Trabalho individual primeiro semestre Analise e Desenvolvimento de sistemas
Por: Ludmila Souza • 6/12/2016 • Trabalho acadêmico • 2.800 Palavras (12 Páginas) • 717 Visualizações
JASON AlVES DOS SANTOS
Portfólio – Analise e Desenvolvimento de Sistemas 100% On-line – Individual II
Juiz de Fora
29 de maio de 2016
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Jason Alves dos Santos
Portfólio – Analise e Desenvolvimento de Sistemas 100% On-line – Individual II
Trabalho eferente a disciplina de Interação Humano-Computador do primeiro período do Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistema da “UNOPAR”. Orientado professor Fábio Marques. Realizado pelo aluno Jason Alves dos Santos
Juiz de Fora
29 de maio de 2016
SUMÁRIO
- Introdução
- Objetivos
- Conceitos sobre qualidade de uso
3.1) Usabilidade
3.1.1) Facilidade de aprendizado
3.1.2) Facilidade de uso
3.1.3) Eficiência de uso
3.1.4) Produtividade
3.1.5) Satisfação do usuário
3.16) Utilidade
3.1.7) Segurança o uso
3.2) Comunicabilidade
3.3) Aplicabilidade
3.4) Conceito de cores
- Interface
- Dados coletados do cenário: Academic Research
5.1) Análise quanto aos conceitos de S.I.
- Código de César
6.1) Criptografia simétrica
6.2) Criptografia assimétrica
- Conclusão
- Bibliografia
- Introdução
O presente trabalho apresenta uma gama de conceitos, iniciando pelos principais contextos sobre qualidade de uso de uma interface, como usabilidade, comunicabilidade, aplicabilidade e conceitos de cores. É apresentado também nessa produção de texto uma pesquisa no cenário Academic Research no qual foram investigadas características de três universidades mineiras, buscando informações como carga horaria, matriz curricular e estágio supervisado. Além disso, baseado nas pesquisas nos sites fornecidos pelas instituições foi feito uma breve análise baseados nos conceitos de IHC.
Um dos produtos deste trabalho foi a criação de um protótipo de interface, original e criativa de uma proposta de um site de restaurante. O protótipo foi efetuado através do Paint, levando em consideração cores, disposição das informações e os demais conceitos.
Por fim, foi transcrito os conceitos pertinentes ao Código de Cesar e suas disposições, criptografia simétrica e assimétrica.
- Objetivos
- Desenvolver as atividades propostas pelo Portfólio individual;
- Aumentar os conhecimentos sobre analise e desenvolvimento de sistemas;
- Produzir um protótipo de interface
- Conceitos sobre qualidade de uso
Os conceitos de qualidade estão relacionados a todos os tipos de pessoas que usam constantemente a tecnologia computacional, para facilitar a vida do usuário de software. A definição geral de qualidade de uso está intimamente relacionada com a capacidade e principalmente a facilidade com que os usuários atingem suas metas eficientemente e satisfatoriamente. Quando o usuário tem uma necessidade ou um determinado tipo de tarefa ele necessariamente têm vias alternativas para suprir os seus interesses. Dessa forma, o indivíduo escolherá o sistema a ser utilizado com base naquele em que os seus objetivos serão alcançados de maneira efetiva e eficaz, buscando pelos meios que facilitam o processo.
Para alcançar essa eficiência, muitos cientistas pesquisam o campo IHC com base nos conceitos de usabilidade, comunicabilidade e aplicabilidade. Esses termos definem a qualidade de uso de um sistema ou de um equipamento. Por meios deles é possível melhorar a rotina do ser humano e democratizar o acesso às informações, principalmente aqueles cidadãos que precisam de um atendimento especializado como deficientes físicos, auditivos e visuais.
- Usabilidade
A usabilidade nos permite avaliar a qualidade de um sistema com relação a fatores primários ao sistema: Facilidade de aprendizado; facilidade de uso; eficiência de uso; satisfação o usuário; segurança no uso, entre outros.
- Facilidade de aprendizado: refere ao tempo e esforço necessários para que os usuários aprendam a utilizar uma determinada porção do sistema com determinado nível de competência e desempenho. Geralmente, um sistema pode ser analisado sob uma perspectiva de uso simples, considerando um nível intermediário ou avançado, por exemplo, cada qual requerendo tipos e graus de aprendizado distintos. Neste caso, o fator de facilidade de aprendizado pode ser analisado em diversos pontos, considerando cada passagem de um nível de capacitação ao próximo;
- Facilidade de uso: O fator facilidade de uso do sistema está relacionado com o esforço cognitivo para interagir com o sistema e com o número de erros cometidos durante esta interação. É importante observar que um sistema fácil de aprender não é necessariamente fácil de utilizar ou vice-versa;
- Eficiência de uso: serve para analisar se o sistema faz bem aquilo a que se destina;
- Produtividade: serve para avaliar se o usuário consegue fazer o que precisa de forma rápida e eficaz. Este fator é geralmente avaliado pelo tempo decorrido desde o início até a conclusão de uma tarefa e pelo número de passos que o usuário precisou realizar;
- Satisfação do usuário: enfatiza a avaliação subjetiva do sistema feita por seus usuários, incluindo emoções que possam surgir durante a interação, sejam elas positivas, como prazer e diversão, ou negativas, como tédio ou frustração;
- Utilidade: refere ao quanto um sistema oferece o conjunto de funcionalidades necessárias para os usuários realizarem suas tarefas;
- Segurança no uso: refere ao grau de proteção de um sistema contra condições desfavoráveis ou até mesmo perigosas para os usuários. Trata-se principalmente de como evitar e permitir que o usuário se recupere de condições de erro com consequências sérias para seu trabalho ou para sua saúde.
- Comunicabilidade
A comunicabilidade tem como conceito a capacidade dos usuários entenderem a concepção do design da mesma forma com que os projetistas planejaram essa construção. A hipótese implícita ao conceito de comunicabilidade é que, se o cliente entende as decisões que o projetista tomou ao construir a interface quer dizer que ao sistema se aplica um bom uso. Em sistemas com alta comunicabilidade o cliente é capaz de responder os seguintes questionamentos: para que o sistema serve? Qual é a vantagem de utilizá-lo? Como funciona? Quais são os princípios gerais de interação com o sistema?
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