Voip: desafios com mobile e Ipv6
Por: Reekaredo14 • 7/4/2015 • Artigo • 3.435 Palavras (14 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UDC – Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
VoIP – desafios com mobile e IPv6
Ricardo Augusto Kreuzberg da Fontoura
RESUMO
Este artigo apresenta o histórico atual, as características e um estudo mais aprofundado sobre VoIP nas plataformas mobile e como ele trabalha com IPv6. Mostra também como funciona a arquitetura do VoIP em aplicações móveis, Através de um estudo detalhado de cada setor relacionado ao VoIP, procura-se nesse artigo entender a importância real da ferramenta e porque utiliza-la mesmo com tantas outras tecnologias no ramo.
PALAVRAS-CHAVE: Internet, Chamadas, Aplicativos, Largura de banda.
- INTRODUÇÃO
O VoIP (Voice Over Internet Protocol) desde seu surgimento em 1995 cresceu muito. Hoje é uma das tecnologias mais usadas, embora as pessoas não saibam disso.
Com o advento do protocolo IPv6, faz-se necessário “redescobrir” o VoIP. Além do mais, o grande uso dos dispositivos móveis nos leva a precisar compreender como ele opera nas plataformas mobile. Essa transição que acontecerá do IPv4 para o IPv6 trará muitas mudanças se software, de hardware, de custos e de largura de banda.
É portanto necessário estudar todas as facetas desta mudança, estando preparados para um novo tempo na Internet. É bem verdade que essa transição, pelo menos aqui na América Latina, está atrasada. Por isso mesmo é urgente que estudemos o que será preciso e como deve ser feita essa transição.
Os aplicativos mobile tem utilizado cada vez mais a tecnologia VoIP, e o protocolo novo (IPv6) acarreta em alguns custos a mais. O presente artigo busca detalhar as características de cada uma dessas tecnologias e explicar as mudanças que estão por vir.
2. HISTÓRICO do VoIP
O protocolo TCP é orientado à conexão ou protocolo com conexão, pois desde o começo da transmissão ao seu término, se estabelece um circuito virtual entre a origem e o destino, independente do meio pelo qual as informações estão trafegando (CABRAL, 2005).
Mas quando estamos falando de transmissão de voz (ou até vídeo), consideramos que ela precisa ser em tempo real, pois senão é impossível a troca de informações simultâneas entre duas pessoas, assim como acontece em uma ligação telefônica feita pela rede pública de telefone (CABRAL, 2005).
Se o TCP garante apenas a entrega das informações sem evitar atrasos, como utilizá-lo para transmitir voz em tempo real? Devemos utilizar o UDP (User Datagram Protocol). O UDP é um protocolo de comunicação que faz parte do sistema TCP/IP que, ao contrário do TCP, não é orientado à conexão e, portanto, não garante a entrega ou integridade dos dados. Entretanto, o UDP permite que as informações possam ser transmitidas mais rapidamente, um pacote após o outro, num efeito denominado "rajada de dados" e que, numa rede com pouca perda de pacotes, alta velocidade e pequeno atraso na entrega de pacotes, permitirá a transmissão de voz em tempo real (TANENBAUM, 1997).
Existem duas maneiras de construir uma rede de comunicação de dados (transmissão de informações, voz ou imagens): através da interligação entre as partes através da comutação de circuitos ou de pacotes (COLCHER et al,2005).
Essa tecnologia de Voz sobre IP surgiu em Israel, no ano de 1995, quando um grupo de pessoas que tinha interesse desenvolveu um sistema que permitisse utilizar os recursos multimídia de um PC doméstico para iniciar conversas por voz através da Internet (ROSS,2007).
A qualidade era fraquíssima, mas este foi o primeiro passo para que outros pesquisadores se interessassem por tal tecnologia. Tanto é que, no mesmo ano, uma empresa chamada Vocaltec lançou o primeiro software dedicado à comunicação por Voz sobre IP, nomeado Internet Phone Software (ROSS,2007).
O termo telefonia IP é genérico e define as tecnologias de rede que utilizam o protocolo IP para trafegar dados e voz, sejam elas redes públicas (como a internet) ou redes privadas. Surgiu no mercado de telecomunicações em 1995, e desde então, os fabricantes vêm se esforçando para desenvolver novos equipamentos com preços mais acessíveis e com tamanho reduzido a fim de difundir a tecnologia (ROSS, 2007, p. 9).
O Internet Phone Software foi o precursor dos softfones atuais, softwares que possuem uma interface amigável para o usuário e que conseguem comprimir a voz captada pelos dispositivos multimídia do PC e "empacotá-la" para transmissão pela Internet (e vice-versa), como é o popular Skype (KUROSE,ROSS, 2003).
Mais tarde, em 1998, começaram a surgir os primeiros "gateways", equipamentos capazes de interligar aparelhos telefônicos convencionais ou centrais telefônicas de empresas (PABX's) à rede de dados para comunicação entre estes sistemas com sistemas VoIP (ROSS,2007).
3. CONCEITOS do VoIP
VoIP vem do termo em inglês e significa Voz sobre o Protocolo da Internet. O modelo de protocolo usado na Internet, o TCP/IP (Transmission Control Protocol - Internet Protocol) foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1972. Esta tecnologia unifica dois mundos – telefonia e dados – numa só rede convergente, onde o tráfego telefônico é levado para as redes de dados. É um sistema que possibilita a transmissão de voz sobre o protocolo IP, que é o mecanismo de envio de informações pela Internet (CABRAL, 2005).
VoIP então, seria o uso das redes que utilizam os protocolos TCP/UDP/IP para transmissão de sinais de voz em tempo real na forma de pacotes. Ocorre a digitalização e a transmissão da voz em LAN (Local Area Network) ou WAN (Wide Area Network). Quando chegam, os sinais voltam ao estado analógico (ROSS, 2007).
3. CARACTERÍSTICAS DO IPv4
Os serviços implementados pelo conjunto de protocolos TCP/IP constituem o Internet Protocol (IP). Atualmente, mas não por muito tempo, a versão IPv4 é a versão mais utilizada. Este é o único protocolo da camada 3 usado para levar dados de usuários através da Internet (CISCO,2014).
...