Trabalho De Arquitetura de computadores
Por: luanadq • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 615 Visualizações
| Universidade do Sul de Santa Catarina Exercícios – Arquitetura de computadores Sistemas de Informação Profa. Sheila Santisi Travessa Data: 20/10/2015 |
Aluno(a): Luana De Quadros Nota:
- Defina o que você entende como memória computacional. Quais os critérios de classificação e os tipos que existem ?
São armazenamento de dados temporários ou permanentes em um computador, e podem ser classificados em dois tipos, memória principal e memória secundaria. Ou seja, as memórias existentes são: memória volátil, memória não volátil, memória de acesso rondônico, memória de acesso sequencial, memória de massa, memória interna, memória de escrita e leitura, memória de leitura, memória estática e memória dinâmica.
- Defina os termos utilizados no estudo e compreensão das memórias computacionais:
- Célula de Memória: Dispositivo ou circuito elétrico usado para armazenar um único bit.
Palavra de Memória: Grupo de bit’s em memória que representa instruções ou dados.
- Palavra de Memória: Grupo de bit’s em memória que representa instruções ou dados.
- Byte: Termo especial utilizado para designar palavra de oito bit’s
- Capacidade: Forma de especificar quantos bit’s podem ser armazenados em determinada memória.
- Endereço: Número que identifica a posição de uma palavra na memória.
- Operação de Leitura: Operação em que uma palavra binária armazenada em uma posição específica de memória (endereço) é identificada e transferida para outro dispositivo do sistema.
- Operação de Escrita: Operação na qual uma nova palavra é colocada em determinada posição de memória.
- Tempo de Acesso: medida de velocidade que indica a quantidade de tempo necessário para a efetivação de uma operação de leitura.
- Memória Volátil: Qualquer memória que necessita de energia para reter a informação armazenada.
- Não-voláteis: são as que mesmo sem alimentação, continuam com as informações armazenadas. Dentre essas se destacam as memórias ROM, PROM, EPROM,EEPROM, Flash.
- Memória de Acesso Randômico (RAM): Memória onde a localização física real de uma palavra não tem efeito sobre o tempo de escrita ou leitura.
- Memória de Acesso Sequencial (SAM): Memória em que o tempo de acesso não é constante, dependendo do endereço.
- Memória de Escrita/Leitura (RWM): Qualquer memória que possa ser lida e escrita.
- Memória de Leitura (ROM): classe de memória a semicondutor projetada para ser apenas lida. Tecnicamente pode ser programada apenas uma vez; na fábrica.
- Dispositivos de Memória Estática: Dispositivos de memória a semicondutor nos quais as informações permanecem armazenadas enquanto houver alimentação.(cache)
- Dispositivos de Memória Dinâmica Dispositivos de memória a semicondutor nos quais as informações armazenadas não são estáveis, mesmo com alimentação, caso a informação não seja reescrita periodicamente. (RAM)
- Memória Principal (interna): Utilizada para armazenar instruções e dados que estão sendo utilizados pelo processador. É a memória mais rápida do sistema.
- Memória de Massa: Também chamada de auxiliar ou secundária, armazena uma quantidade imensa de informações. É mais lenta que a memória principal e sempre não volátil.
- De acordo com o conteúdo visto sobre memórias, determine suas capacidades em Bytes:
- ROM 512x4 – 256bytes
- PROM 128Kx8 - 128KB
- EPROM 4Kx8 - 4KB
- EEPROM 512Kx16 - 1024KB
- SAM 128Kx8 - 128KB
- RAM 2Mx16 - 4MB
- Caso seja pedido que uma determinada informação seja armazenada na memória secundária do computador, onde eu devo armazenar as informações e porque?
As informações devem ser gravadas no disco rígido, no disquete ou no CD-ROM, que são consideradas tipos de memórias secundárias. Essas, apesar de terem acesso mais lento são permanentes, ou seja, as informações nelas gravadas ficam armazenadas mesmo quando o micro está desligado.
- Descreva a operação de escrita e leitura em uma memória RAM.
Operação de escrita - O processo de escrita pode ser assim sumarizado: O processador gera o endereço da posição de memória onde o dado deve ser armazenado. O processador coloca no barramento os dados. O processador ativa as linhas de controle para a operação desejada. Os CI’s da memória decodificam o endereço, para determinar a posição de memória a ser escrita. O dado do barramento é transferido para a memória
...