A Energia eólica
Por: AleEsef2017 • 23/10/2018 • Seminário • 909 Palavras (4 Páginas) • 217 Visualizações
5ª Coordenadoria De Educação
Escola Técnica Estadual João XXIII
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Tecnologias Emergentes
[pic 1]
Professor Telmo Kneip
Energia Eólica
Carlos Alexandre Silva Dos Santos
09/06/2017
Sumário
1.Introdução 3
2. O que são energias renováveis? 4
3. Como se forma o vento? 4
4. O que é Energia Eólica? 5
5. Como funciona a Energia Eólica? 6
6. Quais partes que compõem as turbinas eólicas? 7
7. Energia Eólica – Ranking mundial de fontes renováveis 8
8. Energia Eólica - O maior parque eólico da América Latina 8
9. Energia Eólica – vantagens e desvantagens 8
10. Conclusão 9
11. Fontes 10
1.Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar e explicar resumidamente como funciona uma das fontes de energia renovável, a energia eólica. Com base em pesquisa feita em diversos sites, aqui vai ser abordado vários tópicos sobre essa energia cada vez mais presente na atualidade. A meta nessa apresentação é expor resumidamente desde o que é o ar e como o mesmo forma os ventos, até o funcionamento de uma estação eólica.
2. O que são energias renováveis?
Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como o sol, vento, chuva, energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém, existem em quantidade limitada.
3. Como se forma o vento?
O termo eólico, deriva da mitologia grega. Eólo, era o senhor dos ventos.
Os ventos são gerados pela diferença de pressão. O ar mais quente sobe. Quando isso acontece, o ar dos lugares mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.
[pic 2]
4. O que é Energia Eólica?
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizada pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
[pic 3]
Moinhos
[pic 4]
Navios movidos pela força do vento
5. Como funciona a Energia Eólica?
A Energia eólica é descrita pelo processo na qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou elétrica. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Esta energia mecânica, pode ser usada para tarefas especificas (moagem de grãos, bombear água), ou um gerador pode converter esta energia mecânica em energia elétrica. Para gerar eletricidade, uma turbina eólica de geração de energia funciona ao contrário de um ventilador. Em vez de usar eletricidade para fazer ventar, como o ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois imãs que, ao girar um sobre o outro, produzem carga elétrica. Essa carga é então direcionada para uma estação de armazenamento, que funciona como um nobreak gigante e então distribuída pela rede elétrica.
[pic 5]
Turbina eólica
6. Quais partes que compõem as turbinas eólicas?
- Pás/hélice – o movimento rotativo das pás transforma a energia do vento em energia cinética.
- Gôndola – onde se encontra o gerador que transforma a energia cinética transmitida pela hélice em energia elétrica.
- Torre – é instalada o hélice e a gôndola.
[pic 6]
Partes que compõem uma estação eólica
7. Energia Eólica – Ranking mundial de fontes renováveis
Segundo do Ministério de Minas e Energia (MME) o Brasil sobe posições no ranking de geração de energia eólica.
O Brasil é destaque no ranking mundial de fontes renováveis, hoje está ocupando a 8ª posição mundial em geração de energia eólica em 2015. Para 2016, com geração eólica de 33,5 TW, a previsão é que o Brasil alcance 7ª posição no ranking, superando o Canadá. Os dados constam nas edições anuais do boletim “Ranking Internacional de Energia e Socioeconomia – ano base 2014-2015”, do Ministério de Minas e Energia (MME)
...