A Computação Gráfica
Por: Flávio Júnior • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 689 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
01. Dois termos muito empregados em Computação Gráfica e Processamento de Imagens são RASTERIZAÇÃO (rastering) e RENDERIZAÇÃO (rendering). Marque as alternativas corretas.
a) Rasterização, é o processo de transformação de uma imagem a partir de modelos tridimensionais.
b) Rasterização, é a conversão de uma imagem descrita vetorialmente em uma imagem raster (matriz de pixel).
c) Renderização é a tarefa pelo qual se pode obter o produto final em vetor de um processamento digital qualquer.
d) Um objeto criado em um aplicativo gráfico 3D, para ser visualizado em um monitor com cores e texturas bem definidas, precisa passar pelo o processo de rasterização.
e) Nenhuma das anteriores.
JUSTIFICATIVAS:
a) Renderização é o processo de transformação de uma imagem a partir de modelos tridimensionais.
b) CORRETA.
c) Renderização é o processo pelo qual se pode obter o produto final em pixels de um processamento digital qualquer.
d) Um objeto criado em um aplicativo gráfico 3D, para ser visualizado em um monitor com cores e texturas bem definidas, precisa passar pelo o processo de RENDERIZAÇÃO.
02. São os melhores formatos de imagem para impressão:
a) JPG, TIF, PCX
b) TIF, PNG, PDF
c) PDF, PS,PNG
d) JPG, TIF, PDF
e) Nenhuma das anteriores.
JUSTIFICATIVA
a) PCX é usada por alguns softwares de fax para computador e programas de gerenciamento de documento.
b) O PNG é o formato ideal para a internet
c) O PNG é o formato ideal para a internet. Um arquivo com a extensão do arquivo ps contém um documento que consiste em imagens e texto, tecnologia inicialmente desenvolvida pela adobe na década de 80.
d) CORRETO.
03. Quais são os formatos de armazenamento de imagens mais comuns e dois dos principais sistemas de síntese de cores
a) GIF, RGB
b) CMYK, TIF
c) RGB, CMYK
d) PDF, RGB
e) Nenhuma das anteriores.
JUSTIFICATIVAS:
a) GIF é uma extensão de imagem.
b) TIF é uma extensão de imagem.
c) Os dois sistemas de cores primárias mais empregados em CG são os sistemas ADITIVOS (RGB: R = Red, G = Green, B = Blue) e SUBTRATIVOS (CMY: C = Cyan, M = Magenta, Y = Yellow), cada um com 3 canais de cores primárias (tricromia) Aqui temos as profundidades de 8 bpp (grayscale), que emprega apenas um canal, totalizando 256 tons de cinzas, 16 bpp (highcolor), que permite a representação de 65536 cores através de uma síntese que utiliza 5 bits para o canal da cor vermelha (R), 6 bits para o da cor verde (G) e 5 bits para representar o azul (B) e o sistema de 24 bits por pixel (truecolor), que emprega um byte para cada canal, totalizando 28 x 28 x 28 = 224 = 16777216 cores.
d)
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