A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E DIVERSIDADE
Por: Lucas Oliveira • 20/11/2019 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
PERFIL INSTITUTO EDUCACIONAL
Conceição Maria Sampaio Silva
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E DIVERSIDADE
DOCENTE: GEPHERSON MACÊDO ESPÍNOLA
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
2019
ATIVIDADE AVALIATIVA
Em 2008, o Brasil enfrentou uma grande polêmica. Um consórcio de Organizações Não Governamentais e institucionalidades públicas produziu uma série de materiais que ficaram conhecidos como “Kit Anti-Homofobia”. No dia de seu lançamento no Congresso Nacional, um alvoroço se instalou com muitos deputados afirmando que o governo federal desejava “converter crianças em homossexuais” e “acabar com a família brasileira”. Esse debate polarizou a sociedade brasileira e o projeto foi suspenso. Entretanto, poucas pessoas conhecem o material produzido, composto de três filmes que tinham o objetivo de promover o debate sobre a sexualidade na escola. Nesse momento, assista aos três filmes e responda às seguintes questões:
i) que sociedade os filmes pretenderam construir?
Os filmes buscam de forma descontraída abordar a questão da sexualidade, afim de criar uma sociedade mais justa e tolerante, é possível observar que a questão da sexualidade é algo presente na vida do ser humano desde a sua infância, tendo assim, a importância do tratar destes assuntos, o quanto antes possível.
ii) quais práticas pedagógicas podem ser pensadas e implementadas quando se pensa em uma educação para a diversidade?
A educação para a diversidade é um tema bastante controverso, porém de suma importância nas escolas. Quando ainda pequeno, o ser humano ainda é bastante propenso as influências externas, o que o torna fácil de moldar, sendo assim a fase de formação da mente de uma criança o melhor dos momentos para começar a desenvolver o pensamento sobre a tolerância as diversidades, além de norteá-las quanto a sua sexualidade.
A formação e capacitação dos docentes para tratar do tema da diversidade deve ser priorizada, para que este, seja capaz de colocar os alunos em contato com seus valores e crenças, buscando auxiliar estes, em um processo de autoconhecimento, permitindo que percebam o modo como foram incorporados. levando-os ao exame crítico desses valores, crenças e atitudes, além de promover a conscientização da importância da tolerância e respeito as diversidades.
...