around. With HEARING THE HEART we seek not only to help the hearing impaired but also to make society aware that we can all help by doing our part in the inclusion and adaptation of people with any type of disability.
KEYWORD - Inclusion; NGOs; Society; Technology; Listen to the Heart;
2. INTRODUÇÃO
A ONG OUÇA O CORAÇÃO, tem como maior finalidade ajudar as crianças e adolescentes com deficiência auditiva na educação e interação na sociedade por meio de aulas e atividades.
A surdez atinge cerca de 5% da população brasileira, e de acordo com as pesquisas realizadas no decorrer do desenvolvimento deste trabalho, podemos notar que atualmente existem poucas escolas especializadas com didática para este tipo de deficiência.
Com base nesses dados decidimos focar nossa ONG na deficiência auditiva, para que com a ajuda dos nossos métodos de ensino e auxílio das tecnologias assistivas, estas pessoas possam ser inseridas na sociedade como iguais.
Convidamos vocês para conhecer um pouco do nosso trabalho, do mundo dos deficientes auditivos, e entender como nossa ONG irá contribuir para a inclusão dos mesmos. E é claro, descobrir como você pode ajudar fazendo a sua parte.
3. LEVANTAMENTO DE DADOS
Atualmente 6,2% da população possui alguma deficiência. Feito uma pesquisa sobre as estatísticas relacionadas ao deficiente auditivo, já somam mais de 10 milhões em todo o Brasil, o que equivale a quase 5% da população brasileira. Aqui temos um gráfico com dados do IBGE de 2000, que mostra a porcentagem de cada deficiência.
...