A Estrutura de Seleção em Programação
Por: Danielsammarco • 12/11/2019 • Artigo • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 1]
Processamento da Informação
Exercícios
EXERCÍCIOS
Seleção Simples e Composta
(parte 3)
Material produzido por professores da
UFABC
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 2]
Processamento da Informação
Exercícios
Relembrando...
[pic 3]
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Processamento da Informação
Exercícios
Coisas para não esquecer:
[pic 4]
- Problemas que envolvam “decisão” podem ser tratados com ESTRUTURAS DE SELEÇÃO (ou condição)
- Uma Condição é formulada com o uso de Operadores
Relacionais
- Os símbolos dos OPERADORES RELACIONAIS são:
- igual 🡺 =
▪ diferente 🡺 <> ou !=
- Maior 🡺 >
- Maior ou igual 🡺 >=
- Menor 🡺 <
- Menor ou igual 🡺 <=
No PORTUGOL o
[pic 5]
símbolo de
igualdade é
É ==
[pic 6]
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Processamento da Informação
Exercícios
Relembrando ...
- A estrutura de SELEÇÃO COMPOSTA tem a seguinte sintaxe em PORTUGOL
[pic 7]
SINTAXE PORTUGOL STUDIO
se ( condição ) {
instruções do bloco
“verdadeiro”
}
senao {
instruções do bloco
“falso”
}
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 8]
Processamento da Informação
Exercícios
Exercício 1
[pic 9]
Um jogo de futebol é disputado entre dois times: o time da casa e o time visitante. Escreva um programa que informe o número total de gols marcado num jogo de futebol. Caso ocorra um empate o programa deve imprimir a mensagem: “Não houve vencedor”
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 10]
Processamento da Informação
Exercícios
[pic 11]
Um jogo de futebol é disputado entre dois times: o time da casa e o time visitante. Escreva um programa que informe o número total de gols marcado num jogo de futebol. Caso ocorra um empate o programa deve imprimir a mensagem: “Não houve vencedor”
[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
Identifique os elementos para a solução
ENTRADA, PROCESSAMENTO, SAÍDA!
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 16]
Processamento da Informação
Exercícios TEMPO
[pic 17]
Um jogo de futebol é disputado entre dois times: o time da casa e o time visitante. Escreva um programa que
informe o número total de gols marcado num jogo
de futebol. Caso ocorra um empate o programa deve imprimir a mensagem: “Não houve vencedor”
[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]
- Qual a SAÍDA de Dados?
[que resultado(s) o algoritmo deve produzir?]
[pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]
- Qual a ENTRADA de Dados?
[quais os insumos necessários para produzir a(s) saída(s)?
[pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32]
- Qual o PROCESSAMENTO necessário?
[para transformar a entrada em saída de dados?]
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 33]
Processamento da Informação
Exercícios
[pic 34]
Um jogo de futebol é disputado entre dois times: o time da casa e o time visitante. Escreva um programa que
informe o número total de gols marcado num jogo
de futebol. Caso ocorra um empate o programa deve imprimir a mensagem: “Não houve vencedor”
[pic 35]
- Qual a SAÍDA de Dados?
[que resultado(s) o algoritmo deve produzir?]
Bacharelado em Ciência e Tecnologia[pic 36]
Processamento da Informação
Exercícios
[pic 37]
Um jogo de futebol é disputado entre dois times: o time da casa e o time visitante. Escreva um programa que
...