Trabalho Sobre Processador
Por: Henrique Grizalberti Nomiyama • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 562 Visualizações
Introdução
O processador(cpu) é o Cérebro de um computador, responsável por todo os processamentos e cálculos realizados nele transmitindo para onde é necessário
Processador ( CPU)
Um processador se identifica com um microchip especialmente especializado para quatro funções: São elas a função de acelerar, endereçar, resolver e preparar dados.
[pic 1]
Figura 1 Processador
O processador é uma máquina de calcular bastante poderosa que recebe um tanto determinado de volume de dados, orientado em padrão binário 0 e 1, processando a informação com base nas instruções que foram armazenados em sua memória interna.
Suas partes são divididas das seguintes formas:
ULA (Unidade lógica aritmética):
Circuito que se encarrega de realizar as operações matemáticas (adição, subtração e outras somas simples) que é pedido por um programa
[pic 2]
Figura 1 ULA e UC
Unidade de controle(UC):
Buscar e Determina na memória o funcionamento de diversas tarefas do processador
Cache:
Solicitação e Requisição a algum recursos
Registradores:
Memória do processador, instruções e regras para dar sentido aos dados
(MMU) Memory Management Unit:
Coordena o funcionamento da memória, recurso que anota onde as informações do sistema se encontra hospedada na memória e diz onde se deve procurar
[pic 3]
Figura 2 MMU
Clock:
Mede ciclos e orienta o ritmo da troca de informações no processador
Ex: 3.0 GHz realiza 3 bilhões de ciclos por segundo[pic 4]
Figura 3 OVER CLOCK - situações
Apicações:
Recebe dados, endereça e devolve para o processador
GPUs(unidade de processamento gráfico):
Manipula o processador gráfico
[pic 5]
Figura 4 PLACA DE VIDEO - GPU
Organização da CPU
Função de executar os programas armazenados na sua memoria principal, buscando suas instruções.
Composição :
Contadores de Programa – indica a instrução a ser buscada para a execução
Registrador de Instrução – contem a instrução que esta sendo executada no momento presente
Execução de instrução da CPU:
1 – Trazer a próxima instrução de maneira sistemática.
2 – Alterar o contador para execução do outro programa
3 – Determinar a instrução
Endereço de memória
Um identificador único no qual o processador armazena pedaços de dados, cada byte representa um endereço distinto, maiores bytes significa que podem residir multiplos bytes, sendo uma sequencia consecutiva.
Alguns microprocessadores trabalham com mais de um byte, por ser um endereçamento maior então foram desenvolvidos com o endereçamento por word.
Memoria virtual e a Memoria Fisica utilizam endereçamento de memória
Exemplo: um computador de 32 bits trata seus valores como
inteiros de 32 bits tornando seu espaço igual a 2³² = 4.294.967.296 bytes ou seja 4 GB(Gigabyte)
Ordenação Dos bytes
Existem 2 tipos de ordenação a Big endian e a ordenação Little endian.
Na Big Endian os bytes são numerados da esquerda para direita 0,1,2.... n-1, geralmente usadas por UNIX (Arquitetura SPARC, IBM Mainframe).
Exemplo para uma palavra de 4 bytes:[pic 6]Figura 5 Big endian(A) Little endian (B)
Exemplo com numérico 2 bytes: 0208H = 00000010 000010000
Na ordenação Little Endian é totalmente ao contrario do Big Endian, ele é numerado da direita para esquerda n-1.... 2,1,0 e é usados por IBC PCs(Arquitetura INTEL).
Exemplo com palavras de 4 bytes: Na figura acima (B) Little endian
Exemplo com numérico: 0208H = 00001000 00000010
Código com Correção de Erros
Códigos com correção de erros
Problema: Dados da memória podem, ocasionalmente, conter erros
...